Um lugar para desacelerar, seja antes ou (preferencialmente) depois da visita ao Louvre, esse jardins conseguem deixar o cenário ainda mais charmoso em uma cidade onde não falta charme. Seja você um visitante solo, um casal, um grupo ou pais com filhos de qualquer idade, os Jardins das Tulherias é pra você!
História
Projetados no século XVII por André Le Nôtre, jardineiro de Luís XV, estes jardins já pertenceram ao Palais des Tuilleries, que foi destruído durante os combates da Comuna de Paris em 1871.
Sente-se em uma das icônicas cadeiras verdes, a marca registrada daqui, e relaxe enquanto admira o estilo de vida francês.
Quando visitar as Tulherias, não deixe de passar pelo seu icônico Arco do Triunfo do Carrossel, além de diversas outras esculturas espalhas por lá, inclusive algumas de Rodin, de Carpeaux, de Max Ernst, Giacometti, Dubuffet, Henry Moore…
As Tulherias possuem dois maravilhosos museus: o Orangerie e o Jeu de Paume. O Orangerie é de 1892 e foi construido para receber "As Ninfeias" de Monet. O Jeu de Paume, construído para a prática de um jogo considerado o antepassado do tênis, é hoje um museu que acolhe exposições temporárias de fotografia.
Alerta:
Aqui você encontra 4 pequenos cafés que servem desde "simples" crepes franceses até champanhe: La Terrasse de Pomone, Café des Marronniers, Pavillon des Tuileries e Petit Plisson. Mas os preços são beeeem salgados, então prepare o bolso!
Furada:
Atenção caso esteja planejando fazer um piquenique nas Tulherias...é complicado. Enquanto o Jardim de Luxembourg tem um pequeno espaço dedicado para os piqueniqueiros, as Tulherias não têm nenhuma estrutura. Melhor esquecer a tradicional toalha quadriculada e se acomodar nos bancos e nas cadeiras pra assistir a vida passar.
Curiosidade:
Antes de ser somente um jardim, o Tuilleries foi um palácio construído por Catarina de Médici em 1564. Seu nome tem origem na antiga fábrica de tuiles (telhas) que ocupava o terreno até então. O palácio foi incendiado em 1871, durante a Comuna de Paris, e o que restou foi demolido em 1883.
As típicas cadeiras verdes das Tulherias são tão famosas que já foram adotadas mundo afora, como no Bryant Park em Nova Iorque, no campus de Harvard, de Stanford e da Universidade de Columbia, além de outros lugares em mais de 35 países.
Não é por acaso que as árvores são podadas a exatos 2,20 metros de altura em todo o jardim. No inverno, esse efeito gráfico produz uma maravilhosa perspectiva acentuada do Arco do Triunfo.
Duas vezes por ano, na primavera e no outono, os jardineiros plantam e substituem mais de 70.000 plantas e flores nos jardins.
Como o jardim é público e as folhas são varridas, o solo seca rapidamente e, por isso, precisa de um cuidado todo especial. A água que irriga o jardim vem do Canal de l'Ourcq, distante 80 km de Paris, graças à uma bomba de forte pressão.
Mochileirinhas:
Há diversas atividades voltadas para crianças nos jardins, principalmente no verão: barquinhos, que podem ser alugados e colocados no Grand Basin (o que acontece desde 1840); playgrounds (grátis); carrossel (pago); pula pula (pago), e muito mais.
No verão francês, um parque de diversões chamado Fête Foraine se instala nas Tulherias com uma enorme roda gigante, carrinhos de bate-bate, barraquinhas de algodão doce, pipocas, e tudo que um parque de diversões tem direito.
Passagem obrigatória quando for ao Louvre! Passe antes de entrar no museu assim você garante fotos com a luz do sol e se sobrar tempo, passe depois, assim você descansa da longa caminhada 🤣🤣🤣
logo após a Champs-Élysées
entre a place de la concorde e o louvre nos deparamos com estes jardins maravilhosos e as suas fontes soberbas
caminhar entre as suas alamedas é um passeio feliz e intenso para o visitante
adoramos
Quem por Paris passa, não pode perder a oportunidade de caminhar neste jardim, ou simplesmente ficar sentado numa das cadeiras junto ao enorme lago que lá se encontra.
É magnifico!