A Basílica Papal de São Paulo Fora-dos-Muros é uma das quatro basílicas papais de Roma e, apesar de ser um pouco mais afastada do centro, vale muito a visita. Essa é uma basílica monumental, com uma das maiores naves da cristandade, colunas imensas e um claustro encantador. Foi construída no local onde, segundo a tradição, está o túmulo do apóstolo Paulo, daí o nome. O ambiente lá é bem mais tranquilo do que nas igrejas do centro turístico.
História
A basílica original foi construída no século IV por ordem do imperador Constantino I, sobre o local do martírio de São Paulo. Foi ampliada nos séculos seguintes, mas a maior parte da estrutura atual data do século XIX, após um grande incêndio em 1823. Mesmo assim, ela preserva muitos elementos antigos e preciosos.
Fica fora do centro histórico, então planeje o deslocamento (a linha B do metrô, estação "Basilica S. Paolo", leva até lá).
A entrada na basílica é gratuita, você só paga se quiser acessar o claustro, a área arqueológica e o museu interno.
Aproveite para ver a tumba de São Paulo, visível por trás do altar principal.
Alerta:
Como em qualquer igreja, vista-se com recato: evite roupas muito curtas ou regatas.
Curiosidade:
Passe pelos medalhões com os rostos de todos os papas: dizem que quando não houver mais espaço, virá o fim do mundo (tem espaço pra mais alguns ainda, ufa).
É a segunda maior basílica de Roma, perdendo apenas para a de São Pedro.
Durante séculos, era um dos principais destinos de peregrinação da cristandade.
O claustro foi construído pelos irmãos Vassalletto, mestres escultores medievais: repare nos detalhes das colunas decoradas.
A basílica foi consagrada em 1854 por Pio IX, depois do incêndio.
Com acesso fácil pelo Metrô (Estação São Paulo), a Basílica Papal de São Paulo Extramuros, chamada também de Basílica Papal de São Paulo fora dos Muros, é uma das quatro basílicas papais de Roma juntamente com a Arquibasílica de S. J de Latrão, a Basílica de S. Maria Magiore e a Basílica de São Pedro, no Vaticano, e uma das sete igrejas de peregrinação de Roma. Fui no dia 25 de abril, feriado e estava lotado para visitação. Ficamos 55 minutos na fila mas valeu demais, pois, a beleza da basílica valeu o esforço. Recomendo demais conhecer.
A Basílica é linda e imponente. Muito bem cuidada, bom ir com guia pra explicar os detalhes. Estava bem vazia, não parece estar no roteiro da maioria dos turistas, apesar da importância de São Paulo.