Categories Destinos Europa Itália

Roma – Um guia das principais atrações de Roma

Se você está planejando uma viagem para a capital da Itália, precisa conhecer as principais atrações de Roma: e não são poucas! Da grandiosidade do Coliseu à beleza das piazzas e fontes espalhadas pela cidade, Roma mistura história, arte e surpresas a cada esquina.

Ficha Técnica de Roma

Roma tem uma origem lendária: segundo a mitologia, foi fundada em 753 a.C. pelos irmãos Rômulo e Remo, filhos de Marte, o deus da guerra. Desde então, foi o coração do poderoso Império Romano, que dominou grande parte da Europa, Norte da África e Oriente Médio. Ao longo dos séculos, Roma se manteve um centro de poder religioso, político e cultural, sendo também a sede da Igreja Católica com o Vaticano.

População (2024): 2.860.000 habitantes

Área: 1.285 km2

Quando fomos: Abril

Temperatura média na época: 20 a 24 graus durante o dia e de 17 a 19 graus à noite.

Quanto tempo ficamos: 4 dias e 4 noites

Família em Roma - Magu Mathias

Mapa das principais atrações de Roma

Antes de mais nada, encontrei esse mapinha que, apesar de simples, mostra de uma maneira bem objetiva onde ficam as principais atrações de Roma.

Principais atrações de Roma

Coliseu

O Coliseu é o maior anfiteatro da Roma Antiga e um dos monumentos mais visitados do mundo. Impossível passar por Roma sem se impressionar com essa estrutura gigantesca de pedra e concreto: e sim, ele é ainda mais impactante ao vivo!

DICA: O ingresso básico dá acesso também ao Fórum Romano e ao Palatino. Além disso, menores de 18 anos entram grátis e cidadãos da UE entre 18 e 25 anos pagam tarifa reduzida. De qualquer forma, vá cedo ou no fim da tarde pra evitar multidões e o sol forte.

ALERTA: Evite os famosos “gladiadores” fantasiados na porta: eles vão chegando perto como quem não quer nada e depois ficam te cobrando pelas fotos que você tirou deles (ou com eles). Fuja desse golpe!

Golpe da foto com gladiadores no Coliseu de Roma - Islands

CURIOSIDADES:

  • O nome original era Anfiteatro Flaviano, mas virou “Coliseu” por causa de uma estátua colossal de Nero que ficava por ali.
  • Estima-se que mais de 400 mil pessoas e 1 milhão de animais morreram nas arenas durante os séculos de uso.
  • Desde 1749, o Coliseu é considerado um símbolo contra a pena de morte. Sempre que uma execução é suspensa em algum lugar do mundo, ele é iluminado à noite.

Fórum Romano

O Fórum Romano é um sítio arqueológico a céu aberto cheio de ruínas de templos, arcos e antigas construções políticas. Era o coração da Roma Antiga: o lugar onde tudo acontecia: política, religião, comércio e justiça. Surgiu por volta do século VII a.C., numa área pantanosa que foi drenada pelos romanos.

Fórum Romano - Roma Experience

DICA: Entre as construções imponentes que foram erguidas ao longo dos séculos ali, você não pode deixar de visitar o Templo de Saturno, o Templo de Vesta (e a Casa das Vestais), o Arco de Tito, o Templo de Rômulo, a Via Sacra e muito mais!

ALERTA: Muitas construções se parecem umas com as outras, por isso, é ideal que você use um mapa ou app de visita guiada pra entender o que são aqueles “montes de pedra”.

CURIOSIDADE: A Via Sacra, que atravessa o Fórum, era usada em procissões triunfais de generais romanos vitoriosos. Curiosamente, toda essa área ficou enterrada sob escombros por muitos séculos, enquanto era usada como pasto pelos romanos: o “Campo das Vacas”!

