Dica/Vantagem:
- Entre! A parte interna é lindamente conservada, com pisos em mármore originais e o espaço exato onde os senadores se reuniam.
- Leia os painéis informativos, que explicam a história e mostram como o espaço funcionava.
- Fica fora do eixo principal de visitação e às vezes passa despercebida. Então, procure pelas portas grandes e fachada simples.
Curiosidade:
- O teto atual é uma reconstrução moderna, mas o piso é original do século I a.C.
- A transformação em igreja (de São Adriano) salvou o prédio de virar ruÃna, como tantos outros no Fórum.
- Foi aqui que se discutiram os últimos suspiros da República e os primeiros passos do Império Romano.
uma cidade repleta de historia. Este nedificio é mais um, a Curia Julia
Imerso na história da Roma antiga... muito evocativo, reminiscente dos antigos esplendores de uma civilização grandiosa...
Um pouco difÃcil de alcançar devido à s obras do novo metro e também devido à s muitas limitações de acesso devido à s zonas de trânsito restrito. visitado em 5 de fevereiro de 2025
17/01/2024 . Uma bela estrutura que nos faz entender com seus mármores e rematar a grandiosidade da Roma Antiga. A Cúria Iulia era a antiga sede do Senado Romano, localizada no topo do lado curto do Fórum. É um grande edifÃcio de tijolos localizado na esquina entre o Argileto (estrada que o separa da BasÃlica EmÃlia) e o Comizio.
Foi a sede do Senado de Roma desde o século I AC. ao século 6 DC é uma construção com um aspecto muito simples e sóbrio tanto no exterior como no interior. O seu surpreendente estado de conservação deve-se ao facto de, como noutros casos, o edifÃcio ter sido então utilizado como igreja.
Contemplando os vestÃgios de um dos edifÃcios mais importantes que podemos encontrar no fórum romano, construÃdo na segunda metade do século I, com a finalidade de servir como edifÃcio público com múltiplas utilizações, incluindo comerciais, foi também local de reuniões e gabinetes da administração da justiça. Do que era e do que resta, a única coisa que hoje podemos ver são as fundações, parte do pavimento e alguns pilares e arcos de tijolo e um painel informativo. É a única coisa que podemos ver e fotografar.