Florença é uma das cidades mais emblemáticas da Itália, famosa por sua arte, história e arquitetura renascentista. Com o rio Arno cortando seu centro histórico, a cidade é um museu a céu aberto, repleta de obras de grandes mestres como Michelangelo, Leonardo da Vinci e Botticelli. É o lugar perfeito para os amantes de arte e cultura.
Origem
Fundada pelos romanos no século I a.C., Florença se tornou um importante centro de poder durante a Idade Média, especialmente no período renascentista, quando foi governada pela influente família Médici. A cidade foi berço do Renascimento e, durante séculos, foi o centro de referência para artistas, filósofos e cientistas. Foi em Florença que obras como o David de Michelangelo e a Nascita di Venere de Botticelli foram criadas. Depois de um período de domínio estrangeiro, Florença se tornou a capital do Reino da Itália em 1865, antes de ser substituída por Roma.
Ficha técnica
População (2023): 380.000 habitantes
Área: 102,41 km2
Quando fomos: Abril
Temperatura média na época: de 19 a 22 graus de dia e de 10 a 12 graus à noite
Quanto tempo ficamos: 2 noites e 1,5 dias
Cultura:
- Florença foi a capital da Itália por um breve período, de 1865 a 1871.
- Florença tem o Ponte Vecchio, uma das pontes mais antigas da Europa, que já foi ocupada por açougueiros, mas hoje abriga lojas de ouro.
- Florença também é conhecida pela Bistecca alla Fiorentina, um prato de carne que é quase um ritual na cidade.
Curiosidade:
- O David de Michelangelo não é o único famoso que veio de Florença: o inventor Leonardo da Vinci também é um dos filhos ilustres da cidade.
- A Cúpula de Brunelleschi da catedral foi a maior cúpula de tijolos do mundo até o século XX!
Dica/Vantagem:
- Fique atento ao seu bolso: Florença pode ser cara, especialmente nas regiões centrais, então preste atenção nas opções de hospedagem e alimentação.
- Visite a Galeria Uffizi, onde você pode ver algumas das mais famosas pinturas renascentistas do mundo!
- Veja o David de Michelangelo na Galleria dell'Accademia, além, é claro, da sua réplica em plena Piazza della Signoria.
- Suba na Cúpula de Brunelleschi, na Catedral de Santa Maria del Fiore, para uma vista incrível da cidade.
- Explore o Palácio Pitti e seus jardins para sentir a grandiosidade dos Médici.
- Caminhe pela Ponte Vecchio, se possível, ao pôr do sol, e aproveite para explorar as lojinhas de ouro.