Criado em 1917 graças à iniciativa do próprio Auguste Rodin, o Museu Rodin expõe grande parte das obras do artista no encantador palácio rococó do Hotel Biron, onde ele residiu entre 1908 e 1916, e em seus jardins. A coleção inclui 6.500 esculturas em mármore, bronze, terracota e escaiola, e cerca de 10.000 desenhos entre estampas, aquarelas e gravuras. Além das obras de Rodin, o museu também contém as coleções reunidas pelo escultor, dentre as quais estão cerca de 1.700 pinturas, 7.000 fotografias e mais de 6.400 esculturas e objetos antigos.
História
Auguste Rodin doou suas próprias obras e aquelas que havia colecionado ao longo da sua vida para que fossem expostas no Hotel Biron, onde residia desde 1908. A mansão foi construída em 1732 e inúmeros proprietários e inquilinos a ocuparam. Inclusive, ela foi residência dos embaixadores do Papa e sede da Embaixada da Rússia até que, em 1911, Rodin instalou ali o seu atelier. Alguns anos mais tarde, ele propôs ao governo francês, então proprietário do local, a doação total das suas obras em troca da criação do museu.
Valor da Entrada
Adulto: EUR 13
Descontos
Menores de 18 anos e residentes da União Europeia até 25 anos: mediante apresentação de doc de identidade.
Pessoas com deficiência (incluindo seu acompanhante).
Primeiro domingo do mês (Outubro a Março): sem necessidade de reserva.
Professores franceses, alunos franceses de arte, estudantes universitários de áreas afins com até 30 anos, artistas profissionais, jornalistas, desempregados (comprovante), beneficiários de programas sociais (comprovante).
OBS: Incluído do Paris Pass!
Intensidade de Esforço
Esforço baixo
Público
Crianças/famílias
Tempo de visita (minutos)
60
77 Rue de Varenne, 75007 Paris, França
01 44 18 61 10
https://www.musee-rodin.fr/
Conheça mais em nosso blog
Disney Paris: Quais são os parques da Disneyland Paris
A Disneyland Paris é um dos destinos turísticos mais mágicos da Europa, atraindo milhões de visitantes todos os anos. Com não um, mas DOIS parques temáticos, o complexo oferece uma combinação única de encantamento e entretenimento para todas as idades.
Disney Paris: Informações sobre a Disneyland Paris
Antes conhecida como EuroDisney, há diversas informações sobre a Disneyland Paris que vão te ajudar na hora de programar a sua visita por lá. O complexo de entretenimento, que inclui 2 parques e um centro de compras, recebe cerca de 15 milhões de turistas por ano. Os parques Disneyland Park e o Walt Disney Studios ficam coladinhos um no outro, além de serem ligados pelo Disney Village .
Paris - O que fazer nos arredores de Paris
Paris é mundialmente conhecida por seus monumentos icônicos, museus renomados e bairros encantadores, mas a magia da Cidade Luz não se limita aos seus 20 arrondissements. Nos arredores de Paris, há uma abundância de tesouros que esperam para ser descobertos, cada um com sua própria história e charme único.
Paris - Um guia dos 20 bairros de Paris
O objetivo desse post é dar uma ajudinha àqueles que tem o sonho de "viver Paris", de testemunhar esse esplendor ao vivo e a cores, mas não sabem por onde começar! Não julgo vocês, porque sim: escolher o que fazer em Paris, ainda mais quando se tem pouco tempo disponível, é uma missão quase impossível! Maaaaas, veja bem, meu amigo e minha amiga: você está com sorte! Aqui você terá seu primeiro "banho de loja" para entender "o que" e "onde" estão as maiores atrações de Paris, o que vai te poupar muito tempo (e dinheiro, por que não?) na hora de programar seus passeios pela cidade luz!
Paris - Transporte público de Paris
A Cidade Luz é conhecida por seu charme, cultura e beleza arquitetônica, mas também por sua eficiência no transporte público. Com apenas um mapa e algumas informações básicas, você pode facilmente se deslocar por toda a cidade.
