Categories Destinos Espanha Europa

Espanha – Principais Destinos Turísticos da Espanha

A Espanha é um país vibrante e repleto de destinos turísticos que refletem sua rica história e cultura diversa. De cidades cosmopolitas a vilarejos pitorescos, cada canto da Espanha oferece uma experiência única. Neste post, vamos explorar alguns dos principais destinos turísticos da Espanha, que certamente devem estar no seu roteiro de viagem.

Madri

Dentre os principais destinos turísticos da Espanha, a sua capital, certamente, ocupa um lugar de destaque. Madrid é uma cidade tão cheia de vida e cultura que seria difícil traduzir em palavras o efeito que ela tem sobre seus visitantes. A cidade não deixa nada a desejar a nenhuma outra grande capital do mundo. Seja por ter os melhores museus de arte da Europa, com as mais valiosas obras-primas renascentistas, ou pelos inúmeros locais históricos, é fácil entender o motivo de o Império Espanhol ter se estendido por todo o mundo nos séculos XVI e XVII.

Por outro lado, não são somente as construções grandiosas que tornam Madrid um lugar inesquecível: a cidade também encanta com seus mais singelos cantos. Um simples “café con leche” numa praça imponente, ou drinks num bar no terraço de algum edifício, ou mesmo um passeio pelo Parque do Retiro, é certo que você vai se apaixonar por essa cidade.

Barcelona

Capital da Catalunha, Barcelona é a segunda cidade da Espanha e, com certeza, um dos principais destinos turísticos da Espanha e, por que não dizer, do mundo. Dito isso, essa é uma cidade onde o modernismo típico de Gaudí se mistura com a história medieval em perfeita harmonia. Em outras palavras, essa é uma das poucas cidades que tem identidade própria e te deixam, para sempre, com uma marca. Independentemente se você é um admirador de artes e arquitetura, ou um amante da boa gastronomias e da vida noturna, Barcelona sempre tem algo para encantar a todos. Adicione a isso praias urbanas limpas e lindas, e tantas opções de compras que você não vai saber nem por onde começar.

Sevilha

Muito além de sua capital, Sevilha é a alma da Andaluzia, famosa por três das coisas mais características da Espanha: flamenco, tapas e touros. A herança mourisca é visível em tudo, desde os coloridos azulejos pintados que decoram muitos edifícios, aos arcos em ferradura dos palácios e, obviamente, à icónica Plaza de España, com sua beleza ímpar. Ahn, claro, se vier a Sevilha, não saia sem visitar seu Real Alcázar: é digno das páginas de um conto medieval (ou de Game of Thrones, claro)!

Granada

Dentre os destinos turísticos da Espanha, Granada seja, talvez, o maior responsável pela existência do país que hoje conhecemos. A cidade é abençoada com uma herança mourisca que remonta a mais de 700 anos, no entao, o ápice disso tudo se encontra em Alhambra. Estou falando de um complexo com palácios, pátios e jardins onde, originalmente, os Emires de Granada (sim, os governantes mouros) usavam como refúgio no calor do verão.

Além disso, o bairro de Albaicín encanta a todos, desde as suas casas brancas até suas vistas deslumbrantes de Alhambra. Você pode percorrer as ruas da antiga cidade mourisca, exatamente como era na época medieval, ou entrar nas cavernas do histórico bairro cigano, famoso por seus shows de flamenco. Enquanto isso, não deixe de admirar os picos da Sierra Nevada ao longe: praticamente uma pintura, de tão lindo!

Valência

Dentre os destinos turísticos da Espanha, Valência é um dos que melhor combina história e modernidade, e a Cidade das Artes e Ciências é um excelente exemplo disso. Além disso, a cidade tem todos os atrativos que garantem que os visitantes tenham uma estadia maravilhosa: um centro antigo vibrante com um labirinto de pequenas vielas e edifícios medievais e praias. Sim, Valência também fica no Mediterrâneo, o que significa que você pode descansar com os pés na areia depois de muito bater perna pelo centro histórico.

Bilbao

Um lugar que, de alguma forma, combina todas as melhores partes da França e da Espanha é Bilbao, uma cidade diferente de qualquer outra no mundo. Esta metrópole portuária é o berço da língua mais antiga da Europa (isso mesmo!) e tem um cenário gastronômico incrível e multipremiado. Além disso, Bilbao está rodeada pelas Montanhas Bascas e fica num estuário que leva ao Oceano Atlântico.

