Este não é apenas o museu mais importante da França, mas é um dos mais importantes (se não for o mais importante) do mundo (além de ser o maior)! Recebendo cerca de 8 milhões de visitantes POR ANO, ele foi formado a partir das coleções da monarquia francesa e dos espólios de guerras durante o Império Napoleônico. Começou a funcionar em 1793, mudando radicalmente a forma de funcionamento de um museu naquela época, passando das mãos das classes dirigentes para o desfrute do público geral.
As obras datam da pré-história ao século 21, sendo distribuídas em 3 alas (Denon, Sully e Richelieu) e divididas em 8 departamentos: Antiguidade oriental, Egito, Gregos, Etruscos e romanos, Arte do Islã, Esculturas, Objetos de arte, Pintura, Artes gráficas.
Informações atualizadas sobre visitação: https://www.louvre.fr/en/visit
História
Entre os séculos XII e XIV existia um grande forte no local para defender Paris, e suas ruínas ainda estão expostas na Salle Basse (sub-solo). Com o crescimento da cidade e o surgimento de novos fortes, o Louvre passou a servir como residência real a partir do século XIV. O rei François I demoliu o antigo prédio medieval no século XVI e construiu um novo palácio seguindo as tendências renascentistas. Foram 100 anos de construção, que resultaram no prédio que pode ser visitado atualmente.
Com a construção do Palácio de Versalhes no século XVII, e a consequente mudança da corte real para lá, o Louvre caiu em desuso e ficou abandonado, mas foi após a Revolução Francesa (séc. XVIII) que ele passou a ser usado para abrigar obras de arte. Sua inauguração, em 10 de agosto de 1793, contou com 500 obras, muitas delas confiscadas da recém deposta família real, e a Mona Lisa já estava entre elas.
Como chegar
Metrô: Palais Royal - Musée du Louvre
Atravesse a rua Rivoli e pegue a passagem Richelieu. Você sairá na esplanada da Pirâmide e entrará no museu pela entrada principal ? a própria Pirâmide.
Estacionamento
Estacionamentos públicos e privados disponíveis nas proximidades da atração.
Uma área de desembarque está localizada na Place du Carrousel, perto dos pontos de ônibus das linhas 39, 68 e 95.
As vagas de estacionamento do museu são reservadas para pessoas com deficiência. O estacionamento subterrâneo do shopping Carousel du Louvre está aberto das 7h às 23h, e a entrada do estacionamento está localizada na Avenue du Général-Lemonnier nº 1.
Tempo de visita (minutos)
120 - 480 min
Recomendações de Visita Guiada
Sugestão de roteiros no Louvre:
1-As obras-primas do Louvre (sugestão do próprio museu: 1h30min): As cariátides (ala Sully>Level 0>sala 348); Afrodite ou "Vênus de Milo" (ala Sully>Level 0>sala 346); "Vitória alada de Samotrácia" (ala Denon>Level 1>sala 703); minha adição aqui seria "A consagração do imperador Napoleão e a coroação da imperatriz Josefina na Catedral de Notre Dame" (ala Denon>Level 1>sala 702); "Vênus e as três graças apresentando presentes a uma jovem" de Botticelli (ala Denon>Level 1> sala 706); o "Salão Carré" e seus maiores exponentes da arte (ala Denon>Level 1>sala 708); a "Grande Galeria" e os tesouros do renascentismo italiano (ala Denon>Level 1>sala 710); a "Mona Lisa" de Leonardo da Vinci dispensa apresentações (ala Denon>Level 1>sala 711); a "Balsa da Medusa" de Théodore Géricault (ala Denon>Level1>sala 700); os "Escravos" de Michelangelo (ala Denon>térreo>sala 403); "Psique Reanimada pelo Beijo do Amor" de Antonio Canova (ala Denon>térreo>sala 403); veja a "Pirâmide transparente" pela janela (ala Denon>térreo>sala 404) e vc está pronto pra se despedir do Louvre.
Link: https://www.louvre.fr/en/explore/visitor-trails/the-louvre-s-masterpieces
2-Visita a 6 obras-primas (1h30min): Vênus de Milo (térreo > ala Sully > sala n° 7, no departamento gregos, etruscos e romanos); Egito, a vida cotidiana e as múmias (térreo > ala Sully > várias salas do departamento Egito); os escravos de Michelangelo (térreo > ala Denon > sala 4 do departamento escultura italiana); Vitória de Samotrácia (1° andar > ala Denon > departamento escultura grega, depois do controle da entrada pegar escada da esquerda); Mona Lisa de Leonardo da Vinci (1° andar > ala Denon > sala 6 do departamento pinturas italianas); La Dentellière de Vermeer (2° andar > ala Richelieu > sala 38 do departamento pinturas holandesas).
3-Viagem pelo rio Nilo (sugestão do Louvre: 1h30min): "Grande Esfinge de Tanis" (ala Sully>Level 1>sala 348); o "deus Bes" (ala Sully>Térreo>sala 317); modelo de uma embarcação egípcia de 2000 anos a.C. (ala Sully>Térreo>sala 336); pinturas da tumba de Wensu (ala Sully>Térreo>sala 333); estátua de escriba sentado com as pernas cruzadas (ala Sully>Térreo>sala 335); cadeira de madeira pintada de cerca de 1550-1186 a.C. (ala Sully>Térreo>sala 331); colar de ouro decorado com peixe (ala Sully>Térreo>sala 330); jogo de tabuleiro em formato de hipopótamo (ala Sully>Térreo>sala 329); estátua de Yuyu, alto sacerdote de Osíris (ala Sully>Térreo>sala 324); sarcófago de Abu Roash (ala Sully>Térreo>sala 321); múmia envolta em cartonagem (ala Sully>Térreo>sala 322); jarros mortuários de Horemsaf (ala Sully>Térreo>sala 322); estátua do escriba sentado (ala Sully>Level 1>sala 635)....e fim da viagem pelo Nilo.
Valor da Entrada
Adulto: EUR 17
Descontos
Menores de 18 anos e residentes da União Europeia até 25 anos: mediante apresentação de doc de identidade.
Pessoas com deficiência (incluindo seu acompanhante).
Primeira sexta-feira do mês após às 18 hrs (exceto em Julho e Agosto).
Professores de arte e artistas, jornalistas, desempregados (comprovante), beneficiários de programas sociais (comprovante).
OBS: Incluído do Paris Pass!
Horários de Funcionamento
Abertos todos os dias: 09 às 18 hrs.
Sextas-feiras: 09 às 21:45.
Última admissão 1 hora antes do fechamento.
Evacuação de visitantes começa 30 min antes do fechamento.
Fechado às terças.
Fechado em 01/jan, 01/mai e 25/dez.