O Monte Trebević é uma montanha que fica coladinha em Sarajevo, oferecendo vistas incríveis da cidade e muito contato com a natureza. É o refúgio perfeito pra quem quer dar uma escapada do agito urbano, seja pra caminhar, fazer trilhas ou só curtir o ar puro.
História
Trebević sempre teve importância estratégica e cultural para a região, mas ganhou destaque internacional durante os Jogos Olímpicos de Inverno de 1984, quando abrigou a pista de bobsled. Infelizmente, durante a guerra da Bósnia, o monte virou linha de frente e foi palco de combates pesados. Hoje, ele foi resgatado como área de lazer e memória.
Acessível
Parcialmente acessível
Intensidade de Esforço
Esforço moderado
Tempo de visita (minutos)
120
Conheça mais em nosso blog
Sarajevo - Um guia das principais atrações de Sarajevo
As atrações de Sarajevo contam a história fascinante de uma cidade que já foi chamada de a "Jerusalém da Europa" por sua mistura única de culturas e religiões. Ou seja, enquanto você caminha por suas ruas, você volta no tempo da construção de mesquitas otomanas, de igrejas austro-húngaras e, infelizmente, de guerras que deixaram marcas eternas. Ao mesmo tempo, esse lugares históricos dividem espaço com cafés charmosos, mercados super vibrantes e um povo mega acolhedor. Então, se você gosta de destinos autênticos, cheios de história e com aquela atmosfera aconchegante, prepare-se para explorar os encantos da capital da Bósnia!
Dica/Vantagem:
- A visita ao monte em si é gratuita, você só paga se quiser usar o teleférico ou fazer algumas atividades específicas, como parque de aventuras e tirolesa.
- Você pode pegar o teleférico (Sarajevska žičara) para subir ao Monte Trebević e ver Sarajevo lá do alto.
- Além da vista incrível, você vai poder explorar a antiga pista de bobsled dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1984, que, atualmente, tem um visual meio "pós-apocalíptico" cheia de grafites.
- Se curte trilhas, tem rotas bem tranquilas e outras mais puxadas. Depende da sua disposição!
Alerta:
- Como acontece em toda a Bósnia, evite sair das trilhas sinalizadas, pois ainda há áreas com risco de minas terrestres fora da zona segura.
Curiosidade:
- Durante a guerra, o monte foi ocupado por forças sérvias e usado para bombardear Sarajevo.
- O teleférico foi reaberto em 2018, e cada cabine homenageia uma cidade que participou das Olimpíadas de Inverno de 1984.
Ascendeu no mês passado (em janeiro de 2025)
Felizmente não estava frio, cerca de 10°C, porém ventava muito à medida que subia. Peguei a trilha indo para o leste a partir do teleférico, ao longo da estrada R446, entrando em uma trilha que não está marcada pelo Google (mas você pode vê-la ampliando o mapa nas imagens de satélite)
Depois de sair da estrada para o trilho a sul do pico, existe um belo caminho (embora escorregadio, nevado e lamacento até ao início da subida) onde encontrará uma fonte de água, um pequeno lago, e também alguns cavalos antes de uma subida íngreme, acabando por chegar ao topo.
Paz total, só vi um casal descendo e fiquei sozinho o resto do tempo (na trilha).
Linda vista no topo e uma sensação gratificante, voltei correndo pela R446 para ajudar a voltar para Sarajevo antes de escurecer :)
Se você quiser fazer esse trajeto, reserve uma ou duas horas a mais em relação aos trajetos direto do teleférico.
A primeira coisa que fiz na minha estadia em Sarajevo foi a subida do Trebevič. Embora deva ser a última parte, preferi fazer caminhadas no primeiro dia porque o tempo estava muito bom. Trilha maravilhosa até a montanha e a vista era de outro mundo (embora eu tivesse que esperar cerca de uma hora para esclarecer). Deveríamos estar lá uma vez, é muito tranquilo e relaxante apenas para relaxar com essa perspectiva.
Excelentes trilhas para caminhadas.
Você também pode subir com crianças.
Os tempos de execução indicados são excelentes para iniciantes.
Você também pode fazer isso mais rápido.
A pequena cabana Jure Franko a aprox. 1.439 m acima do nível do mar é altamente recomendado.
Você recebe café fresco, suco caseiro e sopa.
Super vista da cidade, ar puro, preço ok para subir de teleférico. Alguns arranjos ajudariam ainda mais...
Existem várias direções de baixo para cima, todas boas e interessantes em todos os sentidos. Todas as recomendações