Situado perto da icônica Champs Élysées, e em frente ao seu irmão mais novo "Petit Palais", os 77.000 metros quadrados do Grand Palais constituem um dos mais belos edifícios de todo o bairro, quiçá de toda a capital francesa. O Grand Palais é uma estrutura monumental feita de vidro, aço e pedra. De estilo neoclássico, é um edifício de três partes, sendo a nave central utilizada para grandes eventos, a Galeria Nacional, para exposições temporárias e o Palais de la Découverte abrigando um museu de ciências.
História
Em 1892, o presidente Sadi Carnot decide organizar, em Paris, a Exposição Universal de 1900. Decidiu-se então, construir um novo bairro com uma ponte ligando as duas margens do Sena. Este novo bairro teria uma larga avenida e dois palácios situados face a face: nasciam, assim, o Petit e o Grand Palais.
Menores de 18 anos.
Pessoas com deficiência (incluindo seu acompanhante).
Estudantes de arte/arqueologia e artistas, desempregados (comprovante), beneficiários de programas sociais (comprovante).
Residentes de Roma (cidade "irmã" de Paris).
O museu não esconde de ninguém que não consegue eliminar as filas gigantes que habitualmente se formam na sua bilheteria. Então, é imprescindível que você garanta seu ticket pela internet pra evitar essa dor de cabeça.
Furada:
Apesar de ser um dos maiores atrativos do museu, nem sempre o teto de vidro do prédio principal está aberto ao público. Isso acontece porque essa área está quase sempre sediando grandes e importantes eventos...que pena!
Curiosidade:
O júri formado para escolher o melhor projeto para o Grand Palais tomou uma decisão inusitada: já que os projetos apresentados não agradaram plenamente, a solução encontrada foi uma combinação dos três primeiros classificados. Ou seja, o Grand Palais é uma obra coletiva com três arquitetos responsáveis por partes diferentes do edifício.
Retornamos a Paris em 2024 após 11 anos e assim revisitando os seus monumentos que são simbolos da liberdade fraternidade e igualdade
Paris é um dístico das crenças mais elevadas da Humanidade
aqui o Grand Palais
Muito tempo de espera ao frio (temperatura de cerca de 1 grau e esperamos cerca de 1h e pouco) para entrar. Lá dentro é bonito mas com um bar com pouca opção,quando não deixam entrar comida. O rapaz que disponibilizava o calçado também não foi simpático pois pediu-me os meus sapatos e, enquanto os tirava, foi atender outra pessoa, ficando eu à espera muito tempo descalça.
O Grand Palais começou a ser construído em 1897. Destacado pelo estilo ecléctico da sua arquitectura, denominado estilo Beaux-Arts e característico da Escola de Belas Artes de Paris, o edifício reflecte o gosto pela rica decoração e ornamentação nas suas fachadas de pedra, o formalismo da sua planta e realizações até então insólitas como o grande envidraçado da sua cobertura, a sua estrutura de ferro e aço à vista e o uso do concreto armado.
Actualmente abriga o Palais de la découverte, desde 1937, destinado às ciências aplicadas, e as Galeries nationales du Grand Palais, desde 1964, para a exposição de colecções provenientes de museus nacionais franceses.