O Canal de Saint-Martin liga o port de l'Arsenal, um pequena marina de Paris, ao bassin de la Villette. Barcos percorrem seus 4,5 km, passando por baixo de duas pontes e por nove eclusas, além alguns trechos cobertos. Atualmente, o Canal Saint Martin tem se tornado cada vez mais popular entre moradores e turistas por conta da sua variedades de cafés, restaurantes e bares. Nas estações mais quentes, ao final do dia, as ruas que seguem junto ao canal são fechadas para carros e ficam livres para os pedestres caminharem, trazerem cadeiras de praia e curtirem a noite.
História
A construção do canal foi determinada por Napoleão em 1802, quando ocupava o cargo de Premier consul. O objetivo era abastecer Paris, cuja população estava crescendo rapidamente, e evitar doenças como a disenteria e a cólera, provocadas pelas águas contaminadas. A obra atravessou os reinados de Louis XVIII (1814-1815) e Charles X (1824-1830), que inaugurou o canal no dia 4 de novembro de 1825. Até meados do século XX, o Canal teve um papel muito importante para o transporte de alimentos, materiais de construção e outras cargas. No entanto, com a ascensão dos transportes terrestres na década de 1960, o tráfego de barcos caiu muito e a maioria das fábricas e armazéns foram fechados. Por volta de 1970 o canal quase foi coberto para dar lugar a uma estrada. Felizmente, o projeto foi abandonado e, desde 1993, o Canal de Saint-Martin foi tombado como monumento histórico.
Intensidade de Esforço
Esforço baixo
Público
Crianças/famÃlias
Espiadinha
Tempo de visita (minutos)
60
Conheça mais em nosso blog
Disney Paris: Quais são os parques da Disneyland Paris
A Disneyland Paris é um dos destinos turÃsticos mais mágicos da Europa, atraindo milhões de visitantes todos os anos. Com não um, mas DOIS parques temáticos, o complexo oferece uma combinação única de encantamento e entretenimento para todas as idades.
Disney Paris: Informações sobre a Disneyland Paris
Antes conhecida como EuroDisney, há diversas informações sobre a Disneyland Paris que vão te ajudar na hora de programar a sua visita por lá. O complexo de entretenimento, que inclui 2 parques e um centro de compras, recebe cerca de 15 milhões de turistas por ano. Os parques Disneyland Park e o Walt Disney Studios ficam coladinhos um no outro, além de serem ligados pelo Disney Village .
Paris - O que fazer nos arredores de Paris
Paris é mundialmente conhecida por seus monumentos icônicos, museus renomados e bairros encantadores, mas a magia da Cidade Luz não se limita aos seus 20 arrondissements. Nos arredores de Paris, há uma abundância de tesouros que esperam para ser descobertos, cada um com sua própria história e charme único.
Paris - Um guia dos 20 bairros de Paris
O objetivo desse post é dar uma ajudinha à queles que tem o sonho de "viver Paris", de testemunhar esse esplendor ao vivo e a cores, mas não sabem por onde começar! Não julgo vocês, porque sim: escolher o que fazer em Paris, ainda mais quando se tem pouco tempo disponÃvel, é uma missão quase impossÃvel! Maaaaas, veja bem, meu amigo e minha amiga: você está com sorte! Aqui você terá seu primeiro "banho de loja" para entender "o que" e "onde" estão as maiores atrações de Paris, o que vai te poupar muito tempo (e dinheiro, por que não?) na hora de programar seus passeios pela cidade luz!
Paris - Transporte público de Paris
A Cidade Luz é conhecida por seu charme, cultura e beleza arquitetônica, mas também por sua eficiência no transporte público. Com apenas um mapa e algumas informações básicas, você pode facilmente se deslocar por toda a cidade.
Paris - Passes turÃsticos de Paris
Explorar uma das cidades mais icônicas e culturais do mundo, pode ser uma experiência ainda mais enriquecedora se você fizer uso dos passes turÃsticos de Paris. Esses passes não só proporcionam economia e praticidade, mas também permitem um acesso mais prático e conveniente à s atrações mais procuradas.
Dica/Vantagem:
A iniciativa "Paris respire", organizada pelo governo da cidade, fecha as margens do canal para o tráfego aos domingos e feriados das 10 à s 18 horas, e, durante o verão, até à s 22 horas. O objetivo é favorecer os pedestres! Os pontos turÃsticos mais procurados na região são o Parque de la Villette e a sua "Cité des Sciences et de l'Industrie", um museu interativo que fica dentro desse parque e é dedicado à ciência e à s indústrias. O gramado do Jardin Villemin, um parque que vai até o cais de Valmy, se transforma em uma prainha no verão com suas margens tomadas por jovens sem sapatos fazendo piqueniques regados à muita cerveja e vinho rosé. De junho a setembro, o "Le Bassin de la Villette" fica aberto para oferecer um local público para nadar, com três piscinas para crianças e adultos. Não se assuste se você estiver curtindo a orla do Canal Saint-Martin e começar a ver pessoas segurando balões numerados. Acontece que a pizzaria Pink Flamingo inventou moda ao criar esse esquema de espera para quem faz pedidos das suas pizzas. Em termos de ambientação, uma das estrelas dessa área é o Hôtel du Nord que, apesar do nome, é um restaurante que adotou o nome de um célebre filme rodado nos anos 30 bem aqui no canal. É possÃvel fazer um passeio de barco que passa pelo canal e pelo Rio Sena. Um jeito diferente de curtir o lugar! Alerta:
A melhor época para apreciar o Canal Saint-Martin é, sem dúvida, entre a primavera e o verão, já que um pessio à beira d'água não soa tão convidativo nas estações mais frias. O tráfego de barcos de passeio e de carga passa, obrigatoriamente, por uma eclusa bem ali no canal. Enquanto o nÃvel da água é ajustado, as embarcações ficam aguardando, o que acaba promovendo uma aglomeração natural de curiosos que querem ver todo o processo.
O canal tem uma extensão de 4,5km e foi idealizado por Napoleão. É um local que atrai não apenas turistas como também os habitantes de Paris. É uma área agradável e charmosa.
Principalmente no verão e na primavera os parisienses gostam de relaxar, passear, fazer piquenique e tomar sol na região.
Além disso a área possui muitos bares e restaurantes agradáveis e muito populares.
Muito procurados, e uma ótima opção também, são os passeios de barco pelo canal.
Um lugar simples e bonito. Algo que muitos municÃpios brasileiros poderiam se inspirar para construir.
Muito bonito e mesmo no centro da cidade.
Muito bonito e interessante. Estava curioso para saber como era o funcionamento de canais navegáveis dentro da cidade de Paris. É bem pensado e construÃdo, contando com várias eclusas para vencer os desnÃveis do terreno. É um dos canais que compõem uma imensa malha navegável da França.
É possÃvel fazer um passeio de barco pelo Canal Saint-Martin e o passeio é muito interessante e é diferente dos passeios tradicionais de Paris. O passeio dura 2:30h e é feito pela empresa Canauxrama. O canal tem aproximadamente 4,5 Km. Os barcos que fazem o passeio tem capacidade para 200 a 250 pessoas e a navegação é lenta e confortável. O canal foi criado em 1805 para o transporte de mercadorias que abasteciam Paris e em seguida evoluiu para acompanhar o crescimento da cidade. Em 1860 o barão Haussman mandou rebaixar o leito do canal, permitindo a sua cobertura e a criação do Boulevard Richard-Lenoir, sobre o seu trajeto. Esse trecho do canal, que é coberto, é iluminado por orifÃcios protegidos por telas e jardineiras. Ao longo do canal existem algumas eclusas e é muito interessante ver a abertura e o fechamento das eclusas para o barco passar. O entorno do canal está na moda, com os seus barzinhos e os diversos grafites que colorem o ambiente. No final do passeio é possÃvel visitar o Parc de la Villette , muito procurado pela famÃlias nos fins de semana. Vale muito a pena fazer o passeio e terminar o dia no Parc de la Villette.