É uma das igrejas mais importantes do catolicismo e uma das maiores dedicadas à Virgem Maria. Por fora ela já chama atenção, mas por dentro é puro espetáculo: colunas clássicas, mosaicos paleocristãos, teto dourado e uma cripta com relÃquias sagradas.
História
Foi construÃda por ordem do Papa Sisto III no século V, logo após o ConcÃlio de Éfeso (431), que proclamou Maria como Mãe de Deus. A lenda diz que a Virgem Maria apareceu em sonho ao papa e indicou o local da construção, que seria marcado por uma nevasca em pleno verão: no dia 5 de agosto. A igreja passou por várias reformas ao longo dos séculos, misturando estilos paleocristão, românico, renascentista e barroco.
Intensidade de Esforço
Esforço baixo
Espiadinha
Tempo de visita (minutos)
60
Conheça mais em nosso blog
Roma - Um guia das principais atrações de Roma
Se você está planejando uma viagem para a capital da Itália, precisa conhecer as principais atrações de Roma: e não são poucas! Da grandiosidade do Coliseu à beleza das piazzas e fontes espalhadas pela cidade, Roma mistura história, arte e surpresas a cada esquina.
Dica/Vantagem:
O saudoso Papa Francisco escolheu romper com a tradição de papas enterrados na BasÃlica de São Pedro tamanha era sua devoção à Virgem Maria (e sua predileção por essa BasÃlica). É aqui que ele descansa! Não perca os mosaicos do século V na nave e no arco triunfal: são alguns dos mais antigos de Roma. A Cripta da Natividade abriga relÃquias associadas ao presépio original de Belém. Se possÃvel, vá no dia 5 de agosto, quando rolam pétalas brancas caindo do teto pra simular a nevasca milagrosa. Curiosidade:
O teto dourado foi feito com o primeiro ouro trazido das Américas por Cristóvão Colombo! É a única basÃlica papal em Roma fora do Vaticano, mas ainda assim está sob jurisdição direta da Santa Sé. Seu campanário é o mais alto de Roma (75 metros). Lá estão enterrados papas importantes, como Nicolau IV e Paulo V e, mais recentemente, Francisco I.
Igreja linda, fui acompanhando meus pais. Apesar da fila na entrada, tudo foi bem rápido. Nem 5 minutos e entramos, a fila é para passar no detector de metais. A entrada foi gratuita, não sei se é isso mesmo, ou se foi por alguma ocasião especial.
BelÃssima basilica, próxima a estação Termini.
É enorme e, sem dúvida, é uma das igrejas que obrigatoriamente devem ser visitadas em Roma. Todas recomendações turÃsticas sobre igrejas em Roma recomendam está. Eu também.
O altar, com seu baldaquino, que é a obra sobre o altar, é muito imponente. O tamanho da igreja impressiona muito também.
Do lado de fora, uma pequena fila para que os visitantes passem por uma inspeção para que não entrem com materiais perigosos.
Um dos poucos espaços importantes que não se paga para visitar na cidade, basilica muito bonita. Sem duvida um dos pontos a visitar
A BasÃlica de Santa Maria Maggiore é linda e estar de encontro com os artefatos da manjedoura não tem palavras. Só vivendo a experiência.
Local de fé.
No site tem todas as informações e horários da missa (recomendo)
O que torna essa capela tao especial?
A basÃlica abriga fragmentos da manjedoura onde jesus teria sido colocado ao nascer, preservados na capela da cripta da natividade.