Paris - Passes turísticos de Paris
Explorar uma das cidades mais icônicas e culturais do mundo, pode ser uma experiência ainda mais enriquecedora se você fizer uso dos passes turísticos de Paris. Esses passes não só proporcionam economia e praticidade, mas também permitem um acesso mais prático e conveniente às atrações mais procuradas.
Dica/Vantagem:
- O extenso jardim de 3 hectares é uma das partes mais agradáveis do museu. Ali se mesclam com a natureza algumas das esculturas mais célebres do artista, como é o caso da Porta do Inferno, Balzac, Os Burgueses de Calais ou O Pensador.
- Muito além de uma "simples" visita a um museu, é muito agradável passear pelos seus jardins na primavera, quando muitos cidadãos franceses decidem comprar o ingresso somente para percorrer o recinto abarrotado de obras de arte.
- Não deixe de observar a paisagem ao longe, que reserva lindos ângulos para monumentos como a Torre Eiffel e o Palácio dos Inválidos (Les Invalides), onde está a tumba de Napoleão.
- O Museu Rodin conta com o café L'Augustine, localizado no jardim. O cardápio tem diversas combinações de menu do dia a preços acessíveis.
Curiosidade:
- Sabia que, mesmo sendo, hoje, considerado mundialmente como um dos pais da escultura moderna, Rodin tentou ingressar na Escola de Belas Artes de Paris 3 vezes....e não conseguiu!
- Uma das salas do museu é dedicada à obra de Camille Claudel, que foi aluna, colaboradora e amante do artista.
- Sabia que a escultura "O pensador", talvez a mais reconhecida de Rodin, representa o escritor Dante Alighieri?
- A obra "O beijo" representa o casal Paolo e Francesca, sendo que, após serem surpreendidos pelo marido dela (sim, ela era casada), o moço do beijo foi assassinado!
- A escultura "O beijo" já integrou a Porta do Inferno, outra obra icônica do artista, mas Rodin se deu conta de que o conjunto estava em contradição com o tema da porta. Foi aí que a obra passou a ser conhecida como O Beijo e se tornou a representação da felicidade.
- Rodin trabalhou por mais de 27 anos na incrível Porte de l'Enfer (Porta do Inferno), inspirada na obra "A divina comédia", de Alighieri. Ou seja, preste atenção em todos os detalhes das mais de 200 figuras retratadas!
Mochileirinhas:
- Somente carrinhos de bebê/crianças dobráveis (modelos "guarda-chuva") são permitidos dentro do museu.
- Esse é o tipo de lugar que muita gente acha que não é feito para crianças...até vc dar uma primeira caminhada nos jardins e perceber que isso aqui é o paraíso dos pequenos!
- Aos domingos, eles têm jogos e passeios guiados para os pequenos (acima de 6 anos) nos jardins, ainda que seja apenas em francês.
- No guichê de entrada, eles disponibilizam um audio guide/game (apenas em francês) para aluguel num formato interativo para crianças acima de 6 anos. Eles poderão interagir com 2 personagens enquanto eles explicam sobre vários detalhes do museu.
Museu focado em esculturas com obras de Rodin com grandes esculturas em bronze espalhadas pela área externa que é bem bonita!
Museu belíssimo! Linda residência e as obras de Rodin falam por si mesmas. Vale muito a pena!
Recomendo comprar o combo de ingressos Rodin + D'orsay
Lugar muito lindo, as obras de Rodin dão um charme para o jardim.
Museu predominantemente ao ar livre muito agradável para uma pausa contemplativa, mais resguardada do frenético ambiente citadino
Museu que conta um pouco sobre a vida e tem grande acervo de Auguste Rodin. Incluindo as obras famosas: O Pensador, O Beijo e A Porta do Inferno.
O jardim é lindo e conta com muitas esculturas também. Vale muito a pena conhecer!
A visita dura em torno de 1h30.