A Disneyland Paris é um dos destinos turísticos mais mágicos da Europa, atraindo milhões de visitantes todos os anos. Com não um, mas DOIS parques temáticos, o complexo oferece uma combinação única de encantamento e entretenimento para todas as idades. Neste post, vou contar pra vocês quais são os parques da Disneyland Paris e um pouquinho sobre a história por trás da criação desse universo mágico na Europa. Preparados pra embarcar nessa jornada através de sonhos e fantasias?
A história por trás da Disneyland Paris
Inaugurada em 12 de abril de 1992, a Disneyland Paris foi a segunda tentativa da Disney de expandir seu império de parques temáticos pra fora dos Estados Unidos, seguindo o sucesso da Tokyo Disneyland, no Japão. Depois de muito debate, testes e projetos, o local escolhido foi Marne-la-Vallée, a cerca de 32 km de Paris, na tentativa de trazer a magia Disney pro coração da Europa. Como era de se esperar, a construção enfrentou diversos desafios culturais e, obviamente, financeiros, mas, com o tempo, a Disneyland Paris se tornou um ícone com suas doses de charme europeu e magia Disney.
Ainda que o projeto da Disney Paris tenha sido divulgado em 1985, o complexo passou por inúmeras mudanças de nome ao longos dos primeiros anos da sua inauguração. Tanto é, que muita gente ainda se apega ao nome de lançamento: a famosa Euro Disney (1992-1994). Esse nome ficou pouco tempo, sendo logo sucedido por Disneyland Paris (1994-2002), depois Disneyland Resort Paris (2002-2009) até que voltou ao segundo nome (que continua até hoje): Disneyland Paris.
Quais são os parques da Disneyland Paris
A Disneyland Paris, ou melhor, o complexo de parques da Disney em Paris não é formado por apenas UM parque, mas, sim, DOIS. Estou falando do Disneyland Park e do Walt Disney Studios, sem que um fica coladinho ao outro, separados por uma pracinha. Se você já teve a oportunidade de conhecer algum parque da Disney de Orlando, você vai perceber que os dois parques de Paris são bem menores, ainda que muitas das atrações sejam iguaizinhas às dos parques da Flórida. Justamente por isso, nós optamos por comprar o ticket para “1 dia-2 parques”, ou seja, poderíamos entrar nos 2 parques no mesmo dia.
Dito isso, caso você esteja indo na Disney pela primeira vez, e tenha mais tempo disponível aqui em Paris, pode ser interessante ir em dias diferentes nos dois parques, se você quiser curtir as atrações com mais calma.
Nós compramos os ingressos direto no website da Disneyland Paris e apresentamos a versão digital lá na entrada (pelo celular mesmo) sem problemas.
DICA: Pra quem for fazer o mesmo que a gente, ou seja, DOIS parques em UM dia, aconselho a irem primeiro no Walt Disney Studios, assim que ele abrir as portas, e, no meio da tarde, correr pro Disneyland Park. Dessa forma, você consegue assistir o desfile da manhã no primeiro parque e, depois, o desfile das 15 horas no segundo parque e, PRINCIPALMENTE, o show do Castelo da Cinderela às 22 horas. Esse é IM-PER-DÍ-VEL!!! Repita comigo: IMPERDÍVEL!
Walt Disney Studios
Por ordem de visitação (e não de inauguração), começamos o dia no Walt Disney Studios, logo cedo, pra garantir que estaríamos nas catracas na hora que o parque abrisse. Ele inaugurou em 2002, uma década depois da abertura do Disneyland Park, e é inspirado no mundo do cinema e da televisão. Este parque é um tributo à magia do cinema, oferecendo aos visitantes a oportunidade de mergulhar nos bastidores de grandes produções cinematográficas.
DETALHE: Pra quem conhece os parques de Orlando, esse parque seria a versão francesa do Disney’s Hollywood Studios (o antigo MGM).
Esse parque, ainda que seja bem menor que o vizinho dele aqui em Paris, é dividido em 5 áreas temáticas: Front Lot, Production Courtyard, Toon Studio, Marvel Avengers Headquarters e World of Pixar.
Atrações imperdíveis no Walt Disney Studios em Paris
Na humilde opinião de quem já foi em 4 complexos Disneys, dos 6, que existem no mundo (e planejando as próximas visitas), tem algumas atrações que, mesmo que você já conheça de cor e salteado, você PRECISA ir sempre que estiver na Disney… No Walt Disney Studios eu diria que seriam essas:
The twilight zone – Tower of terror
Tão emocionante quanto a versão de Orlando e, portanto, igualmente imperdível!!!
