A famosa loja de departamento de Paris atrai 37 milhões de visitantes todos os anos não só pelas comprinhas, mas, também, pela sua belíssima arquitetura. A visita é puro glamour, sendo imperdível tanto para os que desejam garantir alguns quilos a mais na bagagem de volta, quanto para os que buscam um ótimo ponto turístico gratuito para visitar na Cidade Luz. Ainda que você encontre uma filial na Champs Élysées, o edifício mais clássico das Galerias Lafayette fica na Boulevard Haussmann, bem pertinho da Ópera Garnier. Nesta localidade, existem 3 edifícios vizinhos: o Coupole, o prédio principal, especializado em moda e beleza feminina e infantil; o Lafayette Homme, focado no público masculino; e o Lafayette Maison e Gourmet, dedicado à decoração e comidinhas.
História
A história das Galeries Lafayette começa em 1893, quando dois primos, Théophile Bader e Alphonse Kahn, decidiram abrir um pequeno armarinho de apenas 70 m² na esquina da Rua Lafayette com a Chaussée d'Antin. O nome "Aux Galeries Lafayette" surgiu devido à disposição dos produtos, separados em seções. Com o crescimento nas vendas, a empresa adquiriu novos imóveis e iniciou o processo de expansão pela Boulevard Haussmann. A loja que deu origem às Galerias Lafayette como conhecemos hoje foi inaugurada em outubro de 1912, já com o conceito de "empório de luxo". Cercada por escadarias douradas (inspiradas na Ópera Garnier) e uma incrível cúpula de vidro no estilo Art Nouveau, as Galeries Lafayette foram inauguradas com quase 100 seções e diversos atrativos, como salão de chá, sala de leitura e o famoso terraço com vista panorâmica. Atualmente, você encontra filiais espalhadas pelas principais cidades de todo o mundo.
Valor da Entrada
Free
Descontos
OBS: Incluído no Paris Pass*
*Galeries Lafayette guided heritage tour: passeio guiado de 90 minutos (inglês ou francês) antes da abertura das lojas ao público mediante reserva.
*Fashion show at Galeries Lafayette: show exclusivo de 30 minutos às sextas (15 hrs) mediante reserva.
A Galeria inclui um mirante no topo com acesso gratuito, via escadas, que garante uma linda vista de Paris. Não há cancelas, guaritas, ingresso ou qualquer outra limitação à visita. É como uma parte da loja e todos podem visitá-lo.
Visite a seção de casacos de pele por lá (daqueles politicamente incorretos mesmo, de pele real oficial) onde vc vai poder colocar as mãos (literalmente) em dezenas de itens com precinhos girando em torno de 78 MIL EUROS...pra cima!
É a partir do centro do andar térreo que temos a maravilhosa vista da cúpula das Galeries Lafayette, que deixa todos que adentram esse lugar completamente embasbacados. Mas no 3º andar foi feita uma plataforma de vidro de 9 metros de comprimento e 16 metros de altura que permite que o visitante fique exatamente embaixo do icônico domo!
Tem wi-fi liberado pela loja toda.
Uma das grandes vantagens de fazer compras na Galeries Lafayette é que é possível fazer ali mesmo o "détaxe" (tax free), ou seja, receber de volta o valor do imposto sobre valor agregado (12%), exclusivo para não residentes na União Europeia. Você encontra todas as explicações e orientações sobre o procedimento no site da Galeria.
Alerta:
O prédio principal (Coupole) e a loja dedicada ao público masculino (Homme) são interligados por uma passarela, enquanto o Lafayette Maison e Gourmet fica do outro lado da rua. Para conhecer os três detalhadamente, você precisará de horas de passeio, o que só é interessante para quem está focado em compras.
Curiosidade:
Todos os vitrais da incrível e histórica cúpula foram removidos do prédio durante a Segunda Guerra Mundial e armazenados em caixas numeradas. O objetivo era evitar que fossem destruídos ou machucassem os clientes em caso de bombardeio.
As Galerias Lafayette ganharam fama com a oferta de vestuários luxuosos a preços acessíveis. Sempre de olho na moda parisiense, os proprietários buscavam as mais recentes tendências da alta sociedade para copiar e levar ao grande público.
Ao todo, são 3500 marcas disponíveis em 8 andares para garimpar e gastar.
Somente o andar térreo da loja principal conta com 2.500 m² e acolhe mais de 180 marcas famosas, entre elas, Chanel, Louis Vuitton, Cartier, Prada, Rolex, Gucci...
No subsolo do prédio principal fica o Wellness Galerie, um espaço de "apenas" 3000 m² com profissionais e marcas reconhecidos por sua expertise nas áreas da beleza, do condicionamento físico e da saúde. Lá vc encontra práticas de ioga, pilates, massagens, drenagens e até sauna.
Mochileirinhas:
Esse destino não é exatamente um atrativo para crianças, mas, ao mesmo tempo, não é nada proibitivo caso você queira incluí-lo no seu passeio com os pequenos por Paris. Basta manter a atenção nas crianças como em qualquer grande centro de compras, ainda mais um lugar onde os produtinhos são tão caros e podem causar um prejuízo maior no bolso dos pais caso sejam quebrados...kkkk!
Uma galeria cheia de marcas, com uma arquitetura que vale a pena entrar mesmo se não for comprar nada. Os preços me pareceram meio caros, mas converter para BRL qualquer coisa fica caro. Não comprei nada, mas entrei para ver, vale a pena subir até o último andar pois tem um terraço que fica aberto ao público e tem uma vista incrível de Paris, mesmo com o tempo nublado, a vista é muito bonita.
Tudo caro, primeira vez na Europa e senti que pra compras no EUA é melhor. Roma também têm um preço melhor que Paris. Aqui os quatro primeiros andares são de itens femininos (isso diz muita coisa né), a vista lá de cima é bonita e gratuita. Tem uma espécie de terraço que é acessado por escadas a partir do último andar.
Centro comercial incrível com as melhores grifes do mundo, dividido em um prédio dos homens , mulheres e crianças ( no dia que fomos o terraço estava aberto, sendo possível fazer uma foto da torre 🗼) e ainda o predio gourmet - melhor tarde de limão que já comi e eclair de chocolat - café foi a estilo americano.
Lugar lindíssimo, com muitas opções de lojas, restaurantes e cafeterias. Conta com lojas das melhores marcas existentes no mercado internacional. A beleza do lugar faz com que você tenha vontade de ficar o dia todo por lá. Esse é um passeio que ninguém deve deixar de fazer.
O melhor rooftop de paris, com uma vista incrível para os principais pontos turísticos da cidade. Fui no final da tarde e não estava tão cheio, deu pra aproveitar bem a vista e o pôr do sol.