Dica/Vantagem:
- Observe a base e procure os relevos decorativos: alguns elementos ainda estão preservados.
- Não é uma estrutura alta ou chamativa, então muita gente passa direto sem notar.
Curiosidade:
- O nome "Rostra" vem dos espólios de guerra: os "rostra", espigões de proa de navios inimigos, que foram afixados na tribuna após a vitória naval de Antium em 338 a.C.
- Marco Antônio fez seu famoso discurso após a morte de Júlio César exatamente ali.
Um grande monumento inserido no Fórum Romano
Eles são uma das coisas mais impressionantes, mas também desprezados se não forem relatados pelos guias (que de qualquer maneira se concentram em outra coisa). As rostras (este é o verdadeiro nome) são arquibancadas antigas, utilizadas pelos magistrados romanos para os seus discursos e devem o seu nome às proas dos navios - as "rostras" - que foram capturadas pelos romanos e utilizadas como ornamentos comemorativos (um costume adquirido após a batalha de Anzio em 338 a.C.). Portanto, pouco nos dizem, mas se pensarmos que pessoas como Cícero discursavam daqui para a multidão, então a coisa muda: com o tempo eles tiveram posições diferentes e também foram usados (durante o segundo triunvirato) para expor as cabeças e as mãos dos proscritos. Anteriormente presentes no Comitium e embelezados com estátuas, após a construção do Fórum de César foram transferidos e tomaram o nome de Rostra Iulia e mesmo quando a sua função política se desvaneceu lentamente, a Rostra continuou a ser um ponto de referência repleto de estátuas e monumentos. Aqui você pode admirar uma base de arco circular e os restos da fachada decorada com mármore fino e ainda visíveis perto do Arco de Septímio Severo (entre os restos também a extensão da Rostra Vandalica, talvez construída após a vitória sobre os vândalos). Muito importante do ponto de vista histórico, mas certamente pouco atraente do ponto de vista turístico. Informações úteis? Então deixe um like e veja os outros comentários que fiz sobre Roma e além.
Dentro do fórum romano existe um lugar muito particular: a “Rostra”.
É uma tribuna, inaugurada pouco antes do assassinato de César, e onde oradores e políticos faziam os seus discursos.
O nome vem dos aríetes dos navios, que serviam para abalroamento, e que eram fixados na parede frontal da arquibancada.
O edifício foi reformado por Augusto, que ali mandou postar os bicos dos navios vitoriosos na batalha naval de Actium.
Neste local e conforme indicado no painel explicativo, desta tribuna os oradores dirigiam-se e falavam ao povo. O nome deriva das tribunas dos navios latinos com que o monumento foi decorado. Há pouco mais para ver, ainda as fotos para recordar.
Estes vestígios, denominados Rostra, estão localizados perto do sugestivo e majestoso Arco de Septímio Severo, dentro do Fórum Romano, o local mais importante da Roma Antiga.
Representa uma plataforma a partir da qual os oradores, especialmente os magistrados, falavam ao povo de Roma. Seu nome vem das tribunas, elementos pontiagudos que os navios antigos tinham na proa para romper os navios inimigos.
Os romanos o decoraram com bicos de navios capturados durante as guerras, em particular a batalha de Anzio no século IV aC. Originalmente era revestido a mármore e na parte superior existia uma plataforma, acessível por escadas.
Infelizmente, atualmente só podemos imaginar a sua beleza original.