A Espanha é um país que encanta por sua diversidade cultural, e a gastronomia não fica atrás. Entre suas inúmeras delícias, as entradas da culinária espanhola ocupam um lugar especial na hora de abrir o apetite e preparar o paladar para o que está por vir. Neste post, eu vou te contar quais são as 15 entradas perfeitas pra compartilhar, ou comer sozinho, durante a sua viagem pela Espanha.
Entradas
Geralmente, considera-se como entrada aquele prato leve e simples servido no início de uma refeição ou mesmo antes de você decidir o que pretende comer. Ou seja, a entrada serve pra abrir o apetite e, por isso, elas costumam vir em porções menores. Em termos de alimentos, elas podem incluir desde sopas, saladas e patês, até pequenas porções de carnes ou vegetais.
Tortilla Española
Junte cortes finos de batatas e cebolas, previamente cozidos em azeite, a ovos batidos e você terá uma omelete com “sustança”. A tortilla pode ser servida em fatias como uma entrada ou, até mesmo, como uma refeição principal. Aliás, sua versatilidade é tanta que ela pode ser servida tanto quente quanto fria, depende da preferência do freguês!
Gazpacho
Sopa no verão espanhol? Sim! O gazpacho é uma sopa fria e super refrescante que é perfeita para os meses mais quentes. A base dessa entrada leva tomates maduros, pepino, pimentão, cebola e alho, todos devidamente misturados com pão, azeite e vinagre. Obviamente, sirva o gazpacho gelado junto com pedaços de vegetais frescos ou croutons, o que irá garantir um toque de crocância.
Salmorejo
Semelhante ao gazpacho, o salmorejo é uma sopa fria, bem espessa, que é super popular na Andaluzia. É feito com tomates maduros, pão, azeite, vinagre e alho, criando uma textura mais cremosa e densa. Ainda que ele seja tradicionalmente servido com ovos cozidos picados e pedaços de presunto ibérico, ele pode surgir com outros acompanhamentos dependendo de onde você estiver saboreando essa iguaria espanhola. Até macarrão, gente!
Jamón Ibérico
Em primeiro lugar, quem nunca ouviu falar em jamón ibérico, nunca ouviu falar na Espanha. Ponto final. Trata-se daquele presunto curado espanhol da mais alta qualidade, que, geralmente, vem da região da Andaluzia. O longo período de maturação é responsável pelo seu sabor complexo e, ao mesmo tempo, sua textura macia. Em outra palavras, é uma iguaria OBRIGATÓRIA pra quem pisa os pés na Espanha.
Pan com tomate
Eu sei que, quando você lê “pão com tomate”, pode soar algo trivial e desinteressante. No entanto, este pão torrado com tomate fresco, azeite e alho, típico da Catalunha não tem nada de trivial. Mas não estranhe se ouvir os locais se referindo a ele como “pa amb tomàquet“. A forma tradicional consiste em esfregar tomate maduro temperado com azeite, sal e, às vezes, alho em um pão tostado. Simples, sim, mas absurdamente delicioso.
Croquetas
Falou em croquetas, falou em bolinhos crocantes por fora, e cremosos por dentro. Isso, graças ao recheio, geralmente de bechamel (molho branco), com ingredientes como presunto, frango ou espinafre.
DICA: O bizu é preparar o recheio com antecedência e resfriar bem antes de moldar as bolinhas ou cilindros pra emparar e fritar.
Calamares a la Romana
Sabe aqueles anéis de lula empanados e fritos que acompanham super bem uma cervejinha gelada? Pois bem, na Espanha eles se chamam “calamaras a la romana”. Assim como no Brasil, essa típica entrada da culinária espanhola costuma vir com uma rodela de limão e um molho de maionese ou alioli.
Gambas al Ajillo
Se tem coisa mais espanhola do que camarões salteados em uma abundância de alho e azeite de oliva, eu desconheço. Além disso, este prato costuma levar também pimenta vermelha e, às vezes, também tem um toque de vinho branco. Uma entrada espanhola simples, mas incrivelmente saborosa que você precisa experimentar durante sua passagem pelo país.
Patatas bravas
Típicas da capital Madrid, estas batatas fritas cortadas em cubos acompanham, geralmente, um molho picante e bastante saboroso. Aliás, é justamente daí que vem o seu nome: o molho “bravo” é uma mistura de tomate, alho, pimentão, e especiarias que o tornam super picante.
Pimientos de Padrón
Na região da Galícia, os locais fritam pequenos pimentões pequenos em azeite de oliva e os polvilham com sal grosso. Surge, assim, os pimientos de padrón. Ainda que a maioria dos pimentões seja suave, de vez em quando você encontra um que é bastante picante, p que torna cada mordida em uma pequena surpresa. Uma das entradas da culinária espanhola mais divertidas!
Boquerones en Vinagre
Este prato consiste em anchovas marinadas em vinagre, azeite, alho e, às vezes, ervas. A forma delicada de marinar as anchovas resulta em um sabor ácido e refrescante. Além disso, consome-se este prato frio e, muitas vezes, com um pouco de pão.
Ensaladilla Rusa
Esta salada popular na Espanha leva batatas cozidas, cenouras e ervilhas misturadas com maionese cremosa. Em algumas versões, pode incluir atum, ovos cozidos ou azeitonas. É um prato versátil, que se seria irmã gêmea da nossa “maionese” ou “salada de batata”, dependendo de onde você for no Brasil.
Escalivada
Uma deliciosa mistura de legumes assados, que, geralmente, inclui berinjela, pimentão vermelho e cebola. Depois de assados, descasca-se os vegetais e os corta em tiras, para, então, temperá-los com azeite, sal e alho. Você pode consumir a escalivada à temperatura ambiente ou depois de algumas horas na geladeira, o que não pode faltar é um bom pão como acompanhamento ou, então, um suculento corte de carne.
Albondigas
Esta é a versão espanhola das almôndegas de carne moída. No entanto, você pode encontrar albondigas que usam tanto carne de boi, quanto de porco, o que nunca muda é a forma de temperá-las e cozinhá-las em um molho de tomate rico e saboroso.
Pulpo a la Gallega
Como o próprio nome já indica, este prato tradicional da Galícia tem o polvo como sua estrela. Rodelas da iguaria são temperadas com páprica, sal grosso e um fio de azeite, para acompanhar batatas cozidas e um pouco de vinho branco, ou o caldo do próprio polvo.
Ao explorar a rica e variada culinária espanhola, é impossível não se encantar com a diversidade e os sabores intensos das sua entradas. Cada prato oferece uma amostra única da tradição e da criatividade culinária da Espanha e revelam a maestria dos espanhóis na combinação de texturas e sabores. Então, já sabe: se você está planejando uma viagem por lá, essas entradas da culinária espanhola são a escolha perfeita pra você comer como um local. ¡Buen provecho!
Veja também meus outros posts sobre a Espanha:
Como funciona o transporte na Espanha