Categories Destinos Europa França

Paris – O que fazer nos arredores de Paris

Paris é mundialmente conhecida por seus monumentos icônicos, museus renomados e bairros encantadores, mas a magia da Cidade Luz não se limita aos seus 20 arrondissements. Nos arredores de Paris, há uma abundância de tesouros que esperam para ser descobertos, cada um com sua própria história e charme único. Desde majestosos palácios até vilarejos pitorescos, passando por locais históricos e atrações modernas, os arredores de Paris oferecem uma diversidade de experiências que complementam perfeitamente qualquer viagem à capital francesa. Vamos explorar algumas dessas maravilhas que estão apenas a um curto passeio de distância.

Mapa de Paris e dos seus arredores

Para isso, vamos começar os trabalhos dando uma olhadinha nesse mapa de Paris pra entender como a cidade está organizada e o que quero dizer quando menciono os “arredores de Paris”. Os números indicam os “arrondissements“, ou melhor, os bairros que dividem a cidade de Paris.

Vamos lá: encontre o número “1” (dica: ele fica bem no meio do mapa, no coração mesmo). Pois bem, agora, depois de localizar o 1º arrondissement, basta fazer uma espiral imaginária (isso mesmo, um caracol) no sentido horário e voilá! Você vai achar o 2º, o 3º, o 4º …até o 20º arrondissement! É assim que Paris funciona! Tudo que estiver fora desses 20 bairros é considerado como arredores de Paris.

OBS: Na maioria das vezes, os arrondissement são indicados (especialmente em mapas) apenas com a abreviação “arr.”. Por exemplo: 1 arr., 2 arr., e por aí vai!

Mapa turístico de Paris
Mapa turístico de Paris – Adaptado de: Pinterest

Principais atrações nos arredores de Paris

Versalhes

Siiiiiim! Aquele palácio com seus famosos jardins, dos reis, das festas da rainha Maria Antonieta e tudo mais, sabe? Como é possível vir a Paris e não conhecer o Palácio de Versalhes? Apesar de ser outra cidade, Versalhes ainda fica dentro da Grande Paris e pode ser facilmente acessado de trem, ônibus e até táxi!

ATENÇÃO: Calibre suas expectativas quando estiver visitando o Palácio de Versalhes, já que a propriedade é gigantesca, abrangendo não só o (enorme) Palácio em si, mas os famosos jardins (que também são muito grandes) e o Parque de Versalhes, que tem outros diversos palácios dentre dele para visitar. Sim, é uma empreitada de respeito e que demanda energia, disposição e tempo!

Outros Palácios nos arredores de Paris

Gostou da ideia de explorar um palácio? Que tal mais 1? Mais 2, ou 3, ou 4 palácios? Em se tratando de França, especialmente nos arredores de Paris, isso é só um detalhe… Vou deixar apenas um gostinho pra vocês e vou citar o Château de Vincennes, o Château de Compiègne, o Château de Pierrefonds e o Château de Chantilly (aquele mesmo, onde rolou o casório babado do Ronaldo Fenômeno com a Cicarelli)!

Já ouviu falar de um tal de Napoleão e sua amada Imperatriz Josefina? Então talvez você se interesse em conhecer o lugar onde eles moraram por muito tempo, e que se tornou o “point” de encontro da alta sociedade francesa na época: o Château de Malmaison (que fica a apenas 18 km do centro de Paris):

Ainda nessa pegada mais “clássica”, você também pode se interessar por conhecer a Abadia de Chaalis e seu lindo parque, que também ficam um pouco afastado de Paris (cerca de 48 km do centro).

Saint-Denis

Você se interessa por locais religiosos que unem história, arte e fé? Paris também tem as atrações perfeitas para você. A Basílica de Saint-Denis, padroeiro da França, fica ao norte da cidade, no município de Saint-Denis. Ou então, para os amantes do esporte mais popular do planeta, o Stade de France fica aberto à visitação o ano todo, com exceção dos dias de jogos (quando você tem a oportunidade de participar da grande festa do futebol se comprar um ticket). Eu sei, eu sei…esse estádio tem um gosto amargo na boca dos brasileiros, mas não deixa de ser uma atração que merece ser citada, né?

Giverny

Outra perguntinha: você sabe quem foi Monet? Já viu alguma (qualquer uma) de suas obras de arte? Pois bem…então me permita trazer a palavra de Giverny para vocês, essa joia em forma de vilarejo a 75 quilômetros ao norte de Paris onde vocês podem visitar a Casa de Monet e ver os jardins que tanto inspiraram esse artista incrível.

Disneylândia Paris

Acha que acabou? Sabe o que mais que tem nos arredores de Paris? A cidade de Chessy. E sabe o que tem lá? Uma Disney! A Disneyland Paris! Aliás, não se trata de apenas UM parque, mas sim DOIS parques, um coladinho no outro: Disneyland Park e Walt Disney Studios Park! O município de Chessy fica a 43 km a leste do centro de Paris, e é facilmente acessível pela ampla rede de transportes públicos de Paris.

Explorar os arredores de Paris é como abrir um baú de tesouros, onde cada destino revela um novo encanto e uma nova faceta da história e cultura francesas. Desde a opulência do Palácio de Versalhes até a serenidade dos jardins de Giverny, dos segredos escondidos nas abadias e castelos até a diversão e magia da Disneyland Paris, há algo para todos os gostos e interesses. Ao planejar sua próxima viagem a Paris, não deixe de reservar um tempo para essas atrações incríveis. Afinal, a verdadeira essência da França vai muito além dos limites da capital. Prepare-se para uma aventura inesquecível nos arredores de Paris!

Você também pode gostar...