Rock’n’roller Coaster Aerosmith
Ainda que eles tenham cortado a “interação” com a banda na entrada da atração, a versão francesa é muito melhor que a de Orlando: o lançamento do carrinho é o mesmo, mas, lá dentro, as curvas e os loopings são mil vezes melhores! Impressionante!
Motors, Action – Stunt Show Spectacular
Tenho que confessar que eu esperava mais desse show… Eles cortaram algumas partes super legais do show “original” (de Orlando), o que é uma pena! Independente disso, continua sendo um “must-see”!
Crush’s Coaster
Vale fazer uma menção honrosa aqui dessa atração que era nova pra gente e foi super legal. O único “porém” são as filas, sempre enormes, pra ela. Ela baixa temporada, meio da semana, e encaramos 70 minutos de fila, sem choro nem vela (porque esse brinquedo não tinha fastpass).
Disneyland Paris
Entretanto, é no Disneyland Park que está o coração do complexo. Ele foi o primeiro parque a ser inaugurado na França, lá em 1992. Está dividido em 5 “lands“, ou áreas temáticas: Adventureland, Discoveryland, Fantasyland, Frontierland e Main Street USA (sim, nada de Champs Élysées por aqui…fiquei em choque). Desde a “Main Street, U.S.A.”, onde eles recriam os EUA do século XX, até o conceito futurístico da “Discoveryland”, a Disneyland Paris é onde você vê os contos de fadas se tornarem reais.
DETALHE: Esse parque é o equivalente ao Magic Kingdom de Orlando, só que em menor escala, obviamente. Até o nome das “regiões/áreas” dos dois parques são iguais, salvas pouquíssimas alterações.
CURIOSIDADE: Diferentemente do castelo do Magic Kingdom de Orlando, que é da Cinderela, aqui na França a dona do castelo icônico é a Bela Adormecida. Sabia disso?
Atrações imperdíveis no Disneyland Park de Paris
Como eu disse anteriormente, já fui (até agora) 5 vezes na Disney, sendo que visitei 4 complexos diferentes no mundo. Eu estive em todos os parques de Orlando (2 vezes), em Los Angeles, em Paris e em Hong Kong. E justamente por isso, eu sou da opinião que tem algumas atrações que você PRECISA ir, mesmo que já conheça de cor e salteado. Aqui no Disneyland Park, as minhas sugestões pra você seriam:
HyperSpace Mountain
Muuuuuito melhor e mais “doida” que a “original” dos EUA. Aliás, eu diria que AS ORIGINAIS, porque ela bate a versão de Orlando e a de Los Angeles! Eu saí sem saber quem eu era: e isso é um excelente sinal! 😉
Phantom Manor
Aqui temos um empate técnico, porque a versão francesa da “Haunted Mansion” (Mansão Mal Assombrada) é tão boa quanto as suas irmãs estadunidenses!
Pirates of the Caribbean
Pra quem conhece a atração “original”, a versão de Paris é bem parecida. Pros olhos mais atentos, é possível notar algumas coisinhas diferentes (como o fato de não aparecer o Jack Sparrow do Johnny Deep aqui na França).
Big Thunder Mountain
Muuuuuito mais legal que a original! Mas MUITO mais! Estão vendo como tem que ir em tudo que der quando estiver na Disney?! Essa aqui é mais emocionante, a caracterização da paisagem é insana e parece até mais rápida… Sensacional!
Indiana Jones – Temple of Peril
Mais um exemplo de uma atração original de Paris que vale super a pena conhecer. Essa montanha russa é super aventuresca, cheia de mistérios e muito bem caracterizada pra quem conhece (e curte) os filmes clássicos!
DICA: Essa atração muda completamente se você volta nela à noite…é outra energia! Vale muito a pena!
Em resumo, acho que deu pra passar a ideia de que a Disneyland Paris é mais do que apenas um parque temático. Você vai viver uma experiência inesquecível que captura a essência da magia Disney, enquanto incorpora elementos únicos da cultura europeia. Seja explorando os segredos do cinema ou revivendo clássicos contos de fadas, cada cantinho nesse complexo é uma nova oportunidade de criar memórias. E você, já está pronto para viver essa magia?