Desde 1357, o Hôtel de Ville abriga a Câmara Municipal e a Prefeitura de Paris neste local. Por ordem do rei François I, em 1533, a antiga casa foi demolida para dar lugar a um paço municipal mais suntuoso. O edifício, em estilo renascentista, só foi terminado cerca de um século depois, no reinado de Luís XIII. Com um longo currículo de importantes acontecimentos ao longo da história de Paris, da Comuna de 1871 à Libertação de Paris em 1944, o Hôtel de Ville é um dos mais importante monumentos da cidade e a praça continua sendo um lugar de entretenimento e diversão para a população.
História
Antes do prédio atual, existia no local uma casa chamada de Maison aux Piliers, que foi a sede municipal até o início do século XVI. Já muita velha e com problemas na estrutura, o rei François I decide demolir a casa e construir um novo prédio, mais imponente e em estilo Renascentista. Em 1871, durante a Comuna de Paris, o prédio do Hôtel de Ville foi completamente incendiado, e um processo de reconstrução foi iniciado no mesmo ano. O aspecto original foi mantido e a fachada que vemos hoje é uma reprodução fiel da primeira construção. O prédio possui 136 estatuas de personagens celebres da história da França como Molière, Voltaire, Lavoisier.
Se você estiver visitando Paris durante o inverno, verá a linda praça da prefeitura se transformar em uma pista de patinação gigante. Por outro lado, se estiver por lá no verão, o lugar se transforma em um centro de atividades a céu aberto, quando brotam quadras de vôlei por toda sua extensão.
A praça da prefeitura se transforma em um cinema a céu aberto durante os grandes eventos esportivos (Copa do Mundo, Champions League, etc), quando uma multidão de espectadores se juntam por lá para torcer pelo seu time.
Alerta:
Manifestações políticas têm a tradição de se concentrarem aqui durante os momentos mais importantes da história dos franceses. Ou seja: se você por acaso estiver pela cidade durante uma dessas ondas de protestos, saiba que seria melhor evitar passar por essa região, pois ela pode (e deve) estar bastante agitada com manifestantes.
Curiosidade:
Foi na praça em frente à prefeitura, que era chamada, na época, de Praça da Greve, que, em 1792, a guilhotina foi usada pela primeira vez.
Na época da sua construção, a praça em frente ao prédio da prefeitura de Paris ficou conhecida como "praça da Greve", já que "greve" significava um terreno composto de areia e cascalho à beira mar (ou rio). Aqui foi instalado um dos mais importantes e movimentados portos da cidade: o Porto da Greve. Como consequência, desempregados passaram a se reunir por lá à espera de ofertas de emprego, e é daí que nasce a expressão "fazer greve": ficar na praça esperando uma proposta de trabalho!
Em 2002, durante o famoso festival cultural anual denominado Nuit Blanche, Bertrand Delanoë, então prefeito de Paris e primeiro líder político francês homosexual assumido, acabou esfaqueado após abrir o edifício para visitação do público.
Mochileirinhas:
Praças e crianças já são a combinação perfeita, mas praças com carrossel e fontes tem um "quê" a mais, né? Então, se jogue com os pequenos na praça da prefeitura de Paris que não tem erro!
a Prefeitura de Paris
o palácio é grandioso erguido enquanto monumento à Republica
a Democracia … Igualdade Fraternidade e Liberdade palavras e conceitos tão imensos a Humanidade aqui celebrados a cada esquina Rua ou Praça
Viva a França e tudo que nos representa
nesta visita no final do ano de 2024 11
anos apos nossa ultima visita
Como costuma ocorrer com quase todos os Hoteis de Ville das cidade francesas, o de Paris é muito bonito.
No mesmo local desde 1357, o primeiro Hotel de Ville foi a Maison aux Piliers, adquirida por Etienne Marcel para o município. Havendo chegado a estado de ruínas no Séc. XVI, a municipalidade conseguiu que o Rei Francisco I mandasse construir um palácio em estilo renascentista, cuja construção durou de 1533 a 1628.
De 1837 a 1848 passou por novas ampliações/reconstruções.
Em maio de 1871 foi reduzido a cinzas pela Comuna de Paris e sua reconstrução ocorreu entre os anos de 1874 e 1882.
É o maior edifício municipal da Europa. Sua área total é de 55.000 m².
O salão de festas da prefeitura de Paris foi concebido como uma réplica “republicana” do Salão dos Espelhos do Palácio de Versalhes.
O Hotel de Ville pode ser visitado gratuitamente mediante inscrição prévia no departamento de relações públicas da cidade de Paris ou durante a Jornada Europeia do Patrimônio.
A praça do Hotel de Ville em Paris é um lugar incrível para visitar durante o Natal pois há um belo mercadinho com toda a dexoração e iluminação. A decoração de Natal é deslumbrante, com muitas luzes e enfeites que iluminam toda a área. A praça é cercada por lojas e restaurantes que oferecem produtos e pratos típicos da temporada. O Hotel de Ville é um ótimo lugar para passear e admirar a decoração, além de ser o palco de muitos shows e eventos durante o período natalino. O hotel de Ville é um lugar para se sentir o espírito natalino e desfrutar da cidade de Paris iluminada. Recomendo visitar o Hotel de Ville durante o Natal para aqueles que querem sentir a magia desta época do ano.
Más o meu irmão vai fazer oq amanhã e o a de Abril e de independência do trabalho de novo e um dia a gente se fala com ela a noite e a gente se vê a festa da bahia o a festa de ontem o a de um amigo que Deus abençoe sempre sua vida de independência do trabalho de um dia abençoado pra nós o que eu fiz pra vc e sua família família a todos nós o que eu
ir junto na hora que vc chegar eu vá aí pra vc quer fazer a festa da bahia a gente vai me uma coisa que