Categories Destinos Europa França

Paris – Transporte público de Paris

Explorar a capital da França é um sonho para muitos, e entender como funciona o transporte público de Paris pode tornar essa experiência ainda mais agradável e sem percalços. A Cidade Luz é conhecida por seu charme, cultura e beleza arquitetônica, mas também por sua eficiência no transporte público. Com apenas um mapa e algumas informações básicas, você pode facilmente se deslocar por toda a cidade. Neste guia, vamos explorar os principais meios de transporte em Paris e fornecer dicas valiosas para que você aproveite ao máximo cada momento da sua visita.

Como se localizar em Paris: o Mapa de Paris

Você só vai conseguir saber como se localizar em Paris depois de consultar um mapa pra entender como a cidade está organizada, já que, durante suas andanças, você provavelmente vai se deparar com as descrições das atrações em termos de “arrondissements“. Eita, o que é isso? São esses números indicados no mapa abaixo, que mostram os “arrondissements” de Paris, ou melhor, os BAIRROS que dividem a cidade.

LIÇÃO NÚMERO 1: Comece procurando pelo arrondissement, onde está a pirâmide do Louvre. A partir dali, basta fazer uma espiral imaginária (isso mesmo, um CARACOL) no sentido horário e voilá: você vai achar o 2º, o 3º, o 4º …até o 20º arrondissement!

DICA: Note que o mapa de Paris mostra algumas atrações que ficam FORA de Paris, como o Palácio de Versalhes, o Stade de France, a Disneyland Paris, ou até mesmo os aeroportos. Ainda que sejam super perto e fácil de chegar (de transporte público), você só precisa considerar que irá pagar uma tarifa um pouco maior por ser fora do “centro de Paris”.

Mapa turístico de Paris
Mapa turístico de Paris – Adaptado de: Pinterest

A rede de transporte de Paris

Paris é uma ótima cidade para caminhar, o que torna essencial que você use sapatos confortáveis se não quiser ter os pés cheios de bolhas ao final do primeiro dia de passeio. No entanto, isso não quer dizer que você não tem a ajuda do transporte público caso não queira (ou não possa) caminhar muito. A cidade possui um dos mais abrangentes sistemas de transportes do planeta!

A RATP é a empresa de transporte oficial na região de Paris e arredores, que abrange ônibus, metrô, RER (trens suburbanos), bondes e o furnicular de Montmartre. Dá só uma espiadinha nos mapas seguintes onde eu mostro, primeiro, a malha de metrô, RER e bondes de Paris e, em seguida, a rede de ônibus da cidade. Por fim, eu mostro o mapa das ZONAS de transporte público de Paris, pra você entender quando a tarifa do metrô ou trem vai ficar mais cara (e onde o ticket que você escolher é válido ou não).

Mapa da Rede de Metrô, RER e bondes de Paris

Mapa da Rede de ônibus de Paris

Mapa das Zonas de Transporte Público de Paris

O mapa das ZONAS de transporte público de Paris divide a Grande Paris em 6 zonas, sendo que a zona 1 fica na parte mais central e as demais zonas vão se expandindo no entorno dela. De maneira simplificada, você vai ver que a maioria dos tickets, ou, pelo menos, aqueles mais baratos, te permitem viajar livremente dentro das zonas 1, 2 e 3. Ou seja, eles são indicados pra quem quer circular apenas no centrão de Paris (onde ficam 90% das principais atrações).

Entretando, se você quer que seu ticket seja válido pra ir e vir dos aeroportos, por exemplo, você terá que escolher um ticket que inclua as zonas 4 e/ou 5. Ou mesmo se quiser ir à Disneyland Paris (zona 5) ou ao Palácio de Versalhes (zona 4), você terá que escolher um ticket adequado.

Tipos de Tickets para turistas em Paris

Claro que existem muitas outras opções de tickets da rede de transporte público de Paris, mas essas que eu escolhi citar aqui são as mais indicadas (e adequadas) para turistas, considerando a praticidade de comprá-los, os preços e a duração dos tickets. Maiores informações sobre linhas, horários e tarifas devem ser consultadas no site oficial: www.ratp.fr.

Paris Visite Travel Pass

Paris Visit Pass - Paris Digest

Permite utilizar todas as redes de transporte público: metrô, bonde elétrico, ônibus, RER e SNCF. Fica válido por 1, 2, 3 ou 5 dias consecutivos (conforme você optar na hora da compra), e te permite viajar para qualquer lugar de Paris (zonas 1 a 3) ou em todas as zonas da Grande Paris (região de Île-de-France: zonas 4, 5 e 6), incluindo ligações com os aeroportos, linha Orlyval, Disneyland Paris e Palácio de Versalhes.

Ticket t+

Permite viajar de metrô e RER na zona 1, e também em linhas de ônibus na região de Île-de-France (exceto Orlybus e Roissybus, que vão pra os aeroportos de Orly e Charles de Gaulle, respectivamente), além de bondes e do funicular de Montmartre.​ Permite a transferência entre qualquer uma dessas modalidades no período de 90 minutos desde a primeira validação (que deve ser feita assim que você entrar no transporte).

Ticket t+ Paris - 13 Comme Une

Ticket Île-de-France (IDF)

Permite viajar entre duas estações da região de Île-de-France (Grande Paris) utilizando as redes de trens suburbanos (RER), metrô ou SNCF. É o chamado bilhete ponto a ponto, já que seu valor depende do trajeto, ou seja, do ponto que você ENTRA no transporte e do ponto onde você SAI dele. É ideal pra quem vai usar apenas uma vez ou outra, algo bastante pontual.

Tickets dos Aeroportos

Permite ir e vir dos aeroportos Roissy Charles-de-Gaulle (CDG), Orly (ORY) ou Paris-Beauvais.

Como validar os tickets em Paris

Você precisa inserir ou encostar (dependendo se seu ticket é do tipo de papel ou de cartão, claro) na “roleta” na entrada da estação de embarque e, no final da viagem, precisa repetir o processo pra sair na estação de desembarque. É assim que ele são capazes de dizer se você usou seu ticket dentro da zona adequada.

ATENÇÃO: Se não for o caso, ou seja, se você acabar desembarcando em uma estação ALÉM daquelas zonas onde seu ticket é válido, você não conseguirá sair pela catraca. Você terá que pedir a ajuda de algum funcionário, se dirigir até o guichê e PAGAR o valor complementar (ou um novo ticket), de acordo com o seu caso.

Catracas do transporte publico de Paris - ActuFR

Alerta para os turistas

Ainda que o sistema de metrô parisiense seja internacionalmente reconhecido por sua eficiência, é preciso estar constantemente alerta aos batedores de carteira (pickpockets), especialmente em locais turísticos que costumam estar lotados ou mesmo nos horário de pico. Os casos de furtos têm simplesmente explodido nos últimos anos, dominando as notícias sobre turismo no país, infelizmente.

Furtos no transporte público de Paris
Alerta de furtos frequentes no transporte público de Paris – Fonte: Travel + Leisure

Usar o transporte público de Paris pode ser uma experiência tranquila e até mesmo prazerosa quando você conhece as opções disponíveis e planeja seus trajetos com antecedência. Desde caminhar pelas charmosas ruas dos arrondissements até utilizar o eficiente sistema de transporte público, a cidade oferece diversas maneiras de explorar seus encantos. Lembre-se de sempre estar atento aos seus pertences e aproveitar cada segundo nesta cidade incrível. Depois de ler essas dicas que eu te passei, você está pronto pra desbravar Paris de forma segura e eficiente. Bon voyage!

Você também pode gostar...