Bem-vindo a Setenil de las Bodegas, a mais singular de todas as vilas brancas da Andaluzia! Esta belíssima cidade é conhecida por suas moradias construídas diretamente em uma rocha que paira sobre o Río Guadalporcún. Uma fusão perfeita entre a natureza e o homem. Por se situar no fundo de um cânion, as "ruas de cavernas" de Setenil têm sido usadas como casas e pedras vivas desde os tempos pré-históricos. A diversão por aqui é passear pelas ruas estreitas e ficar constantemente embasbacado com as casas emergindo do coração da rocha das formas mais inusitadas possíveis.
Origem
A história deste povoado remonta à época romana, quando a região ficou famosa por suas fortificações. Mais tarde, durante a ocupação muçulmana na Península Ibérica, Setenil ocupou um lugar de muito destaque por conta de sua posição estratégica e suas defesas naturais.
Ficha técnica
População (2021): 2.698 habitantes
Área: 82 km2
Quando fomos: Outubro
Temperatura média na época: 19 a 22 graus de dia
Quanto tempo ficamos: 0,5 dia
Acredita-se que, em tempos pré-históricos, trogloditas (moradores das cavernas) viviam dentro das cavernas desta vila. Já em tempos mais modernos, os moradores construíram casas nos espaços entre as rochas, evitando que ficassem muito quentes no verão e muito frias no inverno.
Curiosidade:
Durante o período da ?Reconquista? entre mouros e cristãos, conta-se que os cristãos levaram 15 dias para capturar o castelo e mais de 7 tentativas para retomar a vila. Esta história deu à cidade o nome de ?Setenil?, vindo do latim ?Septem Nihil?, que significa ?7 vezes não?.
Bodegas significa ?vinícolas?, e esta cidade recebeu seu nome por conta do seu comércio de vinhos muito próspero no passado. Hoje em dia, as vinícolas são muito menores, mas a cidade ainda é conhecida por suas deliciosas azeitonas e amêndoas.
Dica/Vantagem:
Alguns mirantes espetaculares da vila são: Calle San Sebastian, numa parte alta da cidade a 15 minutos de caminhada da Calle Cuevas del Sol; Calle Ventosilla Alta, onde existe um mirante ainda mais alto; Mirador Balcón, um deck de observação aberto 24 horas por dia; e Mirador del Carmen, um ponto te observação alcançado depois de subir 93 degraus...mas vale a pena!
Sopa cortijera (Setenil de las Bodegas)
Uma iguaria da vila feita com aspargus selvagens, ovo, chorizo, pão e páprica. Este prato nutritivo é uma excelente pedida nos dias e noites mais frios.