Eu sei que o que mais se encontra nas “internets da vida” são informações sobre a Grécia, mas aqui neste post o meu foco é te ajudar a planejar a sua viagem para este paraíso na Terra! Quero compartilhar algumas coisinhas práticas que vão te ajudar a aproveitar ao máximo a sua visita ao lar de algumas das civilizações mais antigas e influentes da história. Aqui não só é o berço da democracia, como é um dos lugares mais lindos do planeta! Só vem!

Onde fica a Grécia?
A Grécia fica no sudeste da Europa, na Península Balcânica, aquele pedaço do continente “atrás do salto da bota” da Itália. A território onde hoje fica a Grécia “moderna” é mundialmente famoso por suas paisagens deslumbrantes e suas milhares de ilhas espalhadas pelo Mar Egeu e pelo Mar Jônico.

A palavra Balcãs é turca e significa “montanha”, e a península é certamente dominada por este tipo de relevo, especialmente no oeste. Não existe um consenso sobre quais países compõem a região, mas as descrições dos Balcãs geralmente compreendem a Albânia, a Bósnia e Herzegovina, a Bulgária, a Croácia, o Kosovo, o Montenegro, a Macedônia do Norte, a Romênia, a Sérvia e a Eslovênia. Quando as descrições dessa região são feitas levando em consideração as questões históricas e culturais, é comum encontrar citações a partes da Grécia e da Turquia também.
OBS: No entanto, embora a Moldávia fique do lado norte do rio Danúbio, e o país tenha ligações fortes com a Romênia, ele está política e economicamente mais associada a outras antigas repúblicas “do outro lado” do mapa, como a antiga União Soviética. Por isso, acaba não sendo listada como parte dos Balcãs com mais frequência.
Informações sobre a Grécia
Nome no idioma local: Ελλάς (Hellas)
Capital: Atenas
Continente: Europa
População: 10,8 milhões

Idioma oficial da Grécia
O idioma oficial da Grécia é o grego, conhecido como “Ελληνικά” (Elliniká), uma língua indo-europeia que tem uma longa história na civilização ocidental e uma influência enorme na cultura mundial. Além disso, ela também é a língua oficial do Chipre e um dos idiomas oficiais da União Europeia.

A propósito, ainda que ele mantenha muitos elementos das suas origens antigas, o grego que se fala na Grécia hoje passou por várias mudanças ao longo dos séculos. Por exemplo, o alfabeto grego se mantém o mesmo, com apenas algumas modificações. A influência desta língua riquíssima é vista, até hoje, em muitas áreas, desde a filosofia e a literatura, até a matemática e a ciência.
CURIOSIDADE: Eu quis trazer essa árvore genealógica das línguas indo-europeias e urálicas pra ilustrar o quão diverso e ramificado é esse “mundo dos idiomas”. Eu não sei vocês, mas eu AMO esse tipo de informação!

Moeda da Grécia
A moeda oficial da Grécia é o euro (€), desde que o país adotou a moeda comum da União Europeia em 2001. Anteriormente, o país usava o dracma em suas transações financeiras.

Visto para a Grécia

Brasileiros não precisam de visto para entrar na Grécia para turismo, negócios ou visitas familiares por até 90 dias, dentro de um período de 180 dias. Contudo, o passaporte deve ser válido por pelo menos três meses após a data de entrada no país.
ATENÇÃO: A partir de 2025, será necessário realizar o ETIAS (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem) antes de viajar, uma autorização eletrônica simples para poder ingressar em qualquer país membro da União Europeia.
Religião na Grécia
A religião predominante na Grécia é o Cristianismo Ortodoxo Oriental, uma das mais antigas formas de cristianismo com raízes profundas na história e na cultura grega. Em geral, a maioria dos gregos se identifica como cristãos ortodoxos, e a influência da igreja é visível em diversos aspectos da sociedade grega, incluindo questões políticas e sociais.

