O Campo de Marte é daqueles lugares que você já viu tantas vezes que nem se dá conta que se trata de um ponto turístico cheio de história. Estou falando do lindo e enorme jardim (780 metros de comprimento) localizado aos pés da Torre Eiffel, que sempre aparece em filmes, séries e fotos de pessoas fazendo piqueniques aos pés do cartão postal francês. É, talvez, o lugar favorito de parisienses e turistas para relaxar e curtir um momento de tranquilidade praticamente embaixo da torre mais famosa do mundo.
História
No início, o Campo de Marte era apenas um campo dedicado ao cultivo de hortaliças. No entanto, depois da construção da Escola Militar, ele passou a ser usado como campo de manobras. Mais tarde, a esplanada seria palco de diversos acontecimentos históricos, desde as festas revolucionárias dos franceses até episódios mais dramáticos, como a matança de 1791. Além disso, o Campo de Marte foi a sede das célebres exposições mundiais realizadas em Paris nos anos 1867, 1878 e 1889, vivendo muito de perto o nascimento daquele se tornaria o símbolo da cidade, a Torre Eiffel.
A melhor forma de apreciar não só o Campo de Marte, mas a própria Torre Eiffel, é com um relaxante piquenique. Passe em um mercadinho pra garantir os comes e bebes, estique uma toalha (ou não) no gramado e relaxe diante do mais famoso cartão postal do planeta!
Alerta:
Apesar de ficar aberto 24 horas por dia, todos os dias do ano, pode ser que você encontre algumas partes fechadas no Campo de Marte caso estejam acontecendo obras ou a recuperação do jardim. Isso também se aplica aos grandes eventos, como shows, quando eles fecham certas partes do gramado.
Furada:
Aproveite para fazer seu piquenique, ou mesmo um lanchinho rápido, e brindar o quanto quiser aqui nos gramados do Campo de Marte, porque vc NÃO PODE SUBIR com garrafas e afins na Torre Eiffel. É comum ver pessoas vendendo garrafas de Champanhe pros turistas, mas se trata de um golpe: você vai ter que abandonar sua garrafa no gramado pra poder subir na torre!
Curiosidade:
O nome do Campo tem origem na época da construção da Escola Militar, quando decidiram homenagear Marte, o deus romano da guerra.
Mochileirinhas:
As famílias parisienses aproveitam os espaços verdes como o Campo de Marte para praticar esportes, fazer piqueniques durante o verão, ou simplesmente para entreter seus filhos com caminhadas, passeios de pônei e até mesmo teatro de fantoches.
Subir a Torre Eiffel foi um ponto alto e mais que o esperado. Valeu a espera. Visitar os 4 andares foi surreal. Mas o primeiro piso é o mais interessante pela estrutura que oferece. Com restaurantes, sofás, área de alimentação e o sky-desk que dá uma visibilidade diferencial
O Campo de Marte, em Paris, é um vasto espaço verde localizado aos pés da Torre Eiffel, proporcionando uma das vistas mais icônicas da cidade. Com uma atmosfera tranquila e aberta, o local é ideal para caminhadas, piqueniques e momentos de descanso, especialmente com a imponente Torre como cenário de fundo. O espaço é bem cuidado e oferece acessibilidade tanto para turistas quanto para moradores locais. No entanto, como é uma área muito popular, pode ficar bastante movimentado, especialmente nos meses de alta temporada, o que pode comprometer a tranquilidade em certos horários.