Dica/Vantagem:
- Olhe pra cima! O afresco do teto principal, "A Glória de Santo Inácio", usa perspectiva forçada pra parecer infinito.
Alerta:
- Evite horários de missa se quiser caminhar livremente.
Curiosidade:
- A cúpula que você vê... não é real! É pintada no teto por Pozzo com uma técnica de ilusão chamada trompe-l'Å“il. A cúpula falsa foi feita porque faltou dinheiro pra construir uma cúpula de verdade. A solução artÃstica virou um marco do barroco! Inclusive, tem um espelho no centro da nave pra você ver o teto sem ficar com torcicolo: use!
- Andrea Pozzo, que pintou os afrescos, também era jesuÃta e especialista em matemática e perspectiva.
- A igreja abriga os restos mortais de São Roberto Belarmino, importante teólogo jesuÃta.
Uma igreja grandiosamente bonita, com pinturas no tecto e é engraçado pois tem uma caracterÃstica, a caminho do altar, mesmo no meio da igreja, existe um espelho e uma caixa para colocar moedas.
Quando se coloca uma moeda, as luzes ligam e iluminam o tecto, facilitando assim uma fotografia.
É uma forma interessante de organizar através da fila e incentivar os donativos para a igreja, pois os turistas para tirarem as famosas fotografias têm de colocar moeda.
Igreja com entrada gratuita, vale muito a pena.
The most beautiful ceiling between Rome and Paris, sorry, but it's more beautiful than the Sistine Chapel. This ceiling looks like it's 3D, you can look at it for hours! At night you have to put a coin in to turn on the lights.
O teto mais lindo entre Roma e Paris, desculpa, mas é mais bonito que o da Capela Sistina. Esse teto parece que é 3D, dá pra olhar por horas! A noite é necessário colocar uma moedinha pra acender as luzes.
Sempre tem filas na porta para entrar. A falsa cúpula pintada no teto é o que atrai tantos turistas e existe um grande espelho posicionado para esta cúpula pintada.
Praticamente todos vÃdeos sobre passeios a pé por Roma indicam esta falsa cúpula como um lugar "pouco" procurado.
Enfim, a igreja é muito bela e, de fato, pata mim a falsa cúpula acaba sendo apenas um detalhe curioso comparado com o grande visual que a igreja oferece.
Mais uma das igrejas que gostei de conhecer. Se pudesse conheceria todas igrejas de Roma, desde as mais simples, Ã s mais suntuosas.
É uma experiência emocionante e lindÃssima. A cúpula da Igreja é belÃssima de se admirar, mas para poder tirar foto no "espelho mágico" é cobrado 1 euro, o que vale muito, super recomendo. E além disso é bem próxima ao Pantheon, então dá para se programar e fazer as duas atrações no mesmo dia.
A Igreja de Santo Inácio de Loyola é um verdadeiro tesouro em Roma, especialmente conhecida pelas suas impressionantes pinturas no teto. A forma interessante de visualizar essas obras de arte através de um espelho é uma experiência única e fascinante.
No entanto, um ponto que merece atenção é a falta de orientação sobre o uso do espelho. Muitas pessoas ficam um pouco perdidas, sem entender que é necessário colocar uma moeda de 1 euro para ativar o espelho. Isso causa confusão e, muitas vezes, uma fila muito grande, já que os visitantes não sabem o que fazer.
Apesar dessa pequena desorganização, a experiência de admirar as pinturas no teto é realmente incrÃvel e vale a visita. Seria ótimo se houvesse alguém para orientar os visitantes, o que certamente tornaria a experiência ainda mais agradável e eficiente.
Recomendo a visita à Igreja de Santo Inácio de Loyola, mas sugiro que levem moedas de 1 euro e estejam preparados para uma pequena espera. A beleza e a grandiosidade das pinturas valem cada minuto!
A pintura no teto da Igreja de Santo Inácio de Loyola em Roma foi realizada pelo artista Andrea Pozzo. Ele era um irmão leigo jesuÃta e um mestre do trompe-l'Å“il, uma técnica de pintura que cria a ilusão de tridimensionalidade. A obra mais famosa de Pozzo na igreja é o afresco intitulado "A Apoteose de Santo Inácio", que decora o teto da nave principal.