Via Sacra Fórum Romano - TripAdvisor

Fórum de Trajano

O Fórum de Trajano é um dos mais grandiosos e bem preservados entre os fóruns imperiais de Roma. Construído entre 106 e 113 d.C., o fórum foi projetado para celebrar as vitórias militares de Trajano, especialmente sua conquista sobre os dácianos. Ele foi o último imperador romano considerado “bom” por suas campanhas em terras estrangeiras. O fórum é conhecido por sua impressionante arquitetura, que inclui a famosa Coluna de Trajano e o Mercado de Trajano.

Fórum de Trajano Roma - Expedia

CURIOSIDADE: O Mercado de Trajano foi considerado o primeiro shopping center da história, com várias lojas, escritórios e até uma biblioteca.

Palatino

O Monte Palatino é uma das sete colinas de Roma e o lugar onde, segundo a lenda, Rômulo fundou a cidade. Hoje, o local abriga ruínas de palácios imperiais, jardins e templos. É um verdadeiro mergulho na origem de Roma, com vistas incríveis para o Fórum Romano de um lado e o Circo Máximo do outro.

CURIOSIDADE: O Palatino foi habitado desde a Idade do Ferro, mas ganhou importância mesmo durante a República e o Império Romano. Imperadores como Augusto, Tibério e Domiciano construíram seus palácios ali: tanto que o nome “palácio” vem de “Palatino”.

Palatino Roma - The Roman Guy
Palatino Roma - Rome.us

DICA: Comece a visita pelo Palatino, antes do Fórum ou Coliseu. Além de mais vazio pela manhã, a subida é menos cansativa com o clima mais fresco. Não deixe de ver a Casa de Augusto com afrescos bem preservados e os Jardins Farnésios, que oferecem uma vista incrível da cidade.

Panteão

O Panteão é um templo romano convertido em igreja, famoso por sua enorme cúpula e pela abertura circular (óculo) no topo. Fica no centro histórico de Roma e impressiona por sua arquitetura e estado de conservação: é um dos edifícios mais antigos do mundo ainda em uso contínuo.

CURIOSIDADE: A cúpula do Panteão tem 43,3 metros de diâmetro, exatamente a mesma medida da altura do chão até o óculo. Apesar de parecer super moderno, o concreto usado na cúpula é romano e resiste há quase 2 mil anos!

CULTURA POP: Depois do sucesso de Código Da Vinci (2006), o segundo filme do historiador fictício Robert Langdon (Tom Hanks), Anjos e Demônios (2009), nos leva para Roma para mais uma investigação eletrizante sobre crimes religiosos. Em uma das cenas, Langdom e Vittoria Vetra (Ayelet Zurer), sua parceira de aventuras, adentram o Panteão na busca da próxima pista.

Fontana di Trevi

A Fontana di Trevi é a maior e mais icônica fonte barroca de Roma, conhecida pela tradição de jogar uma moeda de costas para garantir o retorno à cidade. Com esculturas impressionantes e água cristalina, é um verdadeiro espetáculo visual: e um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Ela marca o ponto final do aqueduto Aqua Virgo, que traz água potável para Roma desde o ano 19 a.C. até hoje!

CURIOSIDADE: Cerca de 3 mil euros em moedas são jogados na fonte todos os dias! O dinheiro vai para uma instituição de caridade que ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade em Roma.

DICA: Vá bem cedo (antes das 8h) ou tarde da noite, porque é quando o lugar está mais vazio e a iluminação é linda. Além disso, jogue uma moeda com a mão direita por cima do ombro esquerdo: diz a tradição que você vai voltar a Roma!

Superlotação da Fontana di Trevi - O Globo

Piazza Navona

A Piazza Navona é uma das praças mais bonitas de Roma, famosa por suas três fontes incríveis, artistas de rua, construções barrocas e aquele climinha gostoso pra sentar, observar e simplesmente curtir. Por isso, é um dos pontos mais vibrantes da cidade, tanto de dia quanto à noite.

DICA: Não perca a Fontana dei Quattro Fiumi, obra-prima de Bernini que representa os quatro grandes rios do mundo conhecido na época (Danúbio, Ganges, Nilo e Rio da Prata).

CULTURA POP: Em outra cena emblemática de Anjos e Demônios (2009), acompanhamos Robert Langdon (Tom Hanks) ter um papel fundamental depois de um mergulho em uma das fontes da Piazza Navona.

