Categories Destinos Europa Porto

Porto – Um guia sobre os bairros do Porto e suas atrações

Nosso primeiro contato com terras lusitanas se deu na famosa cidade do Porto, conhecida e reconhecida mundialmente por produzir os tradicionais vinhos que levam o nome da cidade. À primeira vista, a cidade nos transportou pra um lugar de familiaridade, de conforto, e, conforme íamos explorando cada um dos bairros do Porto, essa sensação só aumentava. Neste post, quero compartilhar com vocês o que há de mais interessante pra fazer em cada cantinho, desde a Foz do Douro até o bairro do Bonfim, sem me esquecer de fazer uma visitinha à Vila Nova de Gaia, claro! Quem vem?

Mapa das freguesias e dos bairros do Porto

A cidade do Porto é dividida em 7 freguesias que estão representadas no mapa abaixo por cores distintas. No entanto, você vai perceber que algumas cores “agrupam” mais de uma área, resultado de uma reorganização da cidade em 2013.

  1. União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde
  2. Ramalde
  3. União das Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos
  4. Paranhos
  5. Campanhã
  6. Bonfim
  7. União das Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória

Além disso, vale ressaltar a presença de Vila Nova de Gaia na parte de baixo do mapa. Apesar de ser uma cidade distinta, a proximidade dela em relação ao Porto acabou tornando a sua inclusão nos roteiros dos visitantes algo obrigatório. Afinal, quem é que vem até Porto e não quer provar os vinhos “do Porto”, né? É em Vila Nova de Gaia que eles se encontram!

Principais áreas ou bairros do Porto

A partir de agora, vou passar rapidamente pelas principais áreas da cidade do Porto pra contar pra vocês um resumo do que elas têm de interessante pra ver e fazer.

União das freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde

Começando pelo extremo oposto da cidade, onde o rio Douro encontra o Atlântico, o destaque aqui fica por conta da tranquila e sofisticada área da Foz do Douro. A região é perfeita pra quem busca uma pausa após a agitação dos bairros centrais do Porto. Por exemplo, se tem algo mais relaxante aqui no Porto do que um passeio pelo Calçadão da Foz, com o vento do Atlântico no rosto, eu desconheço. Além disso, uma esticadinha na charmosa Praia dos Ingleses, ou uma refeição sem pressa nos arredores do Farol de São Miguel-o-Anjo é, sem dúvida, uma oportunidade que não se deve perder.

DICA: No entanto, se você só tiver alguns poucos (e valiosos) instantes nesse lugar, não deixe de desfrutar das vistas deslumbrantes que se tem a partir da Pérgola da Foz… De nada!

Por outro lado, a área de Nevogilde é mais residencial e, não à toa, é aqui que você encontra o maior parque urbano de Portugal: o Parque da Cidade, ideal para piqueniques e caminhadas. Além disso, ali pertinho está outro bairro residencial super tranquilo do Porto, o Aldoar.

Parque da Cidade do Porto - All About Portugal

Ramalde

Fundação Cupertino de Miranda - Wikipedia

A freguesia de Ramalde é outro exemplo de área residencial entre os bairros do Porto. Ainda que não tenha nenhuma grande atração para os turistas, é aqui que fica a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, um espaço cultural que promove exposições de arte moderna e contemporânea.

União das freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos

Esta área de agrupamento dos bairros de Lordelo do Ouro e Massarelos também é uma mistura de tradição e modernidade, situada junto ao rio Douro. Dentre suas atrações que podem atrair os visitantes, estão os Jardins do Palácio de Cristal, um espaço verde com vistas incríveis do rio Douro, o Museu Romântico, dedicado ao período do romantismo, os Jardins da Casa Tait e o Museu do Carro Elétrico.

Paranhos

A freguesia de Paranhos é uma área mais residencial e tranquila, conhecida por abrigar a Universidade do Porto e algumas das principais instituições de ensino e saúde da cidade.

Campanhã

Campanhã é uma área que tem sido revitalizada nos últimos anos, especialmente com a expansão da zona ferroviária. Por esse motivo, seu destaque é a estação de Campanhã, um importante ponto de conexão da rede de trens de Portugal. Além disso, aqui fica o Palácio do Freixo, um lindo edifício à beira do rio Douro que, atualmente, é um hotel de luxo, mas que permite a visitação dos seus jardins deslumbrantes.

Bonfim

O bairro do Bonfim é um dos mais autênticos do Porto e vem ganhando cada vez mais popularidade entre os visitantes nos últimos anos. Isso porque ele consegue fundir em um só ambiente as tradições desta parte de Portugal com um espírito moderno e criativo. Dentre seus principais atrativos está o Jardim Marquês de Oliveira, um lugar super agradável pra relaxar depois de muitas andanças pela cidade.

