O Museu Nacional Romano é na verdade um conjunto de quatro museus: Palazzo Massimo alle Terme, Palazzo Altemps, Cripta Balbi e Termas de Diocleciano. Cada um tem um foco diferente, mas todos são dedicados à Roma Antiga: esculturas, mosaicos, moedas, afrescos e muito mais.
História
Criado em 1889, o museu nasceu pra reunir e preservar os tesouros arqueológicos descobertos em Roma após a unificação da Itália. Com o tempo, foi ganhando novos espaços pra comportar o acervo gigantesco, especialmente peças encontradas em escavações urbanas.
Intensidade de Esforço
Esforço baixo
Tempo de visita (minutos)
120
Conheça mais em nosso blog
Roma - Um guia das principais atrações de Roma
Se você está planejando uma viagem para a capital da Itália, precisa conhecer as principais atrações de Roma: e não são poucas! Da grandiosidade do Coliseu à beleza das piazzas e fontes espalhadas pela cidade, Roma mistura história, arte e surpresas a cada esquina.
Dica/Vantagem:
- O Palazzo Massimo alle Terme é ideal pra quem curte arte, mitologia e decoração da Roma Antiga. É o mais imperdÃvel: tem mosaicos, esculturas incrÃveis (como o "Púgil em repouso") e afrescos originais de vilas romanas, como os da Villa di Livia.
- As Termas de Diocleciano são perfeitas pra imaginar a rotina dos romanos e o uso público dos espaços. O edifÃcio em si já é um destaque, pois foi uma das maiores termas de Roma. No entanto, você também encontra restos de tumbas, inscrições e objetos da vida cotidiana, além da antiga basÃlica projetada por Michelangelo, que hoje abriga parte do museu.
- O Palazzo Altemps é ideal pra quem curte mitologia, arte refinada e lugares menos cheios. O destaques ficam por conta das estátuas mitológicas maravilhosas (tipo Ares, Atena, etc.), da Coleção Ludovisi, uma das mais importantes de Roma, e dos ambientes palacianos preservados.
- A Cripta Balbi é ótima pra entender como Roma foi se transformando com o tempo. É um museu mais arqueológico e "urbano", que mostra como a cidade mudou ao longo de 2 mil anos, em um único quarteirão. Menos turÃstico e bem interessante pra quem gosta de ver "as camadas" da cidade.
Alerta:
- Alguns locais fecham em dias diferentes, então confira os horários no site oficial antes.
Curiosidade:
- Os afrescos da Villa di Livia foram transferidos inteirinhos pra dentro do museu: é como entrar num jardim romano do século I a.C.
- A coleção inclui as moedas mais antigas de Roma e instrumentos médicos que mostram o nÃvel avançado da medicina romana.
Local muito interessante!! Quase não visitei, por besteira minha, mas as coleções do local são muito interessantes.
Recomendo fazer a visita acompanhados com guia ou usando o áudio guia, pois tem muita história e isso deixa a experiência mais interessante.
As duas partes que mais me chamaram atenção foram 1º a coleção completa das moedas desde o inÃcio das civilizações no local até os tempos de hoje, e 2º a exposição dos mosaicos no último andar, incrÃvel os detalhes de cada obra e como estão bem conservados.
Simplesmente espetacular.
Museu lindÃssimo e muito bem organizado. Visitamos num sábado de manhã e estava praticamente vazio.
Há a possibilidade de visitar a caixa forte do museu que contém uma colecção de moedas que se extende do seu inÃcio até ao euro.
Um excelente lugar para visitar em Roma.
Muito lindo. Vale a visita nos palazzos