A Igreja de São Dionísio, o Areopagita é uma imponente catedral católica localizada na Avenida Panepistimiou, no centro de Atenas. Com sua arquitetura neorrenascentista, destaca-se por sua fachada elegante e interior ricamente decorado com afrescos e vitrais coloridos.
História
A construção da catedral começou em 1853 e foi concluída em 1865. O projeto inicial foi do arquiteto alemão Leo von Klenze, mas foi adaptado pelo grego Lysandros Kaftanzoglou. A igreja é dedicada a São Dionísio, o Areopagita, um juiz ateniense convertido ao cristianismo por São Paulo e considerado o primeiro bispo de Atenas.
Desci da montanha lá de cima, da igrejinha ali, lá de cima vi a cúpula da igreja que não notei quando subi a montanha de manhã cedo, em suas mãos ouvi o toque do sino bem perto, levantei os olhos, encontrei a entrada, por dentro era grande e magnífica como o rabino de outras igrejas ortodoxas diárias. Acenda uma vela pelo retorno dos sequestrados em Gaza, se não ajudar não fará mal. Eu estava sentado em um café próximo e de repente um toque alto tocou. Nem um quarto, nem meio, talvez um teste do sino da manhã.
A igreja de Agios Dionysios Areopagitis é uma igreja ortodoxa localizada no distrito de Kolonaki, em Atenas. A igreja foi concluída em 1931 segundo os planos de Anastasios Orlandos no local de uma igreja mais antiga, que foi demolida em 1900. É dedicada a São Dionísio Areopagite, um dos primeiros bispos de Atenas. Comemora em 3 de outubro.