França – 4 Lanches clássicos da Culinária Francesa

A cozinha francesa é famosa por sua sofisticação e sabor inigualável, mas também pela sua simplicidade e praticidade em certos pratos. Entre esses, destacam-se quatro lanches clássicos da culinária francesa que são verdadeiros ícones nacionais. Desde as finas e versáteis crêpes até o irresistível croque-monsieur, cada um desses lanches carrega consigo um pedaço da história e da cultura francesa. Vamos explorar esses deliciosos pratos e entender o que os torna tão especiais.

Crêpes

Qualquer pessoa que conheça alguma coisa sobre a culinária francesa provavelmente já ouviu falar dos crepes. Estas panquecas deliciosamente finas são as favoritas em todo o mundo e um deleite popular para crianças e adultos. A palavra “crepe” (ou “crêpe” na grafia francesa) vem da palavra francesa antiga “crespe”, que vem do latim “crispus”, que significa enrolado, uma referência às bordas curvas características dos crepes.

Lanches clássicos da culinária francesa: Crepes franceses - PeopleOne Health portal

Ainda que as receitas de crepe variem de país para país (especificamente entre a França e a Bélgica), o que se mantém inalterado é a sua versatilidade. Esse prato é flexível e te permite adequar sua forma (e sabor) ao gosto do freguês! Você pode fazer pratos com muitas camadas de crepe, crepes de sobremesa com sorvete ou simplesmente comê-los puros.

CURIOSIDADE: A história dos crepes está envolta em lendas. No folclore francês, há uma história de que a origem do crepe nasceu de um “feliz acidente”, quando uma dona de casa do século XIII na Bretanha derramou acidentalmente um pouco de mingau de trigo sarraceno de uma chaleira na lareira sobre uma pedra plana para cozinhar, mas outras fontes colocam crepes muito mais cedo na linha do tempo.

Acredita-se que Le Jour des Crêpes (“o dia dos crepes”), 2 de fevereiro, tenha começado no ano 472, quando crepes foram oferecidos aos peregrinos católicos franceses que visitavam Roma para a Candelária pelo Papa Gelásio I.

Lanches clássicos da culinária francesa: O dia do crepe na França - AZ Martinique

Galette bretã

Uma galette ou, mais especificamente, uma “galette bretã”, é praticamente uma unanimidade entre os lanches clássicos da culinária francesa, sendo frequentemente descrita como a versão francesa da pizza. No entanto, a principal diferença entre este prato e o crepe francês é que as galettes são salgadas, e não doces. Os franceses são muito sensíveis quanto à distinção entre galette e crepe (e seria bom se vc não chamasse um deles pelo nome do outro).

Lanches clássicos da culinária francesa: Galette bretã - Les Pépites de Noisette

Além disso, os crepes são, na maioria das vezes, feitos com farinha de trigo e servidos com recheio doce, enquanto as galettes são feitas com farinha de trigo sarraceno. Os crepes também são menores e tendem a ser apreciados como sobremesa (enquanto as galettes podem até ser servidas como refeição principal).

ATENÇÃO: Pra aumentar a confusão, você normalmente pode pedir uma galette quando estiver em uma creperia francesa…vai vendo!

CURIOSIDADE: Como o próprio nome diz, a galette bretã está associada à região da Bretanha, onde historicamente sempre foi um alimento mais básico do que o pão. O trigo sarraceno foi introduzido no século XIV como uma cultura capaz de sobreviver nos solos empobrecidos da região e a sua produção atingiu o auge no século XIX. Entretanto, hoje em dia, as galettes são consumidas em qualquer lugar do país, independentemente do tipo de solo.

Farinha de trigo Sarraceno - Cuisine Land

Croque-Monsieur

Um croque-monsieur é um sanduíche quente feito com presunto e queijo. O nome vem das palavras francesas croque (“crocante”) e monsieur (“cavalheiro”). É tradicionalmente feito com presunto assado ou cozido e queijo entre fatias de pain de mie, coberto com queijo ralado e levemente salgado e apimentado.

Lanches clássicos da culinária francesa: Croque Monsieur - Revista Menu

Depois, ele é assado no forno ou frito na frigideira pra que o queijo derreta e forme a famosa crosta. O pão também pode ser tostado na grelha e depois mergulhado em ovo batido. Costuma-se utilizar queijo Gruyère, mas também é comum usar queijo Comté ou Emmental. Algumas brasseries também adicionam molho bechamel.

CURIOSIDADE: Apareceu pela primeira vez na literatura em 1918 em uma obra Em Busca do Tempo Perdido, de Proust, mas já aparecia nos cardápios de Paris desde 1910, quando estreou no cenário culinário no Bel Age, um bistrô parisiense no Boulevard des Capucins. Reza a lenda que o croque-monsieur surgiu quando um chef francês ficou sem baguetes para o sanduíche do dia em seu café. Em substituição, ele cortou um pedaço de pão branco, preparou sanduíches de presunto e queijo e torrou-os até ficarem dourados e crocantes.

Croque-Madame

Este clássico sanduíche francês é feito com camadas de presunto, gruyère e molho bechamel e coberto com ovo frito. É semelhante a um croque-monsieur, que também consiste em presunto, gruyère e bechamel – mas, ao contrário do croque madame, o croque monsieur não inclui ovo.

CURIOSIDADE: Quando o sanduíche traz ovo frito é chamado de croque madame, pois o ovo lembra um chapéu feminino de aba larga.

Lanches clássicos da culinária francesa: Croque Madame - Delicious

Esses quatro lanches clássicos da culinária francesa não são apenas deliciosos, mas também carregam histórias e tradições que enriquecem a experiência de saboreá-los. Seja um crepe doce na feira, uma galette robusta para um almoço substancial, ou um croque-monsieur ou madame quente e reconfortante, cada um desses pratos oferece um gostinho da cultura e do charme da França. Na próxima vez que estiver viajando pela França ou simplesmente quiser trazer um pouco do país para sua casa, experimente um desses clássicos lanches e aprecie a simplicidade e a riqueza da culinária francesa.

Você também pode se interessar pelo meu post:

França – Classificação dos Queijos Franceses

França – 5 Queijos franceses de Massa Dura

França – 9 Queijos franceses de Massa Mole

França – 6 Queijos Azuis Franceses

França – 4 Queijos Frescos Franceses

França – 8 Hábitos franceses em restaurantes que você precisa saber antes de ir

França – 9 Entradas da Culinária Francesa para abrir o seu apetite

França – 16 Pratos Principais da Culinária Francesa

França – 15 Pães Franceses Tradicionais

França – 14 Sobremesas Francesas para adoçar sua viagem

França – As 15 Regiões dos Vinhos Franceses

França – 5 Regras de Etiqueta na Culinária Francesa

1 comentário

Comentários fechados.

Você também pode gostar...