A Sainte-Chapelle foi construída em meados do século XIII por Luís IX, futuro São Luís, para abrigar as mais prestigiadas relíquias da Paixão de Cristo: a Coroa de Espinhos e um fragmento da verdadeira cruz. Construída em menos de 7 anos, um tempo recorde, a Sainte-Chapelle foi concebida como uma obra de ourivesaria, cujas paredes de luz exaltam a monarquia capetiana e o reino da França. Ela é constituída de duas partes, sendo a capela inferior destinada aos servos e pessoas comuns, enquanto a capela superior (acessível por uma estreita escadaria em espiral) era exclusiva para reis e membros da corte.
História
Figura histórica chave, Luís IX, mais comumente chamado de São Luís, foi um rei capetiano da França, nascido em 25 de abril de 1214 em Poissy e falecido em 25 de agosto de 1270 em Cartago, Na Tunísia. Ele reinou por mais de 43 anos, e foi canonizado pela Igreja Católica em 1297. Ele herdou a coroa com a morte de seu pai, o rei Luís VIII, quando tinha apenas 12 anos. Foi Branca de Castela, sua mãe, de quem recebeu uma educação rigorosa e piedosa, quem assegurou a regência até sua maioridade.
Valor da Entrada
Adulto: EUR 11,50
Ticket combinado (Sainte-chapelle + Conciergerie): EUR 18,50
Descontos
Menores de 18 anos e residentes da União Europeia até 25 anos: mediante apresentação de doc de identidade.
Pessoas com deficiência (incluindo seu acompanhante).
Primeiro domingo de Janeiro, Fevereiro, Março, Novembro e Dezembro.
Professores, desempregados (comprovante).
OBS: Incluído do Paris Pass (mediante agendamento)
Intensidade de Esforço
Esforço baixo
Público
Inadequado pra crianças
Tempo de visita (minutos)
30
10 Bd du Palais, 75001 Paris, França
01 53 40 60 80
https://www.sainte-chapelle.fr/
Conheça mais em nosso blog
Disney Paris: Quais são os parques da Disneyland Paris
A Disneyland Paris é um dos destinos turísticos mais mágicos da Europa, atraindo milhões de visitantes todos os anos. Com não um, mas DOIS parques temáticos, o complexo oferece uma combinação única de encantamento e entretenimento para todas as idades.
Disney Paris: Informações sobre a Disneyland Paris
Antes conhecida como EuroDisney, há diversas informações sobre a Disneyland Paris que vão te ajudar na hora de programar a sua visita por lá. O complexo de entretenimento, que inclui 2 parques e um centro de compras, recebe cerca de 15 milhões de turistas por ano. Os parques Disneyland Park e o Walt Disney Studios ficam coladinhos um no outro, além de serem ligados pelo Disney Village .
Paris - O que fazer nos arredores de Paris
Paris é mundialmente conhecida por seus monumentos icônicos, museus renomados e bairros encantadores, mas a magia da Cidade Luz não se limita aos seus 20 arrondissements. Nos arredores de Paris, há uma abundância de tesouros que esperam para ser descobertos, cada um com sua própria história e charme único.
Paris - Um guia dos 20 bairros de Paris
O objetivo desse post é dar uma ajudinha àqueles que tem o sonho de "viver Paris", de testemunhar esse esplendor ao vivo e a cores, mas não sabem por onde começar! Não julgo vocês, porque sim: escolher o que fazer em Paris, ainda mais quando se tem pouco tempo disponível, é uma missão quase impossível! Maaaaas, veja bem, meu amigo e minha amiga: você está com sorte! Aqui você terá seu primeiro "banho de loja" para entender "o que" e "onde" estão as maiores atrações de Paris, o que vai te poupar muito tempo (e dinheiro, por que não?) na hora de programar seus passeios pela cidade luz!
Paris - Transporte público de Paris
A Cidade Luz é conhecida por seu charme, cultura e beleza arquitetônica, mas também por sua eficiência no transporte público. Com apenas um mapa e algumas informações básicas, você pode facilmente se deslocar por toda a cidade.
