O Arco, localizado no alto da avenida mais glamurosa do mundo, conta com 2 andares, além do térreo, erguendo-se a quase 50 metros de altura e tendo 45 metros de largura e 22 metros de profundidade. Do terraço é possível ver com precisão as doze avenidas que se encontram na Place de l'Étoile e suas construções milimetricamente calculadas e padronizadas, num panorama 360 graus de Paris, incluindo a chiquérrima linha reta do eixo histórico que liga o Museu do Louvre ao Arco de la Défense.
História
No dia seguinte à vitória da batalha de Austerlitz (2 de dezembro de 1805), o então imperador francês Napoleão Boanaparte declarou aos soldados franceses: "vocês não voltarão às suas casas sem passar sob arcos do triunfo", fazendo referência aos arcos que os romanos construíam para desfilar após vencerem suas batalhas. Apesar da ordem de construção do Arco ter sido assinada em 18 de fevereiro de 1806, e da primeira pedra ter sido colocada lá em 15 de agosto de 1806, ele só foi concluído 30 anos depois (em 1836) já durante o governo do rei Louis-Philippe (que dedicou o monumento aos exércitos da Revolução e do Império). O Túmulo do Soldado Desconhecido, sua atração central, foi colocado sob o arco após a Primeira Guerra Mundial.
Valor da Entrada
Adulto: EUR 13
Descontos
Menores de 18 anos e residentes da União Europeia até 25 anos: mediante apresentação de doc de identidade.
Pessoas com deficiência (incluindo seu acompanhante).
Primeiro domingo de Janeiro, Fevereiro, Março, Novembro e Dezembro.
Professores, militares, desempregados (comprovante).
Não é necessário ter ingresso para o monumento caso você queira visitar somente o térreo do Arco e ver o monumento por fora.
Os ingressos para o Arco são mais baratos se forem comprados com antecedência na internet, seja no site da própria atração ou em sites oficiais de vendas de ingressos de Paris.
Caso você tenha adquirido o Paris Pass, não vai precisar esperar na fila e poderá entrar direto por um acesso separado (indicado por placas).
Na base do Arco (térreo) está uma série de placas no chão lembrando algumas das principais batalhas que a França viveu, além da tumba do soldado desconhecido.
No primeiro andar, é possível ver alguns dos moldes das esculturas de alto relevo do monumento e uma maquete tátil interativa com um mapa-múndi que mostra os Arcos do Triunfo espalhados por todo o planeta.
Uma câmera filma e exibe em tempo real a tumba do soldado desconhecido e a sua chama, lá no térreo.
A vista do terraço panorâmico localizado no alto do Arco é uma das melhores que você poderá ter de Paris...sem discussão! Um paraíso para as fotos!
Aqui está uma das esculturas mais famosas da França: "A Marselhesa" ou "Partida dos Voluntários" de 1792.
Alerta:
Não tentar atravessar a rua pra chegar até lá: use a passagem subterrânea que tem acesso por todas as direções.
Não há lockers/armários no local e malas grandes não são permitidas dentro do monumento.
São 241 degraus em uma escada espiral até o topo, e os elevadores são exclusivos para pessoas com comprovadas necessidades especiais e idosos.
O acesso ao mezanino é feito exclusivamente por escadas que, ainda que pequenas, não são acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida.
Curiosidade:
Foi Napoleão Bonaparte que mandou construir o Arco do Triunfo, mas ele não viu o seu tão sonhado Arco ser terminado: ele morreu 15 anos antes da conclusão, lá na ilha de Santa Helena, beeeeem longe do Arco.
Napoleão queria tanto esse Arco (mas tanto!), que improvisou um arco temporário enquanto o definitivo não ficava pronto pra que ele pudesse se casar com sua amada debaixo da sua obra mais sonhada.
Você consegue visualizar um "Elefante Triunfal" ao invés de um "Arco do Triunfo"? Pois saiba que essa era a ideia original, e ela só não foi pra frente porque o governo achou caro demais... Já pensou?
Por mais de 100 anos, o Arco do Triunfo da Praça da Estrela foi a construção mais alta do mundo.
Em um ato simbólico pra homenagear os pilotos da Primeira Guerra Mundial, Charles Godefroy passou com seu avião de guerra sob o arco no ano de 1919!
A "chama da memória" é reacendida diariamente às 18h30 há mais de 100 anos, com o objetivo de homenagear todos que sacrificaram suas vidas pela França e de reafirmar o desejo de paz.
Mochileirinhas:
Ainda que o monumento possa ser super divertido para os pequenos, com suas escadas espirais e seu terraço panorâmico, saiba que carrinhos não são permitidos dentro do monumento.
Uma das obras de arte da arquitetura a céu aberto para apreciação daqueles que passam por ela todos os dias ou para aqueles que viajam milhares de quilômetros para admirar e conseguir um bom click para guardar de recordação.
Custa $16 euros e crianças não pagam.
O acesso é por escadas e são 284 degraus para subir. 😥
Aí você chegará a um museu e na lojinha onde você pode parar, sentar e descansar. Depois terá mais alguns lances de escada.
A vista é linda e vale esse esforço.
Há um elevador disponível para cadeirantes e portadores de necessidades especiais.
Arquitetura gigantesca, realmente chama a atenção. Fica no centro de várias avenidas, como a famosa Champs-Élysées, sendo vista até da Praça da Concorde. É um memorial às vitórias francesas na época de Napoleão, que mandou construí-lo em 1806, levando 30 anos até a inauguração. Com referências ao Arco do Triunfo romano, é possível subir até o topo; no entanto, precisa-se pagar. Pode comprar o bilhete no local.
@Ica_luis
Marco histórico e importante de Paris. Lugar muito bonito, possui várias esculturas e conta uma história incrível! Bem fácil de localizar. Aconselho fazer um tour de ônibus pela cidade, assim você fica conhecendo vários pontos históricos e turísticos de Paris.
Fila rápida para verificar ingresso e passar no raio-x. Muita escada, se eu não errei na contagem! 285 degraus😳 tem elevador para pessoas com dificuldades de locomoção! Vista maravilhosa lá de cima!