Mais uma das lindas pontes que disputam o título de mais bonita de Paris, a Ponte Alexandre III foi um presente do czar da Rússia Nicolau II (filho de Alexandre III) aos franceses. Depois de um passeio pela avenida Champs Elysèes, pegue a avenida Winston Churchill e caminhe um quarteirão até chegar ao Sena. Pronto: você terá uma das vistas mais charmosas de Paris!
História
Inaugurada para a Exposição Universal de Paris de 1900, a primeira pedra da ponte foi colocada pelo próprio czar Nicolau II da Rússia em 1896, a fim de simbolizar a amizade franco-russa. A relação amigável vinha desde a assinatura, em 1891, de um tratado de aliança preparado pelo czar Alexandre III - pai de Nicolau II - e o presidente da República francesa à época, Sadi Carnot.
Você está diante de uma das vistas mais lindas de Paris: sobre o rio Sena, a abóboda dourada do Museu dos Inválidos a frente, o Grand e o Petit Palais atrás e a Torre Eiffel emoldurando esse cenário ao fundo.
Curiosidade:
Quando fundado, este novo bairro de Paris foi dedicado à amizade franco-russa, e a primeira pedra da ponte Alexandre III, que fica colada ao Grand Palais, foi colocada na presença do próprio Czar Nicolau II.
A montante, ou seja, do lado da nascente do rio Sena, as estátuas das Ninfas do Sena rodeiam e apresentam as armas de Paris, enquando a jusante, o lado pra onde as águas seguem seu curso para a foz, as imagens das Ninfas de Neva abraçam e protegem as armas da Rússia.
Uma ponte simplesmente magnífica e cheia de detalhes impressionantes! Fiz a visita durante o dia, enquanto passeava de barco pelo Sena, e a vista da Ponte Alexandre III foi encantadora. Suas esculturas douradas e sua elegância se destacam ainda mais ao sol.
Dica: Fazer o passeio de barco é uma ótima maneira de apreciar não só a Ponte Alexandre III, mas também outras pontes icônicas e monumentos de Paris. A experiência é tranquila e proporciona ótimas oportunidades para fotos!
Paris é uma cidade bonita, linda, pela mão do homem, diferente do Rio (por natureza). Cada esquina, cada café, cada ponto dessa cidade histórica tem algo para contar. Com chuva, com frio, com neblina, Paris é o que é. Passeio pelo Sena passando por todas as pontes de Paris no Sena. Imperdível.
Lugar icônico, monumentos históricos. Um ponto alto pra quem planeja uma caminhada ao lado do Rio Sena, ótimo pra fotos. Vale a caminhada da torre Eiffel até ele, simplesmente perto de outros parques. Aconselho a irem com roupas confortáveis e tênis porque a distância é um pouco longa, só não existem banheiros nesse local então beba muita água no caminho. Também não avistei restaurantes próximos ou lugares que poderia fazer uma parada pra um lanche ou algo similar é apenas caminhada.
A Ponte Alexandre III, em Paris, é um dos marcos mais elegantes da cidade. Com sua arquitetura Belle Époque, adornada com esculturas douradas e luminárias ornamentadas, oferece vistas deslumbrantes do Sena e dos monumentos ao redor. Um passeio imperdível para admirar sua beleza histórica.