A Praça da Bastilha marca o local onde existia a fortaleza e prisão da Bastilha, construÃda no século XIV e destruÃda no final do século XVIII, no famoso evento conhecido como a "Queda da Bastilha". Começava aà a (igualmente famosa) Revolução Francesa. Em meados do século XIX, foi erguido nesse local um grande monumento chamado Coluna de Julho (Colonne de Juillet), marcando a queda da monarquia e homenageando as vÃtimas que lutaram na guerra. No topo da obra está um anjo dourado que simboliza o Gênio da Liberdade, o que também contribuiu para que a obra também ficasse conhecida como o Anjo da Bastilha. Atualmente, a Praça da Bastilha é palco de muitas manifestações culturais, esportivas e polÃticas, incluindo a festa de 14 de Julho, talvez a maior celebração francesa.
História
O antigo Bastião de Saint-Antoine, contruÃdo durante a Guerra dos Cem Anos, não passava de um mero portal para o bairro de Saint-Antoine quando, em 1383, ele foi ampliado para servir de ponto de defesa do lado leste da cidade. De tão robusta que essa fortaleza ficou, chamada de Fortaleza da Bastilha, ela passaria a ser temida por todos os meliantes franceses. O Rei LuÃs XIII foi o primeiro monarca a enviar prisioneiros para lá. Contudo, ao longo do tempo, a prisão foi perdendo seu prestÃgio até ficar reduzida a depósito de armas. Mal sabiam os governantes que seria justamente esse fato que seria a derrocada deles... Em 14 de julho de 1789, Camille Demoulins, um jornalista revolucionário, passou a incitar a população a marchar para o que ele chamava de caminhada para a liberdade. Nesse ponto, ninguém dava muito crédito para o movimento, e nem o mais revolucionário dos revolucionários poderia imagina que esse acontecimento culminaria num evento tão icônico quanto a Queda da Bastilha. Foi então que o povo, depois de passar pelo Hospital dos Inválidos e surrupiar cerca de 300 mil fuzis, foram até a relegada Bastilha para pegar o elemento que lhes faltava para a revolução: pólvora!
Intensidade de Esforço
Esforço baixo
Espiadinha
Tempo de visita (minutos)
30
Conheça mais em nosso blog
Disney Paris: Quais são os parques da Disneyland Paris
A Disneyland Paris é um dos destinos turÃsticos mais mágicos da Europa, atraindo milhões de visitantes todos os anos. Com não um, mas DOIS parques temáticos, o complexo oferece uma combinação única de encantamento e entretenimento para todas as idades.
Disney Paris: Informações sobre a Disneyland Paris
Antes conhecida como EuroDisney, há diversas informações sobre a Disneyland Paris que vão te ajudar na hora de programar a sua visita por lá. O complexo de entretenimento, que inclui 2 parques e um centro de compras, recebe cerca de 15 milhões de turistas por ano. Os parques Disneyland Park e o Walt Disney Studios ficam coladinhos um no outro, além de serem ligados pelo Disney Village .
Paris - O que fazer nos arredores de Paris
Paris é mundialmente conhecida por seus monumentos icônicos, museus renomados e bairros encantadores, mas a magia da Cidade Luz não se limita aos seus 20 arrondissements. Nos arredores de Paris, há uma abundância de tesouros que esperam para ser descobertos, cada um com sua própria história e charme único.
Paris - Um guia dos 20 bairros de Paris
O objetivo desse post é dar uma ajudinha à queles que tem o sonho de "viver Paris", de testemunhar esse esplendor ao vivo e a cores, mas não sabem por onde começar! Não julgo vocês, porque sim: escolher o que fazer em Paris, ainda mais quando se tem pouco tempo disponÃvel, é uma missão quase impossÃvel! Maaaaas, veja bem, meu amigo e minha amiga: você está com sorte! Aqui você terá seu primeiro "banho de loja" para entender "o que" e "onde" estão as maiores atrações de Paris, o que vai te poupar muito tempo (e dinheiro, por que não?) na hora de programar seus passeios pela cidade luz!
