A obra representa a histórica coroação de Napoleão Bonaparte como imperador da França e seu gesto ao coroar sua esposa, a imperatriz Josefina, na catedral de Notre-Dame de Paris em 1804. Os detalhes da pintura impressionam até os mais acostumados com obras grandiosas.
A escultura fica na Ala Denon, no 1º andar (Level 1), sala 702.
Para apreciar a grandiosidade deste momento, saiba que, para sua coroação como Imperador da França, Napoleão exigiu ser consagrado pelo próprio papa, assim como Carlos Magno havia sido mil anos antes dele. E também tinha que ser na Catedral de Notre-Dame em Paris. No entanto, na hora H, Napoleão quis demonstrar sua independência da Igreja e, por isso, tomou a coroa das mãos do papa e coroou a si mesmo e à sua esposa!
Curiosidade:
A pintura tem 6,21 metros de altura e 9,79 metros de largura: é imponência que você quer?
Depois de comparecer ao evento, o célebre pintor Jacques-Louis David usou modelos de papelão e figuras de cera para reconstruir a cena para fazer sua obra. Ele contrastou cores complementares (especialmente vermelho e verde) e iluminou as estrelas do evento com um feixe de luz.
O pintor usou alguns truques para manter o Imperador feliz. Primeiro, ele fez a Imperatriz Josefina parecer mais jovem! Ele também pintou a mãe de Napoleão olhando para a cena da galeria VIP: pura invenção, já que ela nem compareceu à cerimônia. E, por fim, ele reduziu a estrutura da catedral para enfatizar as pessoas.