Piazza Navona no filme Anjos e Demonios - ItalyGuides.it

Castelo Sant’Angelo

O Castelo Sant’Angelo é uma fortaleza circular gigantesca, ligada ao Vaticano por um corredor secreto. Originalmente, ele foi construído como mausoléu do imperador Adriano por volta de 135 d.C., mas já foi castelo, prisão, refúgio papal e hoje é um museu com vista panorâmica de tirar o fôlego. Um lugar cheio de história (e de escadas!).

Passetto di Borgo Castelo Sant'Angelo - Turismo Roma

DICA: Dentro do castelo, veja as antigas celas, as salas papais, coleções de armas e lindíssimos afrescos preservados. Além disso, não perca a passagem que liga o castelo ao Vaticano, o Passetto di Borgo, que era usado como rota de fuga pelos papas.

ALERTA: Prepare-se para subir bastante escadas, ou seja, não é o passeio ideal para quem tem limitações físicas.

Escadas no Castelo Sant'Angelo - Violeta's Travel Blog

CULTURA POP: Em mais uma cena de Anjos e Demônios (2009), Robert Langdon (Tom Hanks) nos leva para dentro do Castelo de Sant’Angelo para a principal perseguição do filme!

Piazza di Spagna (Escadaria Espanhola)

A Piazza di Spagna é famosa pela monumental Escadaria Espanhola (Scalinata di Trinità dei Monti), que liga a praça à igreja lá no alto. É um ponto icônico pra fotos, pra sentar e observar o vai-e-vem da cidade, especialmente rodeado por lojas de luxo e flores na primavera.

ALERTA: Desde 2019, é proibido sentar na escadaria, sendo que a multa pode chegar a €250. Além disso, nem pense em comer por lá: você pode ser até preso!

Escadaria Espanhola Piazza di Spagna Roma - Expedia
Via dei Condotti Roma - RomeCabs Blog Italy

DICA: Explore a Via dei Condotti e arredores, cheia de lojas famosas (ideal pra quem curte moda e namorar vitrines chiques!).

Monumento a Vittorio Emanuele II

É aquele monumentão branco gigante que você vê assim que chega perto da Piazza Venezia. Ele é feito de mármore branco brilhante, com colunas imensas, estátuas, escadarias e uma vista panorâmica incrível lá do alto. É dedicado a Vittorio Emanuele II, o primeiro rei da Itália unificada.

DICA: A visita ao térreo é grátis, incluindo o Altar da Pátria e exposições temporárias. No entanto, você precisa pagar se quiser usar o elevador panorâmico até o terraço (Terrazza delle Quadrighe).

CURIOSIDADE: Muitos romanos não gostam dele e o apelidaram de “máquina de escrever” ou “bolo de casamento”.

Monumento a Vittorio Emanuele II - Britannica

Via del Corso

A Via del Corso é uma longa avenida reta que atravessa o centro histórico de Roma: vai da Piazza Venezia até a Piazza del Popolo. Cheia de lojas, cafés, palácios históricos e sempre cheia de gente. Ou seja, ideal pra quem quer bater perna, fazer umas comprinhas ou só observar o movimento.

Trastevere

Trastevere é um bairro histórico e pitoresco, do outro lado do Rio Tibre. Com ruas de paralelepípedo, prédios coloridos, varais nas janelas, restaurantes familiares e aquela vibe de vila dentro da cidade. Ótimo pra passear sem pressa, curtir a gastronomia e descobrir a Roma mais “vida real”.

O nome vem do latim Trans Tiberim, que significa “além do Tibre”. Na Roma Antiga, era uma área de pescadores e trabalhadores. Durante a Idade Média virou um bairro multicultural, com judeus, sírios e outros povos. Atualmente, mantém esse clima popular e autêntico, mesmo com o turismo.

DICA: Ótimo lugar pra comer bem e com preços mais justos que no centro. Então, pense em ir no fim da tarde pra curtir o clima dos bares e restaurantes abrindo.

