A culinária espanhola é uma verdadeira celebração de sabores, texturas e tradições regionais. Cada prato conta uma história única, refletindo a diversidade cultural e geográfica do país. Dos campos de Castilla y León ao litoral mediterrâneo, os pratos principais da culinária espanhola encantam paladares ao redor do mundo. Neste post, vou te contar um pouco sobre alguns dos pratos mais icônicos da Espanha pra que você pode ter uma jornada ainda mais inesquecível (e saborosa) por este país!
Pratos Principais
Por definição, um prato principal é o componente central de uma refeição, pensado pra ter mais “sustança” e ser mais satisfatório do que as entradas. Geralmente, consiste em uma porção maior de proteína, que pode ser carne, peixe ou frango, juntamente de guarnições como vegetais, arroz, batatas ou massas.
Paella
Sem dúvida, este prato originário de Valência é um dos mais icônicos pratos principais da culinária espanhola. A versão tradicional é feita com frango, coelho e, em algumas receitas, caracóis.
CURIOSIDADE: A autêntica paella não usa frutos do mar, embora versões modernas tenham popularizado o uso.
Cochinillo asado
Tradicional de Segóvia, neste prato o leitão é assado inteiro, geralmente em um forno de lenha.
CURIOSIDADE: É comum usar um prato para cortar o leitão, em vez de facas, pra simbolizar a maciez da carne.
Fabada Asturiana
Este prato típico das Astúrias consiste em um ensopado de feijão branco, chouriço e morcela. Ou seja, um prato ideal pro inverno, perfeito para os dias mais frios da região montanhosa do país.
Rabo de Toro
Conforme o próprio nome já diz, este prato tradicional de Córdoba nada mais que é um ensopado de “rabo de touro”, ou seja, uma apetitosa rabada. Originalmente, os espanhóis consumiam este prato após as touradas, uma tradição que remonta à época romana.
Fideuá
Ao invés de arroz, a irmã gêmea (bivitelina) da paella leva macarrão fino em sua composição. Popular em Valência, a fideuá é, geralmente, servida com frutos do mar.
CURIOSIDADE: Este prato foi criado por pescadores que, em certo ocasião, ficaram sem arroz pra fazer uma paella e improvisaram com macarrão. Deu super certo!
Callos à la Madrileña
Assim como a nossa dobradinha, este prato típico de Madrid é um guisado de tripas com chouriço e morcela, sendo uma alimentação que remonta aos tempos medievais. Naquela época, a população tinha acesso apenas às partes menos nobres do animal e usavam a criatividade para cozinhar pratos nutritivos e saborosos.
Caldereta de cordero
Tradicionalmente, este ensopado de cordeiro era amplamente consumido na região de Extremadura. Os pastores preparavam este delicioso prato da culinária espanhola ao longo dos vários dias que ficavam isolados no campo.
Chuletas de cordero a la brasa
Estas costelinhas de cordeiro grelhadas são super tradicionais na região de Castilla y León. Um prato simples e saboroso que valoriza a abundância de carnes dessa parte do país.
Marmitako
Originalmente do País Basco e da Cantábria, os pescadores preparavam este ensopado de atum e batatas nos próprios barcos, enquanto seguiam navegando pelo mar Cantábrico.
Arroz com Bogavante
Basicamente, este prato típico da costa mediterrânea da Espanha nada mais é que um suculento arroz com lagosta. A grande sacada aqui é cozinhar a (enorme) lagosta junto com o arroz para, assim, criar um sabor mais intenso e encorpado.
Pisto Manchego
O Pisto Manchego é um guisado de vegetais que leva, principalmente, tomate, abobrinha, pimentão e cebola. A origem deste prato simples e saboroso, que muitos consideram “primo” do ratatouille francês, é a região de Castilla-La Mancha.
Cordero asado
Muito popular na região de Castilla y León, a maciez e o sabor intenso desse prato se deve ao fato do cordeiro assar lentamente em fornos à lenha.
Bacalao pil-pil
Este icônico prato tem origem no País Basco, no norte da Espanha. Geralmente, usa-se uma frigideira bastante quente com azeite e alho pra fritar uma posta macia de bacalhau. Posteriormente, adiciona-se chili picante pra dar um toque especial ao prato. No entanto, se você não é fã de comidas apimentadas, basta avisar que quer “sem pimenta” e pronto: aproveite!
Sopa cortijera
Esta iguaria da vila de Setenil de las Bodegas leva aspargos selvagens, ovo, chorizo, pão e páprica. Ou seja, com tantos nutrientes juntos, este prato é uma excelente pedida nos dias e noites mais frios.
Chuletón de Ávila
Um bife de vitela da raça Avileña-Negra, grelhado na brasa e servido com nada mais do que um acompanhamento de batatas fritas e um bocado de mostarda.
A Espanha é um país onde cada refeição é uma celebração da história e da cultura. Dos pratos tradicionais preparados há séculos, aos sabores inovadores que refletem influências modernas, os pratos principais da culinária espanhola são um convite para explorar a diversidade e a riqueza de cada região. Seja degustando uma Paella em Valência ou saboreando o lendário Chuletón de Ávila, a gastronomia espanhola oferece experiências únicas que valem a pena serem descobertas.
Veja também meus outros posts sobre a Espanha:
Como funciona o transporte na Espanha