A tradição gastronômica espanhola é mundialmente reconhecida, no entanto, nem todos sabem que os queijos da Espanha desempenham um papel especial nessa história. Dos queijos suaves aos mais curados e intensos, o país é um verdadeiro paraíso para os amantes dessa iguaria. A seguir, eu vou falar um pouco mais sobre as características de alguns dos queijos mais tradicionais da Espanha, e te contar onde eles são produzidos.
Variedades dos queijos da Espanha
Manchego
No caso do Manchego, estamos falando de um dos ícones entre os queijos da Espanha. Proveniente da região de Castela-La Mancha, seu nome de deve às ovelhas da raça Manchega cujo leite é usado na sua produção. Dependendo do grau de maturação, seu sabor pode variar do suave ao picante. Além disso, ele tem uma versão fresca, isto é, semi-curada, e outra curada, sendo uma excelente opção pra harmonizar com vinhos.
DICA: Perto do centro da cidade de Toledo fica o Museo del Queso Manchego, um museu dedicado a tudo relacionado ao queijo manchego. Primeiro, comece sua imersão no museu, que mostra a história e o processo de produção do queijo. Depois, na sala de degustação, eles combinam cinco queijos diferentes produzidos localmente com vinhos, pães e frutas. Por fim, compre alguns souvenirs na loja para relembrar sua passagem por Toledo!
Cabrales
As Astúrias produzem este forte queijo azul com uma mistura de leites de vaca, cabra e ovelha. O seu processo de envelhecimento acontece nas cavernas dos Picos de Europa e, por isso, o queijo adquire seu característico sabor intenso e picante. Ou seja, ele é uma escolha popular pra quem não tem medo de ousar na escolha de sabores.
Tetilla
Este queijo da Galícia se destaca pela sua forma cônica que lembra um pequeno mamilo (“tetinha”), daí o seu nome. É ideal pra quem prefere queijos menos intensos, e, por isso, é um dos favoritos em tapas e tábuas de queijos.
Idiazábal
Muito popular nas regiões montanhosas do País Basco e de Navarra, o queijo Idiazábal usa o leite de ovelhas das raças Latxa ou Carranzana. Além disso, ele é tradicionalmente defumado, o que lhe confere um sabor robusto e intenso, com um leve sabor de nozes.
Mahón
Vindo das Ilhas Baleares, o Mahón é um queijo de vaca que se distingue pelo processo de cura um tanto quanto incomum. Nele, os produtores esfregam óleo e pimenta em sua casca e, por isso, ela adquire uma coloração alaranjada. Este queijo versátil de textura semi-firme é excelente tanto pra petiscos, quanto pra compor pratos mais elaborados.
Queso de la Serena
O queso de la Serena, que usa o leite de ovelhas da raça Merina, é famoso por sua textura cremosa e, por vezes, quase líquida no centro. Apresentando um sabor ligeiramente amargo, é uma iguaria bastante popular na região de Extremadura, sendo perfeito para ser degustado com pão.
Roncal
O Roncal é um queijo robusto e de sabor marcante que usa leite cru de ovelhas. Seu processo de envelhecimento na região de Navarra leva, pelo menos, quatro meses. De textura firme e com um sabor que lembra nozes, só que com um leve toque picante, ele é ideal pra quem gosta de queijos mais intensos.
Torta del Casar
A Torta del Casar é um dos queijos mais emblemáticos da região de Extremadura. Feito com leite de ovelha, ele tem uma textura extremamente cremosa, quase líquida, no seu miolo.
DICA: Ou seja, nada de sair fatiando este queijo, viu? Ao invés disso, basta retirar a parte superior dele (a “tampa”) e mergulhar seu pão no “creme “fondue” prontinho que você vai encontrar. Seu sabor forte é ideal pra quem aprecia sabores intensos.
A Espanha é um verdadeiro paraíso para os amantes de queijo, com uma diversidade impressionante de sabores e texturas que refletem as regiões e tradições locais. Cada queijo conta uma história única, oferecendo uma deliciosa maneira de conhecer mais sobre a cultura e a gastronomia do país. Servidos?
Veja também meus outros posts sobre a Espanha:
Como funciona o transporte na Espanha