Ou seja, você pode fazer caminhadas ao redor da colina Artxanda pela manhã, seguidas de uma sessão de surf na Praia de Sopelana à tarde. Acha que acabou? Pois achou errado: Bilbao também fica a menos de quatro horas de carro dos Pirenéus, que possuem estações de esqui de classe mundial durante os meses de inverno.

Córdoba

Há mil anos, Córdoba era, simplesmente, a maior cidade do mundo, com uma população bem maior que Paris ou Londres na época. Foi a capital do Califado de Córdoba, que durante várias centenas de anos controlou grande parte da Península Ibérica. O Califado Omíada já desapareceu há muito tempo, mas a sua herança é visível em todo o centro histórico da cidade, principalmente na sua fascinante Mesquita-Catedral. Além disso, se perca pelas ruelas de paralelepípedos do Bairro Judeu ou pelas enigmáticas ruínas da Medina Azahara, nos arredores da cidade.

Santiago de Compostela

Desde a descoberta dos restos mortais do apóstolo Tiago em uma “igrejinha” no século IX, milhares e milhares de peregrinos de todos os cantos do mundo se dispõem a percorrer longas distâncias para homenagear o, agora, famoso santo. A Catedral de Santiago de Compostela já se estabeleceu como um dos lugares mais emblemáticos do planeta Terra, algo que permeia o imaginário popular desde que eu me entendo por gente. Entretanto, caso você nem seja religioso ou nem ligue muito pra História, essa cidade tem algo a oferecer pra todo mundo.

Como dizem alguns galegos (nativos da Galícia), mais que uma cidade, Santiago de Compostela é uma “grande aldeia”. Isso porque este destino turístico da Espanha tem uma população em torno de 100 mil habitantes, mas, a cada ano, quase 40.000 estudantes se instalam lá pro início de mais um ano letivo. Junte isso aos milhares de peregrinos que chegam sem parar, e Santiago de Compostela se torna, literalmente, um caldeirão cultural. Ruas de pedra, obras primas arquitetônicas, incrível culinária, paisagens pitorescas e, sim, a imponente catedral de Santiago de Compostela: a cidade é um baú de tesrouros!

Cáceres

Aqui em Cáceres, as ruas medievais de paralelepípedos se embrenham entre antigos palácios, igrejas, arcos e muito mais, transportando você do século 21 direto pra um conto de fadas. Apesar dos seus milhares de anos de história, essa pequena cidade no oeste de Espanha desfruta de uma cultura contemporânea e moderna sob a forma de festivais coloridose comidinhas de classe mundial. Não à toa, Cáceres ganhou o apelido de “La Ciudad Monumental” depois ser considerada o destino turístico da Espanha mais bem preservado do país. A melhor maneira de conhecer a cidade é simplesmente se perder em seu centro histórico, que permanece praticamente intocado desde os tempos medievais.

Trujillo

Situada entre os rios Tojo e Guadiana, Trujillo tem um conjunto de igrejas, castelos e palácios no entorno da sua linda Plaza Mayor que são declarados “Imóveis de Interesse Cultural”. Além disso, esta cidade já foi berço de personagens ilustres ligados à descoberta da América no século XVI. Por esta razão, Trujillo se enquadra na chamada Rota dos Conquistadores, que inclui outras localidades da região de Extremadura como Medellín, Villanueva de la Serena ou Jerez de los Caballeros.

HISTÓRIA: As origens de Trujillo remontam ao assentamento primitivo chamado Turgalium. Após ser ocupada por romanos e, depois, visigodos, Trujillo permaneceu sob domínio árabe por mais de 500 anos. Neste período, a cidade teve um desenvolvimento notável. Em seguida, passou para as mãos cristãs após ser conquistada em 1232 pelo rei Fernando III, e foi o monarca Juan II quem deu a Trujillo o título de cidade em 1430.

Toledo

Conhecida como a cidade das três culturas, Toledo é um dos mais impressionantes Patrimônios Mundiais da UNESCO, um paraíso para qualquer fã de história. Aqui, muçulmanos, cristãos e judeus coexistiram durante séculos, praticando as suas religiões e deixando uma herança inestimável na arquitetura. É comum ouvir os locais enchendo o peito pra dizer que apenas Roma tem mais locais históricos por metro quadrado do que Toledo. Isso dá uma noção do quão impactante é a atmosfera histórica daqui! A cidade velha é uma combinação das culturas judaica, islâmica e cristã, e, em muitas construções, você vai enxergar como todas essas influências se misturam.

