Atualmente, a Conciergerie faz parte de um complexo que abriga o Palácio da Justiça e a Sainte-Chapelle. Contudo, estamos falando de um monumento histórico no antigo local do Palais de la Cité, o primeiro palácio real da França. Anos mais tarde, durante a Revolução Francesa, ele seria usado como prisão, tendo sido, inclusive, o local onde a rainha Maria Antonieta ficou presa antes da sua decapitação.
História
A história da Conciergerie remonta ao inÃcio do século VI, quando o rei dos Francos, Clóvis, decide fixar ali a sede do seu governo. Porém, a construção que visitamos hoje foi erguida pelos reis da Dinastia Capetiana, entre os séculos XIII e XIV. Foram os Capetianos que iniciaram a centralização da administração do reino no Palais de la Cité. Sob o reinado de LuÃs IX, mais conhecido como São LuÃs, o palácio é expandido e, entre 1242 e 1248, a Sainte-Chapelle é construÃda para receber as relÃquias da Paixão de Cristo. Mais tarde, o rei Charles V vai se mudar dali para o Louvre e o local será gradualmente transformado em prisão.
Valor da Entrada
Adulto: EUR 11,50
Ticket combinado (Sainte-chapelle + Conciergerie): EUR 18,50
Descontos
Menores de 18 anos e residentes da União Europeia até 25 anos: mediante apresentação de doc de identidade.
Pessoas com deficiência (incluindo seu acompanhante).
Primeiro domingo de Janeiro, Fevereiro, Março e Novembro.
Professores, desempregados (comprovante).
OBS: IncluÃdo do Paris Pass (mediante agendamento)
Intensidade de Esforço
Esforço baixo
Público
Inadequado pra crianças
Espiadinha
Tempo de visita (minutos)
45
Conheça mais em nosso blog
Disney Paris: Quais são os parques da Disneyland Paris
A Disneyland Paris é um dos destinos turÃsticos mais mágicos da Europa, atraindo milhões de visitantes todos os anos. Com não um, mas DOIS parques temáticos, o complexo oferece uma combinação única de encantamento e entretenimento para todas as idades.
Disney Paris: Informações sobre a Disneyland Paris
Antes conhecida como EuroDisney, há diversas informações sobre a Disneyland Paris que vão te ajudar na hora de programar a sua visita por lá. O complexo de entretenimento, que inclui 2 parques e um centro de compras, recebe cerca de 15 milhões de turistas por ano. Os parques Disneyland Park e o Walt Disney Studios ficam coladinhos um no outro, além de serem ligados pelo Disney Village .
Paris - O que fazer nos arredores de Paris
Paris é mundialmente conhecida por seus monumentos icônicos, museus renomados e bairros encantadores, mas a magia da Cidade Luz não se limita aos seus 20 arrondissements. Nos arredores de Paris, há uma abundância de tesouros que esperam para ser descobertos, cada um com sua própria história e charme único.
Paris - Um guia dos 20 bairros de Paris
O objetivo desse post é dar uma ajudinha à queles que tem o sonho de "viver Paris", de testemunhar esse esplendor ao vivo e a cores, mas não sabem por onde começar! Não julgo vocês, porque sim: escolher o que fazer em Paris, ainda mais quando se tem pouco tempo disponÃvel, é uma missão quase impossÃvel! Maaaaas, veja bem, meu amigo e minha amiga: você está com sorte! Aqui você terá seu primeiro "banho de loja" para entender "o que" e "onde" estão as maiores atrações de Paris, o que vai te poupar muito tempo (e dinheiro, por que não?) na hora de programar seus passeios pela cidade luz!
Paris - Transporte público de Paris
A Cidade Luz é conhecida por seu charme, cultura e beleza arquitetônica, mas também por sua eficiência no transporte público. Com apenas um mapa e algumas informações básicas, você pode facilmente se deslocar por toda a cidade.
Paris - Passes turÃsticos de Paris
Explorar uma das cidades mais icônicas e culturais do mundo, pode ser uma experiência ainda mais enriquecedora se você fizer uso dos passes turÃsticos de Paris. Esses passes não só proporcionam economia e praticidade, mas também permitem um acesso mais prático e conveniente à s atrações mais procuradas.
Alerta:
Se você puder fazer a visita de forma gratuita (se tiver um passe turÃstico, por exemplo), vale a pena entrar pra conhecer as terrÃveis condições em que viveram milhares de pessoas antes de serem executadas na Praça da Concórdia. Caso contrário, não acho que vale a pena pagar pela visita porque quase tudo ali é reconstituÃdo apenas como um recurso cenográfico para ilustrar esse perÃodo da história (porque o prédio foi destruÃdo). Curiosidade:
Para administrar o palácio, o rei Charles V acaba nomeando um concierge que recebe poderes de aplicação da justiça, pois ali foi instalada uma prisão: daà surge o nome "conciergerie". Em 1776, um incêndio devasta grande parte do complexo da prisão da Conciergerie, que é, então, modernizada pelo rei LuÃs XVI. A ironia dessa iniciativa fica por conta de que, esse mesmo rei, seria julgado e guilhotinado pelo Tribunal Revolucionário que se instalaria nesse exato lugar. A reconstrução detalhada da cela onde Maria Antonieta ficou reclusa depois da sua tentativa de fuga de Paris mostra, justamente, que os guardas passaram a ficar dentro da própria cela, com ela, para vigiá-la melhor. Durante os anos em que a Conciergerie funcionou como instituição carcerária, foram executados mais de 2.700 presos, entre os quais estavam alguns personagens célebres da França.
Esperava que tivesse muito mais espaços para ver ! A história e a narrativa eram bastante boas e bem explicadas ao longo de todo o percurso, mas visualmente faltavam pontos de interesse mais relevantes. Não recomendo exceto se for com o bilhete gratuito
Esse museu, a maioria para direto, como estava com Paris Museum Pass, inclui ele no roteiro, precisa fazer a reserva obrigatoriamente, se não, não entra se quer na calçada. Ele é um museu que precisa utilizar realidade aumenta para você entender como era essa prisão.
Gostei imenso de conhecer e a tablet que nos emprestam é especialmente boa para as crianças e permite-nos voltar atrás no tempo. Recomendo muito.
Esperava mais. Apresentam a história da Revolução Francesa em cartazes e diapositivos, a cela do carcereiro e alguns objetos que não se sabe, tenham realmente pertencidos à não mais Rainha Maria Antonieta, mas à viúva Capeto.
Lugar triste pela história final das pessoas que por ali passaram, mas magnifico, pois retrata os acontecimentos dos prisioneiros da época da revolução francesa, onde ficavam presos e seus destinos finais, seja a execução ou a liberdade.Recomendo o passeio.