Paris - Transporte público de Paris
A Cidade Luz é conhecida por seu charme, cultura e beleza arquitetônica, mas também por sua eficiência no transporte público. Com apenas um mapa e algumas informações básicas, você pode facilmente se deslocar por toda a cidade.
Paris - Passes turÃsticos de Paris
Explorar uma das cidades mais icônicas e culturais do mundo, pode ser uma experiência ainda mais enriquecedora se você fizer uso dos passes turÃsticos de Paris. Esses passes não só proporcionam economia e praticidade, mas também permitem um acesso mais prático e conveniente à s atrações mais procuradas.
Dica/Vantagem:
O Marché Bastille, uma das maiores feiras de rua em Paris, acontece na Boulevard Richard Lenoir à s quintas e domingos, das 7 à s 14:30. Lá você pode encontrar uma grande oferta de produtos frescos, além de comidinhas, roupas, e mais! Para quem está em busca de atrações culturais, a Ópera Bastille é, claro, um prato cheio. Se você se interessa por óperas, vale a pena conferir a programação e escolher entre apresentações de orquestras, balés renomados ou musicais. A região da Bastilha é bastante frequentada por moradores da cidade, que são atraÃdos pela variada gama de bares, cafés e restaurantes descolados. Com preços acessÃveis e garantia de noites animadas, é uma ótima opção para entrar em contato com o verdadeiro espÃrito francês. Um bom ponto de partida é a Rua de Lappe, mas as opções por aqui são incontáveis! A Rue Crémieux já virou um ponto turÃstico de Paris graças ao charme das suas casinhas coloridas. Se você estiver disposto a fazer uma caminhada de 4,5 km, pode seguir pelo parque suspenso Promenade Plantée (Coulée verte René-Dumont) que te levará até o Château de Vincennes, ou encurtar o passeio e relaxar no Canal Saint-Martin. Alerta:
Nada como alinhar suas expectativas e entender que você não vai encontrar nenhum resquÃcio da antiga fortaleza da Bastilha. Ela foi totalmente demolida durante a Revolução Francesa, tendo seus escombros maiores sido usados para outras construções no perÃodo. Curiosidade:
A lendária prisão da Bastilha situava-se justamente onde agora fica a Praça da Bastilha, mais precisamente onde está a Coluna de Julho, que muitos confundem como sendo um sÃmbolo da queda da antiga fortaleza. A coluna foi construÃda como forma de celebrar a deposição do Rei Charles X (último neto de LuÃs XV) em 1835, após 3 dias de intensas batalhas. Na época da demolição da fortaleza da Bastilha, que começou apenas dois dias depois da sua tomada, o dono da empresa de demolição, monsieur Pierre-François Palloy, conhecido como o "Patriota", ficou com todos os escombros como forma de pagamento (já que não tinha sido pago pelo serviço), e passou a vender o pedaços menores como souvenirs da revolução. EspÃrito empreendedor que fala, né?!
a Praça que celebra a queda da monarquia em oposição a toda e qualquer tirania um monumento que retrata o espÃrito da revolução francesa e da democracia
amamos retorno ao local 11 anos apos no janeiro de 2024
o metro permite um acesso rapido desde a linha amarelo com rosa com a extensão e passeio pelas margens do sena
Local tranquilo e fácil de chegar por metrô, tem uma praça grande ao lado pra descansar comendo um croissant. É incrÃvel poder presenciar um local que tanto aprendemos nos livros e que foi tão importante pra história da França!
Faltou o banheiro público em bom estado
Sensacional saber das histórias que ocorreram na revolução francesa, espaço deslumbrante
Fiz um percurso sobre a história da Revolução Francesa com a professora Natália Bravo, responsável pelo Paris de Histórias. ImperdÃvel. O contato pode ser feito pelo Instagram, com marcação prévia.