União das freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória

E cá estamos, na região que abriga 90% das atrações turísticas mais populares da cidade! Ainda que, atualmente, estes bairros do Porto sejam formalmente apresentadas como um “combo”, elas seguem tendo características bem distintias entre si. Portanto, por conta dessa forte identidade de cada uma, eu prefiro apresentar as atrações de maneira mais “personalizada”, usando os nomes dos bairros de forma mais “tradicional”.

Baixa

Se há um lugar onde o Porto pulsa com energia e modernidade, é na Baixa. Você vai ficar embasbacado com as largas avenidas e praças monumentais desta área central da cidade, o lugar perfeito pra sentir a “vibe cosmopolita” do Porto.

AVENIDA DOS ALIADOS

O destaque, sem dúvida alguma, fica por conta da grandiosa Avenida dos Aliados com seus edifícios imponentes.

DICA: Apesar de ser a principal via de Porto, o coração da cidade, é uma avenida bem “pequenininha”, que você atravessa em 5 minutinhos a pé. Então, nada a temer!

LIVRARIA LELLO

Outro lugar imperdível por aqui é a famosa Livraria Lello, que impressiona tanto por dentro, quanto por fora.

ALERTA: Espere encontrar filas gigantes na entrada da livraria, tá? Acontece que, além dela ser absurdamente linda pra qualquer visitante, ela tem um apelo emocional sem igual para qualquer fã da saga de um famoso bruxinho chamado Harry Potter.

Livraria Lello Porto - Explorial

CULTURA POP: Se você é um fã dos livros e filmes do Harry Potter, você vai se sentir familiarizado com este lugar, e isto não é uma coincidência. A autora da saga viveu aqui na cidade do Porto por muito tempo, e costumava vir até esta livraria pra se inspirar. Não à toa, as escadarias mágicas do castelo de Hogwarts foram idealizadas com base nas escadas daqui desta livraria, uma justa homenagem ao lugar que ajudou a “construir” a escola de magia e bruxaria mais famosa do universo.

TORRE DOS CLÉRIGOS

Ali perto você também vai poder visitar a Igreja dos Clérigos e sua popular Torre dos Clérigos, de onde se tem uma vista linda da cidade do Porto. No entanto, saiba que para concluir este feito você terá 200 degraus pela frente, sem contar as ladeiras da cidade que você já vai ter encarado pra chegar até aqui.

Caso isso não seja um problema pra você, basta pagar a taxa cobrada pra subir na torre (e visitar o museu) e pronto! A propósito, a entrada na igreja é gratuita, você só paga se quiser subir na torre.

Visitando a Torre dos Clérigos no Porto
ESTAÇÃO DE SÃO BENTO

A Estação de São Bento também merece destaque nessa área, com seus azulejos lindamente pintados que contam a história de Portugal. É um verdadeiro colírio pros olhos…de verdade!

IGREJA DA LAPA

CURIOSIDADE: A cidade do Porto tem diversas igrejas, como se vê no país todo, mas a Igreja da Lapa tem uma “atração” um tanto quanto inusitada. É aqui que está guardado o coração de D. Pedro IV de Portugal, mais conhecido como Dom Pedro I do Brasil! Sim, ele queria que seu coração fosse trazido pra cá como forma de agradecer a população da cidade pela sua contribuição durante a guerra liberal que ele travou contra seu irmão, D. Miguel.

Bolhão

É aqui no bairro do Bolhão que a cidade do Porto se conecta à sua tradição mais verdadeira e, como um bom exemplo disso, o Mercado do Bolhão é o lugar certo pra você conhecer essa essência portucalense. Estivemos por lá em uma manhã super tranquila durante a semana, e pudemos caminhar entre as barracas como se o mercado estivesse aberto só pra gente.

Além disso, a Rua de Santa Catarina, com suas lojas e cafés, é perfeita para quem gosta de compras ou apenas de um bom passeio. A sensação que tive ao andar por lá é de estar “em casa”, ou melhor, no Brasil. Isto porque as igrejas, calçadas, o estilo das lojas, enfim, tudo é tão “igual” ao que estamos acostumados no nosso país que dá um quentinho a mais no coração.

DICA: Guarde toda a fome que você tiver pra ir até o Café Majestic, na própria Rua Santa Catarina. Pra quem já teve a honra e o prazer de conhecer a incrível Confeitaria Colombo no Rio de Janeiro, você vai conhecer a real inspiração para a sua criação. Aqui, você vai se deliciar tanto com os olhos, quanto com a barriga. Um dos melhores cafés da manhã que já tive na minha vida (e não foram poucos os lugares que já tomamos café da manhã, viu?). Ou seja, ir a Porto e não comer no Café Majestic, você não foi a Porto!

Miragaia

Um dos mais pitorescos bairros do Porto, as ruas de Miragaia às margens do rio Douro são um convite para desacelerar e admirar a paisagem. A Igreja de São Pedro de Miragaia é uma joia escondida, e o Museu de Transportes e Comunicações também pode ser um ponto interessante para quem quer mergulhar na história dos transportes no Porto.

