Ao longo dos anos, esta atração no 12º arrondissement de Paris, já na cidade de Vincennes, serviu como prisão, fortaleza e local de inúmeros nascimentos, casamentos e até execuções reais. O Castelo de Vincennes, com sua imponente torre de 50 metros, é um dos mais altos da Europa e está rodeado por uma muralha de 1.100 metros de comprimento, coroada com nove torres e protegido por um fosso de 27 metros de largura. É um exemplo de "castelo-forte", um tipo de habitação particular, construída em períodos de guerra para aliar a segurança de uma fortificação ao conforto da moradia real.
A Capela Santa do Castelo de Vincennes, que foi edificada usando como modelo a Sainte Chapelle da Île de la Cité, no coração de Paris, é muito mais sóbria e carente de decoração. A igreja possui uma enorme iluminação, resultado direto das suas amplas janelas, nas quais se pode observar alguns poucos vitrais valiosos.
Site: https://www.chateau-de-vincennes.fr/
História
Foi construído por volta de 1150 como pavilhão de caça para Luís VII, permitindo-lhe acesso à floresta vizinha de Vincennes. A localização escolhida, a leste de Paris, revelou-se altamente estratégica. Além de estar próximo da capital, situava-se perto de diversas vias de comunicação, tanto terrestres como fluviais. Os diferentes edifícios foram construídos progressivamente até meados do século XIV. No final, formaram um quadrilátero irregular de cerca de 60 metros de cada lado. Nenhum deles foi fortificado, pois inicialmente foi usado como residência secundária. Foi no século XIII, com o reinado de Luís IX, conhecido como São Luís, que Vincennes se tornou um local de poder real.
No século XIV, a Guerra dos Cem Anos estava em andamento e os franceses já haviam sofrido diversas derrotas. Entre 1357 e 1358, João II, o Bom, teve que enfrentar uma revolta camponesa e uma revolta dos parisienses. Assim, em 22 de fevereiro de 1358, Etienne Marcel, reitor dos mercadores de Paris, liderou um ataque contra o Palais de la Cité, onde residia o futuro Carlos V. Este motim teve um efeito profundo sobre o futuro rei e o encorajou a construir uma nova fortaleza. Com o seu passado de prestígio, Vincennes era o local perfeito. Em 1361, iniciou-se a construção da torre principal, construída sobre as fundações erguidas por Filipe VI 25 anos antes. Em 1364, Carlos V subiu ao trono. Tornou-se o principal construtor do Castelo de Vincennes e a sua influência foi decisiva. Além de local defensivo, optou por torná-lo residência real e local seguro. O conjunto tinha que mostrar a extensão do seu poder, não só ao seu povo, mas também aos soberanos vizinhos.
Como chegar
Metrô: Château de Vincennes
RER: Vincennes
Estacionamento
Visitantes não são autorizado a estacionar seus veículos dentro do castelo.
Tempo de visita (minutos)
90 - 180 min
Recomendações de Visita Guiada
Não
Valor da Entrada
Adulto: EUR 9,50
Reduzida*: EUR 7,50
*Portadores de ticket intermunicipal da SNCF para Paris, portadores do Navigo Culture Pass.
Descontos
Menores de 18 anos ou jovens entre 18 e 25 anos que sejam da União Europeia ou residam regularmente na França.
Pessoas com necessidades especiais e seu acompanhante.
Desempregados (comprovante).
Ingresso grátis todo primeiro domingo do mês (Novembro a Março).
OBS: Incluído no Paris Pass!
Horários de Funcionamento
Mai-Set: 10-18 hrs
Out-Abr: 10-17 hrs
(Última entrada 45 min antes de fechar)
OBS: A Sainte-Chapelle fecha para almoço entre 13 e 14 hrs.
Fechado em 01/jan, 01/mai e 25/dez.