Versalhes é uma cidade localizada na região de Île-de-France, na França, a aproximadamente 20 quilômetros a sudoeste de Paris. No entanto, quando as pessoas normalmente se referem a Versalhes, estão frequentemente se referindo ao Palácio de Versalhes, um dos palácios mais renomados e opulentos do mundo. Inicialmente um humilde pavilhão de caça construído por Luís XIII em 1624, foi sob o reinado de seu filho, Luís XIV, que o Palácio foi transformado num lugar luxuoso. Luís XIV transferiu a corte real para Versalhes em 1682, tornando-a a capital de facto da França até a Revolução Francesa em 1789.
Versalhes é um testemunho da grandeza da monarquia francesa e continua a ser um símbolo de realizações artísticas e arquitetônicas. O palácio e os seus jardins continuam a atrair milhões de visitantes todos os anos, oferecendo um vislumbre da extravagância e da história da França do século XVII.
Prioridade:
Como chegar
Trem:
RER estação Versailles Château Rive Gauche
RER Versailles-Chantiers
RER Gare de Versailles Rive Droite
Período de escapadinha
1
Cultura:
Além do palácio, Versalhes é uma cidade encantadora conhecida por seus bairros residenciais, mercados e comércio local. Ela manteve muito do seu caráter histórico, com ruas de paralelepípedos e arquitetura do século XVIII.
Curiosidade:
Cerca de 30 mil trabalhadores e soldados trabalharam na estrutura do palácio, praticamente esvaziando os cofres do reino na época, que já estavam em grande déficit, irritando ainda mais o povo que chegava a passar fome enquanto a monarquia seguia sua rotina de luxo.
Em 1919, o Tratado de Versalhes foi assinado no Salão dos Espelhos, encerrando oficialmente a Primeira Guerra Mundial. O tratado impôs penalidades significativas à Alemanha e moldou a ordem mundial do pós-guerra...influenciando o que viria a ser a Segunda Guerra Mundial.
Dica/Vantagem:
Nos sábados de verão, você pode reviver esse estilo de vida luxuoso com uma "Serenata Real" na reluzente Galeria dos Espelhos do palácio. Reserve com antecedência estes e outros eventos sazonais, como shows noturnos com tochas, velas e fogos de artifício iluminando os jardins.
O palácio e os jardins podem ser visitados durante todo o ano.
A cidade abriga a Catedral de Notre-Dame de Versalhes, uma igreja menor, mas arquitetonicamente significativa, que vale a pena visitar se tiver tempo sobrando por lá.
O Marché Notre-Dame, que acontece próximo à Catedral Notre-Dame de Versalhes, é um mercado animado onde moradores e visitantes podem comprar produtos frescos, queijos, flores e outros produtos.