Conhecida como a capital europeia do vento (pense na ventania), a cidade está localizada do outro lado do Estreito de Gibraltar, de frente para o Marrocos. A distância entre Marrocos e Tarifa é de aproximadamente 14km. Na maior parte do tempo a visibilidade é boa, o que permite admirar a costa africana das praias de Tarifa.
Origem
A primeira menção à cidade de Tarifa é feita por historiadores árabes ao citarem a chegada de um berbere chamado Tarif à região no ano de 710. Ou seja, esse pode ter sido o motivo do nome da cidade. Por outro lado, sua origem pode ser através da derivação da palavra "tarf", que, em árabe, significa "ponto" ou "extremo". De qualquer forma, seu emblemático castelo foi construído em 960 por um califa mouro, dando origem ao recinto defensivo que resiste há tanto tempo e é reconhecido como um dos mais bem preservados castelos da Espanha.
A cidade de Tarifa é famosa por seus deliciosos pratos de atum. Só pra ter uma noção, o atum rabilho é pescado em Tarifa há, pelo menos, três mil anos! Atualmente, essa espécie é protegida e sua pesca é controlada.
Curiosidade:
Tarifa é o ponto mais ao sul da Espanha e da Europa continental como um todo.
É aqui em Tarifa onde o Mar Mediterrâneo e o Oceano Atlântico se encontram.
Dica/Vantagem:
Por ser a capital europeia do vento, uma das coisas mais populares em Tarifa é a prática de esportes aquáticos como, por exemplo, kitesurf, windsurf ou surfe.
Tarifa é um ótimo local para mergulhar ou observar de perto as baleias (orca, cachalote, assassina e outras) e os golfinhos (comuns, nariz-de-garrafa, listrados) em seu habitat natural. A época de observação de baleias em Tarifa vai de abril a outubro, sendo que o pico da temporada vai de meados de junho até o início de setembro.
Se você veio a Tarifa em busca de descanso, você pode se esticar em uma das praias de areia branca de lá e aproveitar para degustar o icônico atum vermelho da região.
Atum (Tarifa)
A cidade de Tarifa é famosa por seus deliciosos pratos de atum. Só pra ter uma noção, o atum rabilho é pescado em Tarifa há, pelo menos, três mil anos! Atualmente, essa espécie é protegida e sua pesca é controlada.