Segóvia é uma cidade encantadora situada na comunidade autônoma de Castela e Leão, no coração da Espanha. Conhecida por sua rica história e arquitetura impressionante, a cidade é famosa pelo seu bem preservado aqueduto romano, pela majestosa catedral gótica e pelo imponente Alcázar, que inspirou castelos de contos de fadas. Caminhar por suas ruas de paralelepípedos é como fazer uma viagem no tempo, com cada esquina revelando séculos de histórias e cultura.?
Origem
A história de Segóvia remonta a tempos pré-históricos, com evidências de assentamentos humanos desde o período entre 7000 a.C. e 2500 a.C. Durante a era romana, a cidade floresceu, como evidenciado pelo seu famoso aqueduto, construído para transportar água das montanhas próximas. Ao longo dos séculos, Segóvia testemunhou a presença de visigodos, muçulmanos e, posteriormente, cristãos, cada um deixando sua marca na rica tapeçaria cultural da cidade.?
Ficha técnica
População (2024): 51.525 habitantes
Área: 163,6 km2
Quando fomos: Outubro
Temperatura média na época: 21 a 25 graus de dia e 16 a 19 graus à noite
Quanto tempo ficamos: 0,5 dia e 1 noite
Em 1985, o centro histórico de Segóvia e seu aqueduto foram declarados Patrimônio Mundial pela UNESCO, reconhecendo sua importância cultural e histórica.
Não deixe de experimentar o famoso "cochinillo asado" (leitão assado), uma especialidade local preparada de maneira tradicional.
Em 1475, o Acordo de Segóvia foi assinado entre a rainha Isabel de Castela e Fernando de Aragão: um momento crucial no que se tornaria, então, a unificação da Espanha.
Curiosidade:
O Alcázar de Segóvia serviu de inspiração para o castelo da Branca de Neve, a primeira princesa da Disney.
O impressionante Aqueduto Romano de Segóvia foi construído sem o uso de argamassa, sendo composto por mais de 160 arcos e se estendendo por cerca de 818 metros. É um dos aquedutos romanos mais bem preservados do mundo.
Alguns historiadores acreditam que o nome Segóvia vem da palavra celta para "fortaleza".
O traçado e a inclinação da cidade histórica de Segóvia remetem a um grande navio: o Alcázar estaria na proa, enquanto a Catedral seria o mastro principal e o Aqueduto a âncora lançada ao mar (representado pela serra).
A via Puerta de Santiago faz parte do Caminho de Santiago de Compostela.
O centro histórico de Segóvia, onde ficam as principais atrações turísticas da cidade, está localizado no topo de uma falésia rochosa delineada pelos rios Eresma e Clamores.
Dica/Vantagem:
Se quiser levar algo para comer na bolsa, você pode se sentar tranquilamente à beira do rio Eresma e fazer um piquenique à sombra das árvores enquanto aproveita a tarde.
A área ao redor da Plaza Mayor é um ótimo local para encontrar toda uma variedade de lembranças da cidade, incluindo artesanato típico local e todos os tipos de presentes.
É na área de San Millán que você pode experimentar a vida noturna de Segóvia.
Se possível visite Segóvia na primavera e no outono da Europa, já que a cidade pode ser muito fria no inverno e MUITO quente no verão.
Cochinillo asado (Segovia)
A popularidade da iguaria aumentou no século XX, o que, segundo a tradição, se deve ao cozinheiro Cándido López e à sua forma de cortar o leitão assado com a borda do prato.
Mesón de Cándido (Segovia)
Atualmente, você consegue comer leitão assado (conchinillo asado), o icônico prato local, em quase todos os restaurantes de Segóvia. Contudo, nada se compara a experiência de provar essa iguaria no seu local de origem, onde o cozinheiro Cándido López criou o prato!