O Hôtel de Ville abriga a Câmara Municipal e a Prefeitura de Paris, e fica localizado no 4° distrito. Desde 1357 o governo municipal de Paris tem sua sede neste local. Por ordem do rei François I, em 1533, a antiga casa foi demolida para dar lugar a um paço municipal mais suntuoso. O edifício, em estilo renascentista, só foi terminado cerca de um século depois, no reinado de Louis XIII. Com um longo currículo de importantes acontecimentos ao longo da história de Paris, desde Etienne Marcel às guerras da Fronda, da Revolução às jornadas revolucionárias de 1830 e de 1848, da Comuna de 1871 à Libertação de Paris em 1944, o Hôtel de Ville é um dos mais importante monumentos da cidade e a praça continua sendo um lugar de entretenimento e diversão para a população. No entanto, felizmente, saem de cena a fogueira e a guilhotina para darem lugar a fontes, carrosséis, pistas de patinação, shows gratuitos e telões que transmitem importantes eventos esportivos. Ou seja, um lugar de confraternização e contemplação do dia a dia francês!
História
Antes do prédio atual, existia no local uma casa chamada de Maison aux Piliers, que foi a sede municipal até o início do século XVI. Já muita velha e com problemas na estrutura, o rei François I decide demolir a casa e construir um novo prédio, mais imponente e em estilo Renascentista. As obras começaram em 1533 e o responsável pelo projeto foi o arquiteto italiano Dominique De Cortone conhecido como Boccador. Ele também participou da elaboração do projeto do impressionante castelo de Chambord, no Vale do Loire.
Foi na praça em frente à prefeitura, que era chamada, na época, de Praça da Greve, que, em 1792, foi usada pela primeira vez a guilhotina. Em 1871, durante a Comuna de Paris, o prédio do Hôtel de Ville foi completamente incendiado. No mesmo ano inicia-se a sua reconstrução que dura até 1882. O aspecto original foi mantido e a fachada que vemos hoje é uma reprodução fiel da primeira construção. O prédio possui 136 estatuas de personagens celebres da história da França como Molière, Voltaire, Lavoisier.
Em 2002, durante o famoso festival cultural anual denominado Nuit Blanche, Bertrand Delanoë, então prefeito de Paris e primeiro líder político francês homosexual assumido, viveu no Hôtel de Ville uma verdadeira história de novela. Após abrir o edifício para visitação do público, ele acabou sendo esfaqueado. No entanto, ele não se atemorisou e seguiu com suas decisões consideradas "ousadas" pelos seus opositores, mas que contavam com grande apoio popular.
Como chegar
Metrô: Hôtel de Ville
Estacionamento
Estacionamentos públicos e privados disponíveis nas proximidades da atração.
Tempo de visita (minutos)
10 - 30 min
Recomendações de Visita Guiada
Não
Horários de Funcionamento
Aberta 24 horas por dia, 365 dias por ano