Uma bela casa do século XVIII na praça principal de Estepona - aquela com a estátua do elefante no exterior. Um prazer inesperado encontrar um lugar como este no que antes era apenas uma vila de pescadores.
A casa das Tejerinas tem o nome de duas irmãs que nasceram, viveram e morreram (mas nunca se casaram) nesta casa. É o que os espanhóis chamam de ?palacete?. Na verdade, não é um palácio, mas sim uma grande residência inteligente. As irmãs - Francisca (Paca) e Carmen, nasceram em meados do século XIX, 100 anos depois da construção da casa na sua forma actual, num edifício muito mais antigo.
Naquela época, a Plaza de las Flores (então chamada Plaza de la Constitución), não era apenas o centro físico da pequena cidade de Estepona, mas o centro de sua vida social com o mercado diário instalado em parte dela, corridas de touros realizadas aqui, e festas elegantes organizadas pelas irmãs Tejerina.
Com a morte da irmã sobrevivente, Paca, a casa foi doada para ser usada como hospital, administrado por freiras. Posteriormente, foi assumido pela Câmara Municipal e funcionou como Centro de Formação de Adultos e Centro Cultural.
Actualmente é o Posto de Turismo - são muito prestáveis ??e têm bons stocks de mapas e folhetos - e uma excelente galeria de arte. As exposições mudam regularmente e vale a pena voltar numa segunda visita, pois pode ser algo novo.
Mas outro bom motivo para ir à Casa de las Tejerinas é o próprio edifício. Tal como a Casa del Aljibe (hoje alberga o Museu Arqueológico - vá vê-lo), é um típico exemplo de residência de cavalheiros dos séculos XVIII-XIX. Você começa com uma grande varanda de entrada, chamada Zaguan. Tradicionalmente, estes eram considerados parte da rua e não da casa, e por isso, no passado, mendigos ou vendedores podiam instalar-se ali, e as pessoas não tinham escrúpulos em abrigar-se do lado de dentro, fora das ocasionais tempestades de inverno.
O Zaguan dá sempre acesso a um pátio central, aqui temos um exemplo muito bonito, com arcos tanto ao nível do solo como na varanda do primeiro andar.
Esta varanda é na verdade o corredor que dá acesso aos quartos desse nível; uma bela escada leva até eles.
Entre e veja este lindo edifício, tenha ou não tempo para visitar a exposição de arte ou também o Posto de Turismo.