O Canal de Saint-Martin liga o port de l'Arsenal, um pequena marina de Paris, ao bassin de la Villette. Barcos percorrem seus 4,5 km, passando por baixo de duas pontes e por nove eclusas, além alguns trechos cobertos. Atualmente, o Canal Saint Martin tem se tornado cada vez mais popular entre moradores e turistas por conta da sua variedades de cafés, restaurantes e bares. Nas estações mais quentes, ao final do dia, as ruas que seguem junto ao canal são fechadas para carros e ficam livres para os pedestres caminharem, trazerem cadeiras de praia e curtirem a noite.
História
A construção do canal foi determinada por Napoleão em 1802, quando ocupava o cargo de Premier consul. O objetivo era abastecer Paris, cuja população estava crescendo rapidamente, e evitar doenças como a disenteria e a cólera, provocadas pelas águas contaminadas. A obra atravessou os reinados de Louis XVIII (1814-1815) e Charles X (1824-1830), que inaugurou o canal no dia 4 de novembro de 1825. Até meados do século XX, o Canal teve um papel muito importante para o transporte de alimentos, materiais de construção e outras cargas. No entanto, com a ascensão dos transportes terrestres na década de 1960, o tráfego de barcos caiu muito e a maioria das fábricas e armazéns foram fechados. Por volta de 1970 o canal quase foi coberto para dar lugar a uma estrada. Felizmente, o projeto foi abandonado e, desde 1993, o Canal de Saint-Martin foi tombado como monumento histórico.
A iniciativa "Paris respire", organizada pelo governo da cidade, fecha as margens do canal para o tráfego aos domingos e feriados das 10 às 18 horas, e, durante o verão, até às 22 horas. O objetivo é favorecer os pedestres!
Os pontos turísticos mais procurados na região são o Parque de la Villette e a sua "Cité des Sciences et de l'Industrie", um museu interativo que fica dentro desse parque e é dedicado à ciência e às indústrias.
O gramado do Jardin Villemin, um parque que vai até o cais de Valmy, se transforma em uma prainha no verão com suas margens tomadas por jovens sem sapatos fazendo piqueniques regados à muita cerveja e vinho rosé.
De junho a setembro, o "Le Bassin de la Villette" fica aberto para oferecer um local público para nadar, com três piscinas para crianças e adultos.
Não se assuste se você estiver curtindo a orla do Canal Saint-Martin e começar a ver pessoas segurando balões numerados. Acontece que a pizzaria Pink Flamingo inventou moda ao criar esse esquema de espera para quem faz pedidos das suas pizzas.
Em termos de ambientação, uma das estrelas dessa área é o Hôtel du Nord que, apesar do nome, é um restaurante que adotou o nome de um célebre filme rodado nos anos 30 bem aqui no canal.
É possível fazer um passeio de barco que passa pelo canal e pelo Rio Sena. Um jeito diferente de curtir o lugar!
Alerta:
A melhor época para apreciar o Canal Saint-Martin é, sem dúvida, entre a primavera e o verão, já que um pessio à beira d'água não soa tão convidativo nas estações mais frias.
O tráfego de barcos de passeio e de carga passa, obrigatoriamente, por uma eclusa bem ali no canal. Enquanto o nível da água é ajustado, as embarcações ficam aguardando, o que acaba promovendo uma aglomeração natural de curiosos que querem ver todo o processo.
O canal tem uma extensão de 4,5km e foi idealizado por Napoleão. É um local que atrai não apenas turistas como também os habitantes de Paris. É uma área agradável e charmosa.
Principalmente no verão e na primavera os parisienses gostam de relaxar, passear, fazer piquenique e tomar sol na região.
Além disso a área possui muitos bares e restaurantes agradáveis e muito populares.
Muito procurados, e uma ótima opção também, são os passeios de barco pelo canal.
Muito bonito e interessante. Estava curioso para saber como era o funcionamento de canais navegáveis dentro da cidade de Paris. É bem pensado e construído, contando com várias eclusas para vencer os desníveis do terreno. É um dos canais que compõem uma imensa malha navegável da França.
É possível fazer um passeio de barco pelo Canal Saint-Martin e o passeio é muito interessante e é diferente dos passeios tradicionais de Paris. O passeio dura 2:30h e é feito pela empresa Canauxrama. O canal tem aproximadamente 4,5 Km. Os barcos que fazem o passeio tem capacidade para 200 a 250 pessoas e a navegação é lenta e confortável. O canal foi criado em 1805 para o transporte de mercadorias que abasteciam Paris e em seguida evoluiu para acompanhar o crescimento da cidade. Em 1860 o barão Haussman mandou rebaixar o leito do canal, permitindo a sua cobertura e a criação do Boulevard Richard-Lenoir, sobre o seu trajeto. Esse trecho do canal, que é coberto, é iluminado por orifícios protegidos por telas e jardineiras. Ao longo do canal existem algumas eclusas e é muito interessante ver a abertura e o fechamento das eclusas para o barco passar. O entorno do canal está na moda, com os seus barzinhos e os diversos grafites que colorem o ambiente. No final do passeio é possível visitar o Parc de la Villette , muito procurado pela famílias nos fins de semana. Vale muito a pena fazer o passeio e terminar o dia no Parc de la Villette.