A Coluna de Vendôme é um pouco mais alta que a sua inspiração, a coluna de Trajano de Roma. A versão francesa tem 44,3 metros de altura e 3,60 metros de diâmetro e foi toda construída em pedra. Contudo, o que mais chama a atenção é a camada contínua de placas de bronze com baixos-relevos, que representam cenas da campanha austríaca de Napoleão.
No seu entorno na famosa Place Vendôme estão algumas das lojas mais chiques e glamurosas que se possa ter conhecimento, como Cartier, Louis Vuitton, Van Cleel & Arpels, Mikimoto, Breguet, Chanel, e por aí vai!
História
Anteriormente, essa praça se chamava Praça Luis, o Grande, até que, em 1792, os revolucionários destruíram a estátua que simbolizava o poder da monarquia. Durante anos, nada foi construído na praça, até que, em janeiro de 1806, Napoleão assinou um decreto que determinou a construção de uma coluna que celebraria as conquistas do Imperador e do exército francês. Isso foi resultado direto da empolgação dos franceses que ainda celebravam a vitória na Batalha de Austerlitz, em dezembro de 1805. Durante a insurreição da Comuna de Paris a coluna foi destruída como um ato de repúdio ao militarismo bárbaro de outrora. Foi somente após a queda da Comuna que suas placas de bronze seriam recuperadas e a coluna reconstruída tal como a vemos atualmente.
O compositor Chopin residiu nesta praça e é possível ver uma placa indicando o prédio onde morou o ilustre músico.
O Hotel Ritz tinha, dentre seus inúmeros hóspedes VIPs, a saudosa Princesa Diana como uma de suas frequentadoras mais assíduas.
A praça é famosa por abrigar em seu entorno verdadeiras joias, no real sentido da palavra. As joalherias e relojoarias mais caras e tradicionais do planeta estão aqui para quem quiser gastar alguns milhões.
Curiosidade:
No topo da Coluna existe uma estátua de Napoleão I, vestido de general romano, esculpida por Auguste Dumont. Ela foi encomendada pelo seu sobrinho, Napoleão III.
O bronze usado para a construção das placas que revestem a coluna teria sido adquirido da fundição de 1200 canhões tomados dos inimigos após a batalha de Austerlitz.
Gusvate Courbet, responsável pela demolição da coluna durante a Comuna de Paris, foi condenado a pagar os custos da reconstrução, mas morreu antes da data de vencimento da primeira parcela.
A Coluna de Vendôme é um monumento parisiense situado na Praça de Vendôme, no 1.º arrondissement de Paris. Ao longo dos anos fora denominada também Coluna de Austerlitz.[1] Foi erigida por ordem de Napoleão Bonaparte em 1806 para celebrar a sua vitória na batalha de Austerlitz, com uma estátua de si mesmo em traje de imperador romano na parte superior da dita coluna, que deveria chamar-se "Colonne de la Grande Armée" em homenagem aos seus soldados. O acesso à praça dá-se a partir das estações de metro de Madeleine, Tuileries e Opéra.
Monumento erguido por Napoleão Bonaparte em comemoração a vitória na batalha de Austerlitz. Aproveite as chocolateries descendo em direção ao Jardin des Tuilleries.
Lugar show. Região muito linda, com lojas e hotéis incríveis. Agradável de andar, tirar fotos e descansar. Lugar da moda, e de muitos filmes. Inesquecível filme Amor na Tarde com Audray Hapburn e Gary Coper. Super indico.