Villa Borghese

A Villa Borghese é um enorme parque no coração de Roma, cheio de jardins, fontes, esculturas, museus e mirantes. Ou seja, é tipo o “Central Park” romano, ideal pra dar uma pausa na correria turística, fazer um piquenique ou até curtir um museu top como a Galeria Borghese.

DICA: O parque em si é grátis, mas você precisa pagar algumas atrações dentro dele, como, por exemplo, a Galeria Borghese e o Bioparco (zoológico).

Galleria Borghese

A Galleria Borghese é um museu de arte localizado dentro da Villa Borghese, que abriga uma das coleções mais incríveis da Itália. São pinturas, esculturas e afrescos de artistas como, por exemplo, Bernini, Caravaggio, Rafael e Canova: tudo em salas luxuosamente decoradas.

DICA: Entre as obras (mais) imperdíveis, estão: “O Rapto de Prosérpina” e “Apolo e Dafne” de Bernini (esculturas que parecem vivas); “Amor Sagrado e Amor Profano” de Tiziano; “São Jerônimo” e “Menino com Cesto de Frutas” de Caravaggio.

Igrejas de Roma que merecem destaque

Basílica de Santa Maria Maggiore

É uma das igrejas mais importantes do catolicismo e uma das maiores dedicadas à Virgem Maria. Por fora ela já chama atenção, mas por dentro é puro espetáculo: colunas clássicas, mosaicos paleocristãos, teto dourado e uma cripta com relíquias sagradas.

CURIOSIDADE: O Papa Sisto III ordenou sua construção no século V, logo após o Concílio de Éfeso (431), que proclamou Maria como Mãe de Deus. A lenda diz que a Virgem Maria apareceu em sonho ao papa e disse que uma nevasca em pleno verão (5 de agosto) marcaria o local da construção.

Túmulo do Papa Francisco Santa Maria Maior - CBS News

DICA: O saudoso Papa Francisco escolheu romper com a tradição de papas enterrados na Basílica de São Pedro (no Vaticano) tamanha era sua devoção à Virgem Maria (e sua predileção por essa Basílica). É aqui que ele descansa!

Igreja de Jesus

A Chiesa del Gesù é a igreja principal da ordem dos jesuítas. Fica bem no centro de Roma e impressiona por dentro: tetos ricamente pintados, esculturas, mármores coloridos e uma atmosfera barroca que deixa qualquer um de queixo caído.

Igreja de Jesus Roma - Romaguida

CURIOSIDADE: Vá com calma e olhe pro teto da nave central: o afresco “O Triunfo do Nome de Jesus” é simplesmente deslumbrante. Os afrescos de Gaulli usam trompe-l’œil (ilusão de ótica), por isso, você tem a sensação de que os anjos estão voando pra fora do teto!

Igreja de Santo Inácio de Loyola

Essa é uma das igrejas mais cenográficas de Roma (e a minha favorita absoluta!), com um interior grandioso e afrescos de ilusão de ótica que deixam muita gente de boca aberta.

Igreja de Santo Inácio de Loyola Rola - Colosseum Rome Tickets

DICA: Olhe pra cima, porque o afresco do teto principal, “A Glória de Santo Inácio”, usa perspectiva forçada pra parecer infinito.

CURIOSIDADE: A cúpula (escura) que você vê… não é real! Andrea Pozzo a pintou no teto com uma técnica de ilusão chamada trompe-l’œil. A ideia da “cúpula falsa” surgiu da falta de dinheiro pra construir uma cúpula de verdade. Ou seja, a solução artística virou um marco do barroco! Inclusive, tem um espelho no centro da nave pra você ver o teto sem ficar com torcicolo: use!

Enfim, gente, eu imagino que a capital italiana deve ser o destino mais desejado de 10 entre 10 viajantes, sem exageros. Então, eu espero que depois de saber um pouco mais sobre as principais atrações de Roma, você se empolgue ainda mais para se juntar ao grupo de sortudos que podem dizer que já estiveram nesse lugar sem igual no planeta Terra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar...