É praticamente impossível pensar em Espanha e não se lembrar imediatamente das famosas tapas espanholas. Ainda que a culinária do país seja mundialmente reconhecida por outros diversos aspectos, estes pequenos pratos cheios de sabor são, com certeza, a estrela da festa. Estas delícias, que variam de região para região, não são apenas uma refeição rápida, mas uma verdadeira experiência social. Ou seja, através das tapas espanholas você terá uma experiência autêntica junto ao espírito descontraído e acolhedor de toda a Espanha. Então, vem comigo que eu vou te contar quais são as tapas mais tradicionais em cada região do país. De nada! 😉
O “sistema” de tapas espanholas
Antes de tudo, saiba que as tapas espanholas são muito mais do que “meros” aperitivos. Elas são uma parte essencial da vida social e gastronômica da Espanha. Portanto, o que eu chamo de “sistema de tapas” é, sim, uma tradição enraizada na cultura espanhola e reflete a maneira descontraída com a qual os espanhóis enxergam suas refeições.
O conceito das tapas espanholas
Primeiramente, é bom entender o que significa “tapa”, certo? Bom, o termo “tapa” em espanhol vem do verbo “tapar”, que significa a mesma coisa que em português: ou seja, “cobrir”.
Dito isso, reza a lenda que as tapas surgiram quando os bares serviam pequenas porções de comida em pequenos pratos pra COBRIR os copos de bebida e proteger os drinques da poeira e das moscas. No entanto, com o tempo, essas pequenas porções evoluíram pra uma variedade de pratos saborosos que servem de “acompanhamento” das bebidas.
Como funcionam as tapas espanholas
Em muitos bares e restaurantes espanhóis, você encontra no cardápio uma grande seleção de tapas pra compartilhar entre amigos ou familiares, o que reforça o caráter social e interativo das refeições na Espanha. No entanto, elas podem variar de simples opções, como azeitonas “puras”, a combinações mais sofisticadas. Além disso, o “sistema de tapas” é flexível e pode variar um pouco de região para região.
Por exemplo, a cidade de Granada, na Andaluzia, é famosa por sua tradição de tapas “grátis”. Quer dizer, na maioria dos bares da cidade, ao pedir uma bebida, você receberá uma tapa sem custo adicional. Por isso, essa prática se tornou um dos marcos da culinária local e um atrativo para turistas. Da mesma forma, em Sevilha, é comum que o preço da bebida inclua uma tapa gratuita, o que torna o ambiente ainda mais amigável e acessível. Eu já comprovei e aprovei esse “esquema” nas duas cidade e posso afirmar: todo mundo sai ganhando, clientes e donos de bares! Aproveite!
As tapas de cada região da Espanha
Então, a partir de agora eu vou te contar quais são as tapas espanholas características de cada região do país. Isso mesmo, cada região acaba criando suas próprias versões de “tira-gostos”. Assim, você já vai saber o que esperar das suas visitas aos bares e restaurantes das cidades que você for visitar.
ANDALUZIA
Gazpacho
Esta tradicional tapa espanhola nada mais é que uma sopa fria à base de tomate, pepino e pimentão.
Jamón Ibérico
Simplesmente, um dos maiores destaques de toda a Espanha: o tradicional presunto curado de porco preto.
Tortilla de Camarones
Uma fina fritura de camarões pequenos, típica das áreas costeiras da Andaluzia. Ou seja, praticamente um “tempurá” de camarão!
CATALUNHA
Pan con Tomate
Se tem coisa mais simples que um pão tostado com tomate, azeite e alho, eu desconheço. No entanto, eu te desafio a dizer que essa tapa espanhola é “sem graça” depois de prová-la.
Escalivada
Uma deliciosa mistura de legumes assados, como, por exemplo, pimentão, berinjela e cebola, servidos frios.
GALÍCIA
Pulpo a la Gallega
Esta tapa espanhola tem o polvo como sua estrela. Rodelas da iguaria são temperadas com páprica, sal grosso e um fio de azeite. Além disso, é comum vir acompanhada de batatas cozidas e um pouco de vinho branco, ou o caldo do próprio polvo.
Empanada Gallega
A tradicional massa de empanada que pode vir recheada com diferentes ingredientes, como, por exemplo, carne, peixe ou legumes.
PAÍS BASCO
Pintxos
Pequenos petiscos variados que, necessariamente, são servidos em palitos.
Gilda
Aqui, azeitonas, anchovas e pimenta se unem pra formar uma tapa simples e saborosa.
MADRID
Callos a la Madrileña
Assim como a nossa dobradinha, esta tapa típica de Madrid é um guisado de tripas com chouriço e morcela, sendo uma alimentação que remonta aos tempos medievais.
Bocadillo de Calamares
Nesta tapa espanhola temos não só um sanduíche, mas um sanduíche de anéis de lula fritos. Tem coisa melhor?
VALÊNCIA
Esgarraet
Uma salada de pimentão assado, bacalhau desfiado e, por fim, azeite. Tá bom pra você?
Clóchinas
Mexilhões cozidos ao vapor, típicos do verão valenciano à beira-mar. Que tal?
ASTÚRIAS
Chorizo a la Sidra
Nada menos que chouriço cozido na tradicional sidra asturiana.
Cachopo
Bife empanado recheado com presunto e queijo. Ou seja, praticamente a nossa milanesa!
CANTÁBRIA
Rabas
Lulas fritas, semelhantes aos calamares, mas cortadas em tiras mais finas.
Anchoas de Santoña
Anchovas curadas em azeite da melhor qualidade e, portanto, perfeitas!
ILHAS CANÁRIAS
Papas Arrugadas con Mojo
Batatas cozidas com casca, servidas com molhos típicos, que podem ser de “mojo verde” ou vermelho.
Gofio Escaldado
Uma espécie de purê feito com gofio, ou seja, farinha de cereais tostados, e caldo de peixe.
NAVARRA
Espárragos de Navarra
Aspargos brancos, geralmente servidos com azeite ou maionese.
Pimientos del Piquillo
Pequenos pimentões assados e recheados com algum ingrediente, como, por exemplo, bacalhau ou carne.
CASTELA E LEÃO
Morcilla de Burgos
Morcela, ou seja, linguiça de sangue, servida com acompanhamentos diversos.
Torreznos
Barriga de porco frita, crocante e salgada. Ou seja, o nosso bom e velho torresmo!
EXTREMADURA
Torta del Casar
A Torta del Casar é um dos queijos mais emblemáticos da região de Extremadura. Feito com leite de ovelha, a dica é retirar a parte superior dele (a “tampa”) e mergulhar seu pão no “creme “fondue” prontinho que você vai encontrar.
Jamón Ibérico de Bellota
Uma das melhores variedades de presunto ibérico, proveniente de porcos alimentados com bolotas (aquele fruto de árvores que pertencem à família dos carvalhos, parece uma sementezinha).
ARAGÃO
Migas Aragonesas
Pão duro esfarelado frito com alho, acompanhado de chouriço e uvas. Simples e perfeito!
Ternasco de Aragón
Carne de cordeiro, que pode ser assada ou grelhada, servida em pequenas porções.
MÚRCIA
Marinera
Uma salada de batata e maionese servida em uma torrada com uma anchova por cima.
Zarangollo
Um refogado de abobrinha, cebola e ovos mexidos.
ILHAS BALEARES
Sobrasada
Um embutido de porco temperado com páprica que é, muitas vezes, servido com pão.
Ensaimada
A ensaimada é um pão doce em forma de espiral que é típico das Ilhas Baleares, mais especificamente, da ilha de Maiorca. Você pode encontrar essa massa leve e folhada em seu modo mais simples, ou, então, recheada com creme, abóbora caramelizada (conhecida como cabello de ángel) ou chocolate. Além disso, é comum encontrar essa guloseima toda salpicada com açúcar de confeiteiro. Então, nenhuma surpresa em porque os espanhóis a consideram um pão, uma sobremesa (como eu contei neste meu post aqui) e, até mesmo, uma tapa!
CASTELA-LA MANCHA
Atascaburras
Um “simples” purê de batata com bacalhau e ovos. Senhor!!!
Pisto Manchego
Um prato similar à ratatouille, feito com tomates, pimentões e abobrinha.
LA RIOJA
Patatas a la Riojana
Batatas cozidas com chouriço, pimentão e alho. Sustança e suculência!
Champiñones a la Plancha
Cogumelos grelhados já são bons, mas cogumelos grelhados servidos com alho e azeite são de matar!
Em suma, as tapas espanholas são muito mais do que simples aperitivos; são uma verdadeira celebração da cultura e da tradição gastronômica da Espanha. Seja em um bar animado em Madrid ou em uma pequena taberna em Sevilha, as tapas proporcionam a oportunidade perfeita para explorar a cozinha local e se conectar com a vibrante vida social espanhola. Então, da próxima vez que estiver na Espanha, não perca a chance de se deliciar com essas “pequenas” iguarias e vivenciar um dos aspectos mais autênticos e saborosos da cultura espanhola. ¡Buen provecho!
Veja também meus outros posts sobre a Espanha:
Como funciona o transporte na Espanha