O Museu Judaico da Grécia abriga uma rica coleção de artefatos religiosos, objetos do cotidiano, fotografias e documentos que narram a longa presença judaica no país. O museu oferece uma visão abrangente da vida, cultura e tradições das comunidades judaicas gregas ao longo dos séculos.
História
Fundado em 1977 por iniciativa da Comunidade Judaica de Atenas, o museu começou em uma pequena sala na sinagoga Beth Shalom. Com o tempo, sua coleção cresceu significativamente, levando à inauguração do atual edifício em 1997. O museu foi criado para preservar e exibir evidências materiais da vida judaica na Grécia, especialmente após as perdas durante a Segunda Guerra Mundial.
Acessível
Parcialmente acessível
Intensidade de Esforço
Esforço baixo
Tempo de visita (minutos)
90
Conheça mais em nosso blog
Atenas - Um guia das principais atrações de Atenas
Se você está planejando uma viagem pra Grécia, já adianto: as atrações de Atenas vão te deixar de queixo caído! Tem templo milenar, bairro charmoso, museu incrível e até vista de tirar o fôlego. E o melhor: dá pra curtir tudo isso misturando história, cultura e boa comida com aquele clima descontraído que só a capital grega tem. Vem comigo descobrir o que não pode faltar no seu roteiro!
Dica/Vantagem:
- O museu também possui uma sala dedicada ao Holocausto, com relatos e objetos pessoais de vítimas e sobreviventes.
- Além das exposições permanentes, o museu realiza eventos culturais, educacionais e exposições temporárias relacionadas à história e cultura judaica.
Alerta:
- O edifício possui múltiplos andares e escadas, o que pode representar desafios para pessoas com mobilidade reduzida.
Curiosidade:
- O museu abriga mais de 10.000 artefatos que documentam a vida judaica na Grécia, incluindo objetos raros e documentos históricos.
Que exibição fantástica do judaísmo grego desde 325 d.C. até hoje. Cobrindo todos os aspectos da vida judaica romaniota em toda a Grécia, o visitante tem uma visão muito clara e completa. Recomendado a todos os visitantes judeus e não judeus de Atenas.
Um olhar interessante sobre alguns aspectos da história judaica. A exposição parece ser administrada por pessoas irreligiosas (ou incultas) com base nas exibições e suas respectivas descrições. Mas ainda assim, a simplicidade do museu foi perfeita para os meus filhos com pouca atenção e pude ter um momento significativo de discussão e reflexão com a maioria das crianças (7) que trouxe.
Pequeno museu simpático que conta a história das comunidades judaicas gregas que existiram desde o século II e quase paroquiadas no holocausto do século XX. Não perca o 1º nível com sua sinagoga restaurada e a pequena exposição de achados arqueológicos no 6º nível
Museu muito interessante para ver e ver como os judeus viviam na Grécia durante a guerra
Museu maravilhoso que merece uma visita e escolas para os gregos aprenderem sobre a contribuição dos judeus gregos para a história grega e as dificuldades pelas quais a outrora proeminente comunidade greco-judaica passou. Muito boa apresentação de exposições de todos os períodos históricos e diferentes comunidades sociais.