Paris - Passes turísticos de Paris
Explorar uma das cidades mais icônicas e culturais do mundo, pode ser uma experiência ainda mais enriquecedora se você fizer uso dos passes turísticos de Paris. Esses passes não só proporcionam economia e praticidade, mas também permitem um acesso mais prático e conveniente às atrações mais procuradas.
Dica/Vantagem:
- Há áudioguias disponíveis pra aluguel, ainda que não tenha a opção de ouvir em português.
- Preferencialmente em um dia ensolarado, vale a pena mergulhar neste antro de luz e admirar o excepcional efeito do exemplo mais completo da arte dos vitrais do século XIII: são 15 vitrais de dimensões deslumbrantes (15m de altura na nave e 13m no coro).
Alerta:
- O controle de segurança é bem rigoroso pra acessar a capela, já que ela se localiza dentro do grande edifício do Palácio da Justiça de Paris. Portanto, atenção aos objetos cortantes, como vidros, ou aerosóis, e ao porte de mochilas e malas.
- Ainda que existam rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida lá dentro, eles não dispõem de banheiros adaptados para essas pessoas.
Curiosidade:
- Divididos em 15 vitrais de 15m de altura, os 1.113 vitrais das janelas relatam cenas do Antigo e do Novo Testamento e contam a história do mundo, segundo a Bíblia, até a chegada das relíquias a Paris no século XIII.
- Na época medieval, o fervor da fé cristã atribuía grande valor às relíquias, o que conferia um considerável prestígio àqueles que as possuíssem. Em 1239, após dois anos de negociações, Luís IX adquiriu a Coroa de Espinhos de Beaudouin II de Courtenay, imperador latino de Bizâncio. Outras 22 relíquias, incluindo um fragmento da verdadeira cruz, foram adquiridas em 1241, e Luís IX decidiu construir um monumento digno deste tesouro. Assim, Paris tornou-se uma "nova Jerusalém" e, portanto, o farol do cristianismo ocidental.
- Depois de ser bastante danificada durante a Revolução Francesa, a capela foi transformada temporariamente em depósito de farinha. Mais tarde, o lugar se tornaria um verdadeirolaboratório de restauração de monumentos históricos no século XIX.
Mochileirinhas:
- Somente carrinhos de bebê/criança dos modelos dobráveis (guarda-chuva) são permitidos lá dentro.
- Ainda que não seja proibido o acesso de crianças, a capela por não ser o lugar mais convidativo pros pequenos, ainda que eu acredite que é sempre possível estimular a curiosidade deles!
Tinha uma fila imensa para acessar, a capela esta em reforma, havia um andaime dentro da capela, estava empoirada por conta da reforma, que pena, acho que criei muita expectativa e me decepcionei. Mesmo assim é possível ver que é uma bela obra.
Passeio incrível e imperdível! Achei bem sinalizado o que é importante quando você visita um lugar pela primeira vez. Pegamos um pouco de fila mas nada demorado. Já havia comprado ingressos antecipadamente. Foi um passeio ótimo e o lugar é maravilhoso!
Compramos com antecedência e horário marcado, e ficamos surpresos com mais de meia hora de atraso na fila, e tudo por causa de um sistema bem ruim de segurança, onde tem apenas 1 máquina para avaliar 1 pessoa por vez, funcionário que fica avaliando as bolsas bem rude e apressado, vc já entra com humor mais negativo na experiência.
A capela em si é bem linda, mas sinceramente, não colocaria como parte obrigatória do roteiro. Só iria mesmo se estivesse com tempo sobrando
Os vários vitrais dão uma beleza diferenciada a essa capela. É bonito demais! Todos com muitos detalhes, contando uma história.
É um ponto turístico obrigatório para quem visita Paris.
Lugar maravilhoso e que vale a pena a visita que é normalmente mais rápido que outras atrações, mas se puder coloque na sua agenda passar lá.