Ávila

Declarada Patrimônio Mundial da UNESCO, a cidade de Ávila é adorada por suas muralhas medievais que formam um anel fortificado IN-TAC-TO ao redor dela. Se você tiver a chance, admire Ávila a partir do oeste. Vai parecer que a cidade está saindo das páginas de um livro de histórias ou do cenário de um filme de fantasia. E seu aspecto tem uma razão de ser: a cidade foi desenvolvida depois que esta parte da Espanha foi reconquistada dos mouros. Além disso, seu intuito era servir de bastião contra o califado que ainda resistia ao sul.

Segóvia

No sopé da serra de Guadarrama fica Segóvia, uma cidade onde, há 19 SÉCULOS, o nascer do sol ilumina os arcos do seu icônico aqueduto. Ainda por cima, Segóvia fica mais especial por conta do seu castelo de conto de fadas, a ponto de, em 1985, ter sido declarada Patrimônio Mundial da UNESCO. Esta fantástica cidade possui inúmeras atrações de grande significado histórico e artístico. O melhor de tudo é que Segóvia fica a apenas 90 km de Madrid, o que a torna uma das melhores escapadelas da capital espanhola.

CURIOSIDADE: O traçado e a inclinação de Segóvia fazem com que muitas pessoas visualizem um grande navio no formato da cidade. Dessa forma, o Alcázar estaria na proa, enquanto a Catedral seria o mastro principal e o Aqueduto, a âncora lançada ao mar, que está representado pela serra.

DICA: A “calle Puerta de Santiago” e, portanto, a Puerta de Santiago, faz parte do Caminho de Santiago.

San Sebastián

Dentre os destinos turísticos da Espanha de maior destaque no mundo, San Sebastian ocupa, provavelmente, um lugar no pódio. Localizada na costa do País Basco espanhol, essa cidade abriga lindas praias urbanas, um estilo de vida tranquilo e alguns dos mais renomados cantinhos gastronômicos do planeta! Apesar de ser popular entre as multidões de turistas, San Sebastian não é um daqueles lugares que você deve evitar. Com uma história que remonta a milhares de anos, há motivos de sobra pra incluir San Sebastian num itinerário pelo norte da Espanha. Em resumo, seja uma peregrinação culinária, ou uma viagem de surf, você vai se apaixonar pela cidade.

Oviedo

Se você tem vontade de conhecer as Astúrias, esta região, muitas vezes, esquecida no norte da Espanha, a melhor maneira é começar pela capital, Oviedo. A cidade fica não em uma, mas em duas rotas de peregrinação a Santiago de Compostela e tem um charme próprio que conquista quem a visite. Em outras palavras, seja pela sua grande catedral, ou pelas criações dos chefs locais com estrelas Michelin, o que não falta é o que fazer por aqui.

Girona

Capital da província de mesmo nome, Girona é uma cidade medieval INCRÍVEL de conhecer, caso você esteja por essas bandas da fronteira com a França. Desde os Mouros, 800 anos antes, até Napoleão, muitas pessoas quiseram colocar as mãos em Girona. Não à toa, a cidade conta com um dos últimos bairros judeus sobreviventes da Espanha. Além disso, Girona enfrentou nada menos que 25 cercos em toda sua história, o que explica porque as altas fortificações até os dias de hoje. Se você é fã de Game of Thrones, já terá visto as ruas de pedras na sexta temporada, quando a cidade representou a cidade livre fictícia de Braavos.

Alicante

Alicante é a capital da região da Costa Blanca, um popular destino de férias no leste da Espanha. O seu nome vem da interminável sequência de praias de areia branca desta parte do país. A cidade tem tudo que você procura quando viaja: relaxamento no litoral, e a cultura de um dos destinos turísticos da Espanha mais maravilhosos. Você vai passar as manhãs passeando em museus, igrejas e no impressionante Castelo de Santa Bárbara, enquanto suas tardes serão nadando no Mediterrâneo (ou cochilando sob um guarda-sol).

A Espanha é um destino turístico incomparável, onde cada região oferece uma experiência distinta. Quer dizer, quer você esteja buscando cultura, gastronomia ou belas paisagens, os destinos turísticos da Espanha têm algo para todos os gostos. Planeje sua viagem e descubra a diversidade e a beleza deste país fascinante.

Veja também meus outros posts sobre a Espanha:

Informações sobre a Espanha 

As 17 regiões da Espanha

Como funciona o transporte na Espanha

Você também pode gostar...