Clima da Grécia
Ainda que o clima da Grécia varie de região para região, ele tem, geralmente, verões quentes e secos e invernos moderados e chuvosos. Por exemplo, no verão, as temperaturas variam entre 25°C a 35°C (com picos acima dos 40ºC!) e as chuvas são raras, especialmente nas ilhas do Mar Egeu.

Por outro lado, o inverno é ameno e as temperaturas raramente ficam abaixo de zero, exceto nas montanhas. Já a primavera e o outono são as épocas mais agradáveis para visitar a Grécia, com temperaturas em torno dos 20ªC e MUITO MENOS TURISTAS (além de preços baixíssimos pra tudo)!
DICA: Nós já fomos à Grécia algumas vezes e, por isso, pudemos “experimentar” diferentes estações do ano por lá. Enquanto, no inverno, pegamos dias ensolarados com temperaturas de 20ºC em Atenas, nós aproveitamos muito as praias de algumas ilhas gregas em pleno outono! No entanto, o destaque mesmo fica para o mês de setembro, final do verão europeu, quando pegamos temperaturas dignas de alta temporada, mas com os lugares vazios e os preços lá embaixo! A verdadeira definição de paraíso na Terra!

Saúde na Grécia

Não há vacinas específicas exigidas para entrar na Grécia. Em relação ao sistema de saúde grego, ele é relativamente eficiente para nativos e residentes, apesar de enfrentar desafios de infraestrutura por conta da instalibilidade econômica do país. Contudo, para turistas vale aquela regrinha de ouro: contrate um bom seguro de saúde de viagem que cubra despesas médicas em caso de emergência.
Segurança na Grécia
Em geral, a Grécia é um país bastante seguro para visitar, com baixos índices de criminalidade em comparação a outros países. No entanto, crimes menores, como furtos e batedores de carteiras são super comuns e frequentes, e você vai se deparar com diversas placas alertando para a presença de “pickpockets” nos lugares mais turísticos.
Além disso, a Grécia é propensa a manifestações e protestos, especialmente em Atenas e em outras áreas urbanas, e esses eventos podem se tornar violentos dependendo do tópico. Por isso, os visitantes devem evitar participar de manifestações e manter-se informados sobre a situação política atual durante a visita.

Fora isso, por conta da sua localização, a Grécia está sujeita a riscos naturais frequentes, como incêndios florestais no verão e terremotos. Ou seja, se você estiver planejando uma visita ao país, se mantenha informado sobre as notícias e, principalmente, os procedimentos de evacuação em caso de emergência. O número europeu para emergências é o 112 que também se aplica à Grécia, enquanto o 166 pode ser discado em caso de emergências médicas no país.
Voltagem Elétrica na Grécia
A voltagem elétrica padrão é 230V, com uma frequência de 50Hz e as tomadas seguem os padrões tipo C e F. Portanto, verifique se seus aparelhos são compatíveis ou leve um adaptador universal.

Fuso horário da Grécia
A Grécia está no fuso horário de GMT+2, ou seja, 5 horas a frente do Brasil. Durante o horário de verão, a Grécia adota o fuso horário da Europa Central de Verão, que é GMT+3, ficando com 6 horas a mais em relação ao Brasil.

Horário Comercial na Grécia
Em geral, os horários comerciais na Grécia tendem a seguir o padrão da maioria dos outros países europeus, ainda que possam variar conforme a região. Ainda assim, é comum que as lojas funcionem de segunda a sábado, das 9h às 18h, e os supermercados até às 22 horas. A propósito, é comum que algumas lojas fechem durante o almoço, mas isso é menos provável nas áreas turísticas, onde os horários são mais flexíveis.

Enfim, eu sei que a Grécia é, talvez, um dos maiores clichês em se tratando de viagens do sonhos. Eu também sei que já existem diversas fontes de consulta sobre esse icônico país. No entanto, a ideia desse post foi incentivar vocês a partirem sem medo para este lugar que eu chamo de PARAÍSO NA TERRA.
Eu tenho certeza que eu ainda vou morar lá. E tenho dito!