A é onde a história do Porto está mais viva e, como seria de se esperar, a majestosa Catedral da Sé domina o bairro. Enquanto caminhávamos pelas ruas estreitas e íngremes dessa região, éramos transportados pro passado por conta da atmosfera medieval das casas antigas a cada esquina. Os “miradouros”, ou melhor, mirantes, adicionam uma magia a mais à experiência.

Muralhas Fernandinas no Porto Portugal - Mad About Porto

Além disso, você pode aproveitar pra visitar também as Muralhas Fernandinas, que são uma lembrança das antigas defesas da cidade.

Ribeira

Por fim, digamos que, se você tiver somente 1 hora pra passear pelo Porto, é pra cá que você deve vir! A Ribeira é o coração pulsante da cidade e um dos lugares mais encantadores pra explorar. Eu diria que esse lugar causa um impacto em qualquer pessoa, seja você um turista iniciante, ou um viajante experiente.

PONTE DOM LUÍS I

Obviamente, não tem como falar dessa área sem citar a incrível Ponte Dom Luís I. Não à toa, este é o cartão postal do Porto, com uma vista de tirar o fôlego pra qualquer direção que você olhe.

DICA: É daqui da Ribeira que partem diversos cruzeiros pelo rio Douro, caso você queira vivenciar essa atmosfera do Porto de uma perspectiva diferente.

DICA: Nós queríamos atravessar a ponte tanto por cima (de metrô), como por baixo (a pé). Por isso, optamos por ir pro lado de lá de metrô, partindo da estação de metrô São Bento, até a estação Jardim do Morro, 1 parada depois. A travessia de metrô sobre a ponte é bem legal, e leva até mais tempo do que eu tinha imaginado. Além disso, você tem uma vista incrível das outras pontes sobre o Rio Douro!

Atravessando a Ponte Dom Luís I no Porto
CAIS DA RIBEIRA

Escolhemos sem muito critério um dos diversos restaurantes no Cais da Ribeira e nos sentamos pra apreciar o final de um dia incrível no Porto.

A propósito, logo ali do outro lado do rio Douro, de frente pro bairro da Ribeira, fica a cidade de Vila Nova de Gaia, praticamente uma extensão da magia do Porto. E é lá, meus amigos e minhas amigas, que você poderá desgustar não UM, não DOIS, mas quantos “vinhos do Porto” você QUISER (ou aguentar)!

Vila Nova de Gaia: a cidade vizinha do Porto

Embora seja uma cidade diferente, Vila Nova de Gaia, do outro lado do rio Douro, é parte integral do que eu chamo de “experiência da cidade do Porto”. Uma curta caminhada pela icônica Ponte Dom Luís I já te leva até as colinas de Gaia, onde a principal atração são as mundialmente famosas vinícolas (ou caves) de vinho do Porto.

DICA: Caso você venha do Porto pra cá de metrô, ao sair da estação Jardim do Morro, você verá o Teleférico de Vila Nova de Gaia, uma divertida opção pra chegar até o coração da simpática cidadezinha.

Vinícolas em Vila Nova de Gaia

Além disso, eles sempre oferecem algum “combo” ao comprar o ticket do teleférico, como, por exemplo, a oportunidade de fazer uma degustação em alguma das vinícolas de Gaia.

Vinícola Quevedo

Quando fomos, o ticket dava direito à degustação na Vinícula Quevedo de um vinho de cada tipo que eles produzem. Nós poderíamos comprar mais taças se quiséssemos, sendo que os mais básicos custavam EUR 2 e os vinhos tipo Vintage, EUR 5.

Vinícola Ramos Pinto

Nós também paramos em outra vinícola (porque “WHY NOT?”, certo?), dessa vez a Ramos Pinto. Dali da loja deles você também pode visitar as fincas propriamente ditas, mas nós optamos por comprar somente a degustação intermediária de 6 vinhos, pois ainda teríamos muitas andanças pela frente.

Mirantes de Vila Nova de Gaia

Gaia também é o lugar perfeito para apreciar as vistas panorâmicas mais deslumbrantes da cidade do Porto, especialmente a partir do Mosteiro de Santo Agostinho da Serra do Pilar ou do Jardim do Morro.

Desde o charme histórico da Ribeira até a serenidade da Foz do Douro, a certeza que temos ao explorar cada um dos bairros do Porto é que todos têm algo único a oferecer. Espero que este guia tenha ajudado você a planejar sua visita e a se apaixonar por esses cantinhos especiais da cidade, tanto quanto eu me apaixonei ao vivenciá-los (e mal posso esperar pra voltar um dia)!

Veja, também, meus outros posts sobre Portugal:

Informações sobre Portugal

As 7 Regiões de Portugal

Como funciona o transporte em Portugal

Um resumo sobre a história de Portugal

Principais detinos turísticos de Portugal

Dicas para visitar Portugal

10 curiosidades sobre Portugal

8 Entradas da Culinária Portuguesa pra abrir seu apetite

10 Sobremesas Portuguesas pra adoçar sua viagem

Você também pode gostar...