O Gianicolo é um mirante no alto de uma colina com vista espetacular de Roma. Além da paisagem, tem estátuas, fontes, um canhão que dispara ao meio-dia e um clima bem tranquilo. Ideal pra quem quer fugir um pouco do agito e ver Roma de cima.
História
Embora não esteja entre as colinas fundadoras de Roma, o Gianicolo tem história: foi palco de batalhas importantes durante a unificação da Itália, no século XIX. Por isso, tem vários monumentos em homenagem a heróis nacionais, como Garibaldi. A vista panorâmica sempre atraiu os romanos: e continua irresistível.
Vista deslumbrante de Roma. Se chegar um pouco antes do meio-dia poderá presenciar o disparo do canhão que avisa os romanos para deitarem fora a massa.
Esplêndido passeio (não exigente) que começa no Lungotevere Giancolense e praticamente termina na Fontana dell'Acqua Paola e na igreja de San Pietro in Montorio. Excelentes vistas de Roma com todos os monumentos perfeitamente distintos. Ao longo do percurso encontra-se o farol Gianicolo, o monumento a Anita Garibaldi e no topo o monumento ao herói das duas montanhas. Ao longo do percurso encontram-se diversas referências com placas e bustos ao Risorgimento e à defesa da República Romana em 1849.
O Gianicolo, mesmo não fazendo parte das 7 colinas de Roma, continua sendo um lugar imperdível em Roma porque oferece
uma vista soberba de Roma e seus monumentos.
É melhor ir lá no meio do dia ou no pôr do sol para conseguir uma luz realmente boa para fotos.
Os jardins são cercados por estátuas com rostos emblemáticos de certos nomes de Roma.