O Panteão de Paris foi o primeiro monumento de importância da capital francesa. Sua construção, em formato de cruz, se deu entre 1764 e 1790, sendo o primeiro lugar de onde se podia ver Paris do alto. Ainda que Luis XIV tenha idealizado uma igreja dedicada a Santa Genevieve, ela foi transformada em Panteão quando passou a abrigar os corpos de pessoas ilustres para a França.
História
A sua construção foi iniciada em 1764, encomendada pelo monarca LuÃs XV ao arquiteto Jacques-Germain Soufflot como uma basÃlica em tributo à Santa Genoveva. A ideia era substituir uma antiga abadia que foi fundada em 507 pelo rei Clóvis, o primeiro rei cristão francês, para abrigar sua tumba. Santa Genoveva, padroeira de Paris, foi enterrada em 512. A construção do novo templo foi concluÃda em 1790, sob a supervisão de Guillaume Rondelet, devido a algumas complicações de saúde de Soufflot.
Valor da Entrada
Adulto: EUR 11,50
Ticket combinado (Basilique Saint-Denis + Pantheon): EUR 16
Descontos
Menores de 18 anos e residentes da União Europeia até 25 anos: mediante apresentação de doc de identidade.
Pessoas com deficiência (incluindo seu acompanhante).
Primeiro domingo de Janeiro, Fevereiro, Março, Novembro e Dezembro.
Professores, desempregados (comprovante).
OBS: IncluÃdo do Paris Pass!
AcessÃvel
Parcialmente acessÃvel
Intensidade de Esforço
Esforço baixo
Espiadinha
Tempo de visita (minutos)
60
Conheça mais em nosso blog
Disney Paris: Quais são os parques da Disneyland Paris
A Disneyland Paris é um dos destinos turÃsticos mais mágicos da Europa, atraindo milhões de visitantes todos os anos. Com não um, mas DOIS parques temáticos, o complexo oferece uma combinação única de encantamento e entretenimento para todas as idades.
Disney Paris: Informações sobre a Disneyland Paris
Antes conhecida como EuroDisney, há diversas informações sobre a Disneyland Paris que vão te ajudar na hora de programar a sua visita por lá. O complexo de entretenimento, que inclui 2 parques e um centro de compras, recebe cerca de 15 milhões de turistas por ano. Os parques Disneyland Park e o Walt Disney Studios ficam coladinhos um no outro, além de serem ligados pelo Disney Village .
Paris - O que fazer nos arredores de Paris
Paris é mundialmente conhecida por seus monumentos icônicos, museus renomados e bairros encantadores, mas a magia da Cidade Luz não se limita aos seus 20 arrondissements. Nos arredores de Paris, há uma abundância de tesouros que esperam para ser descobertos, cada um com sua própria história e charme único.
Paris - Um guia dos 20 bairros de Paris
O objetivo desse post é dar uma ajudinha à queles que tem o sonho de "viver Paris", de testemunhar esse esplendor ao vivo e a cores, mas não sabem por onde começar! Não julgo vocês, porque sim: escolher o que fazer em Paris, ainda mais quando se tem pouco tempo disponÃvel, é uma missão quase impossÃvel! Maaaaas, veja bem, meu amigo e minha amiga: você está com sorte! Aqui você terá seu primeiro "banho de loja" para entender "o que" e "onde" estão as maiores atrações de Paris, o que vai te poupar muito tempo (e dinheiro, por que não?) na hora de programar seus passeios pela cidade luz!
Paris - Transporte público de Paris
A Cidade Luz é conhecida por seu charme, cultura e beleza arquitetônica, mas também por sua eficiência no transporte público. Com apenas um mapa e algumas informações básicas, você pode facilmente se deslocar por toda a cidade.
Paris - Passes turÃsticos de Paris
Explorar uma das cidades mais icônicas e culturais do mundo, pode ser uma experiência ainda mais enriquecedora se você fizer uso dos passes turÃsticos de Paris. Esses passes não só proporcionam economia e praticidade, mas também permitem um acesso mais prático e conveniente à s atrações mais procuradas.
Dica/Vantagem:
Há audioguias para alugar durante a visita, inclusive com comentários em português. A visita ao Panteão se divide em duas partes: o interior do edifÃcio, de tamanho e decoração impressionantes; e a cripta, onde estão as tumbas de personalidades famosas como, por exemplo, Voltaire, Rousseau, Victor Hugo, Marie Curie, Louis Braille, Jean Monnet e Alexandre Dumas. Alerta:
Não é permitido comer ou beber dentro do Panteão. Ainda que existam rampas de acessibilidade no Panteão, os banheiros não são adaptados para pessoas com mobilidade reduzida. Curiosidade:
O pórtico da entrada representa a liberdade e a proteção dos direitos à ciência, representada por grandes cientistas, filósofos, escritores e artistas, além da representação dos grandes personagens do Estado, como Napoleão Bonaparte e os estudantes da Escola Politécnica. Marie SkÅ‚odowska-Curie (1867-1934), fÃsica e quÃmica polonesa, foi naturalizada francesa e a primeira mulher a não só ganhar um Prêmio Nobel, mas a ganhá-lo duas vezes (e em dois campos cientÃficos diferentes). Como se isso tudo não bastasse, ela se tornou a primeira mulher a ser professora na Universidade de Paris (Sorbonne) e também a primeira mulher a ser sepultada no Panthéon de Paris PELOS SEUS PRÓPRIOS MÉRITOS. Mochileirinhas:
Carrinhos são permitidos dentro do museu.
Para quem deseja conhecer e homenagear a história dos personagens franceses, com repercussão na História da Civilização, o Panteão é local de visita necessária e imperdÃvel. Cultuar personagens como Voltaire, Russeau, Diderot e Marie Curie e tantos outros é um momento único, para quem sabe a importância dos Iluministas, da razão e da ciência para a civilização moderna. ImperdÃvel!
Neste lugar estão os restos mortais de alguns heróis nacionais franceses e personalidades mundiais. O túmulo de Voltaire, Marie e Pierre Curie, Victor Hugo e muitos outros. O prédio é magnÃfico e as esculturas no primeiro piso são lindÃssimas. Lembrando que o pêndulo de Foucault está neste prédio.
Apesar do pêndulo de Foucault estar desmontado para manutenção do teto quando eu fui, valeu muito a pena conhecer um pouco de toda aquela aura histórica presente no Panteão. Comprei o ingresso na hora, muito rápido e sem dificuldade.
Lugar muito interessante, recomendo reservar com antecedência! A visita é feita em máximo 2 horas, está tudo bem organizado, vale a pena !
Amei conhecer o panteão, a arquitetura é linda, há obras de arte por toda parte, a cripta nos permite ter acesso ao túmulo de diversas personalidades históricas que mudaram a humanidade. Recomendo muito ir.