As entradas da culinária portuguesa são verdadeiras iguarias que encantam pelo sabor e pela simplicidade. Desde famosos queijos até o irresistível chouriço assado, esses petiscos vão abrir o seu apetite e te levar por uma experiência autêntica da cozinha de Portugal. Se prepare pra uma viagem incrível por sabores e aromas que definem a nossa “terrinha”!
Entradas
Geralmente, considera-se como entrada aquele prato leve e simples servido no início de uma refeição ou mesmo antes de você decidir o que pretende comer. A entrada serve pra abrir o apetite e, por isso, elas costumam ser menores em porção. Em termos de alimentos, elas podem incluir desde sopas, saladas, e patês, até pequenas porções de carnes ou vegetais.
Queijo da Serra
Este queijo artesanal de leite de ovelha vem da região da Serra da Estrela, no centro de Portugal. O Queijo da Serra tem uma textura cremosa e sabor forte e picante. Frequentemente, comemos esse queijo com pão fresco, ainda que ele possa vir tanto em sua forma natural quanto derretido sobre pratos quentes.
Chouriço assado
O chouriço assado é um embutido tradicional feito com carne de porco, especiarias e vinho. Tipicamente, ele vai na brasa para que, além de intensificar seu sabor, proporcione uma textura crocante por fora e suculenta por dentro. É um petisco popular em festas e encontros sociais em Portugal.
Amêijoas à Bulhão Pato
Amêijoas à Bulhão Pato são mariscos que levam alho, coentro e um toque de vinho branco. A combinação de temperos realça a doçura natural das amêijoas. Ou seja, esse prato é ideal pra quem aprecia frutos do mar. Ainda que a receita original seja simples, o segredo está no frescor das amêijoas e na qualidade do azeite usado.
DICA: As amêijoas à Bulhão Pato ficam ainda melhores com um pedaço de pão pra absorver o delicioso molho que se concentra no fundo.
CURIOSIDADE: Este prato deve o seu nome ao popular poeta português Raimundo António de Bulhão Pato, que não escondia de ninguém o seu apreço por este petisco.
Pastéis de Chaves
Originários da cidade de Chaves, são pequenos pastéis de massa crocante com recheio de carne de porco. Eles funcionam super bem como aperitivos, mas, por outro lado, não deixam nada a desejar como lanche rápido.
Caldo Verde
Velho conhecido dos brasileiros, o caldo verde é uma sopa tradicional portuguesa feita com couve-galega, batatas, cebola e chouriço. Ele tem uma cor verde super vibrante e um sabor leve e reconfortante. Talvez, por isso, ele seja uma entrada tão popular em Portugal, especialmente em eventos e celebrações.
DETALHE: Tradicionalmente, o caldo verde é popular nas festas dos santos em Portugal, como a festa de São João, especialmente na região norte de Portugal. Embora seja uma sopa simples, para muitos, ela é uma das mais representativas do país. Muitos portugueses afirmam que não há inverno sem caldo verde.
Pica Pau
Deixando seu espírito da 5ª série de lado, o Pica Pau é um petisco feito com pedaços de carne de vaca frita, temperada com alho, pimentão e especiarias. Na maioria das vezes, vem em pequenas porções ao lado de uma bebida refrescante.
DICA: Entretanto, os portugueses recomendam comer com pickles e pão pra ajudar a cortar a gordura da carne e adicionar um toque ácido ao prato.
CURIOSIDADE: Piadas a parte, este prato tem um nome curioso que remete à forma de consumo. Tradicionalmente, serve-se o pica pau em pequenas porções e com palitos (daí o nome), sendo um petisco popular em tascas e cafés por todo o país.
Bolinho de Bacalhau
Esses bolinhos, que também recebem o nome de “pastéis de bacalhau”, levam, além do bacalhau desfiado misturado com batata, cebola e temperos. Fritinhos até ficarem dourados e crocantes por fora, são uma das entradas mais populares em Portugal. Eu ouso dizer que, se você foi até lá e não comeu esse bolinho, você não foi a Portugal.
CURIOSIDADE: O bolinho de bacalhau é tão popular em Portugal que existe até uma competição anual em Lisboa para eleger o melhor bolinho de bacalhau do país. Além disso, ainda que a receita tradicionalmente use apenas bacalhau, batata, cebola, salsa, ovo, sal e pimenta, cada região tem a sua versão específica.
Sardinhas assadas
As sardinhas assadas são a menina dos olhos das festas de Santo Antônio, o santo padroeiro de Lisboa. Durante o mês de junho, os bairros antigos da cidade se enchem de churrasqueiras portáteis, e o aroma das sardinhas assadas no carvão toma conta das ruas. De acordo com a tradição, quanto mais simples, melhor: sirva com pão e aproveite!
Explorar as entradas da culinária portuguesa é uma verdadeira imersão cultural, já que cada petisco conta uma parte da rica tradição gastronômica do país. Seja você um apaixonado por comida, ou “apenas” um explorador intrépido em busca de novas experiências, essas entradas portuguesas são uma introdução deliciosa ao que a cozinha de Portugal tem de melhor.
Veja, também, meus outros posts sobre Portugal:
Como funciona o transporte em Portugal
Um resumo sobre a história de Portugal