Dica/Vantagem:
- Vale a pena parar pra admirar a arquitetura e os afrescos bizantinos no interior (se estiver aberta).
- Aproveite a visita e caminhe pela rua Ermou, que é cheia de lojas, cafés e artistas de rua.
Alerta:
- A igreja fica em uma área plana e é fácil de acessar, mas a entrada tem alguns degraus e o interior é apertado, o que pode dificultar o acesso para cadeirantes.
Curiosidade:
- A igreja foi construída sobre as fundações de um antigo templo pagão, como muitas igrejas bizantinas.
- Ela sobreviveu a planos de demolição durante o século XIX, e quem a salvou foi o próprio rei Otto, que queria preservar um pedaço do passado bizantino no centro da nova capital.
Belíssima igreja ortodoxa do século 11, estima-se que seja de meados de 1050. Por dentro é toda decorada e rica. Vale muito a visita. A foto e vídeo que postei é da parte externa da igreja, não se pode registrar por dentro.
Linda igreja do séc 13. Da aparição da virgem. Maria. Hoje pertence à universidade de atenas... parece que recuamos no tempo. No meio de prédios novos que linda.
Igreja lindíssima é importante historicamente. Passei por lá várias vezes e estava fechada. Consegui entrar em uma segunda-feira, por volta dos 18 horas.
Um momento de relativa paz e silêncio por entre o reboliço da cidade. Visita obrigatória e indispensável para admirar este belo templo.
Linda igreja ortodoxa grega.
É uma pena que esteja no meio do caos da Via Ermou (uma rua onde se concentram muitas lojas de várias redes e provavelmente também por isso escapa à atenção de quem está ocupado fazendo compras); na minha opinião, é pouco respeitado por aqueles que, em vez disso, sentam-se nas paredes do perímetro, ali comem, conversam, atuam ou vendem objetos, como souvenirs.
Abriga alguns belos afrescos em seu interior, como um verdadeiramente comovente Batismo de Jesus e uma Dormitio Virginis.