Sarajevo – Um guia das principais atrações de Sarajevo

As atrações de Sarajevo contam a história fascinante de uma cidade que já foi chamada de a “Jerusalém da Europa” por sua mistura única de culturas e religiões. Ou seja, enquanto você caminha por suas ruas, você volta no tempo da construção de mesquitas otomanas, de igrejas austro-húngaras e, infelizmente, de guerras que deixaram marcas eternas. Ao mesmo tempo, esse lugares históricos dividem espaço com cafés charmosos, mercados super vibrantes e um povo mega acolhedor. Então, se você gosta de destinos autênticos, cheios de história e com aquela atmosfera aconchegante, prepare-se para explorar os encantos da capital da Bósnia!

Ficha Técnica de Sarajevo

Sarajevo tem uma rica história desde que foi fundada em 1461 pelos otomanos. Caso você não saiba, o estopim para a PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL aconteceu AQUI, ou seja, foi nesta cidade que se deu o assassinato do Arquiduque Francisco Fernando (Franz Ferdinand). Contudo, deixando essas memórias sombrias no passado, em 1984 a cidade teve a oportunidade de organizar os Jogos Olímpicos de Inverno. Infelizmente, mais tarde, a guerra na Iugoslávia nos anos 1990 deixaria um rastro de destruição na cidade (e em toda a região).

População (2024): 275.524 habitantes

Área: 141,5 km2

Quando fomos: Janeiro

Temperatura média na época: 5 a 8 graus durante o dia e -3 a 0 graus à noite

Quanto tempo ficamos: 2 dias e 2 noites

Clima em Sarajevo - Magu Mathias

Mapa das principais atrações de Sarajevo

Antes de mais nada, quero te dar uma noção de onde ficam as principais atrações de Sarajevo. Por isso, coloquei esse mapinha aqui pra te ajudar a planejar as andanças por lá.

Principais atrações de Sarajevo

Baščaršija

Baščaršija é a forma como os bósnios chamam seu centro antigo, um labirinto de ruelas cheias de lojinhas, cafés e construções históricas. Andando por lá, você vai se transportar para os tempos de dominação otomana. Se quiser levar uma lembrança autêntica, passeie por essas ruas e confira os artesãos trabalhando ao vivo. A especialidade local? Itens de cobre lindamente trabalhados, como bules e xícaras para o tradicional café bósnio.

CURIOSIDADE: Durante seu auge, Baščaršija não era apenas o centro econômico de Sarajevo, mas, também, o maior centro comercial da região dos Bálcãs. O lugar possuía aproximadamente 12.000 lojas e tinha até algumas colônias comerciais criadas por comerciantes de Florença, Veneza e Dubrovnik.

Sarajevo Bascarsija - Bike Tours
Ćevabdžinica Petica Ferhatović Sarajevo - Sarajevo 360

DICA: Você PRECISA experimentar o čevapi, o churrasquinho bósnio, em um dos restaurantes tradicionais da área. Aliás, se puder ser no Ćevabdžinica Petica Ferhatović, melhor ainda. Nós pedimos indicações aos moradores locais para decidirmos onde provaríamos a comida tradicional do país, e todos nos apontaram para esse lugar! Foi perfeito!

Sebilj

Esta fonte pública de madeira em forma de quiosque adorna a principal praça de Baščaršija desde 1754. Contudo, a estrutura original foi destruída em um incêndio cerca de um século depois. Portanto, saiba que a atual Sebilj que você vai ver foi erguida em 1913. Reza a lenda que, se você beber dela, você vai garantir seu retorno a Sarajevo!

Sebilj Sarajevo - LinkedIn

Ferhadija Street

Sarajevo Ferhadija Street - Emerging Europe

Se Sarajevo tivesse uma passarela oficial, seria a Ferhadija Street. Essa rua de pedestres conecta a parte otomana (Baščaršija) com a europeia (austro-húngara), formando um contraste super interessante. Aqui você vai encontrar todo tipo de cafés, lojas e galerias. Ou seja, uma visita obrigatória!

Catedral do Sagrado Coração (Katedrala Srca Isusova)

Esta é a maior catedral católica da Bósnia e um dos cartões-postais de Sarajevo. De estilo neogótico, a Catedral do Sagrado Coração é simplesmente linda. Inclusive, a estátua do Papa João Paulo II aqui na frente serviu para eternizar a sua visita em 1997, um dos momentos mais marcantes da história recente do país.

Gradska Tržnica Markale

Esse mercado coberto existe desde 1895 e é o melhor lugar para sentir o cotidiano da cidade. Aqui você encontra queijos bósnios, embutidos, frutas frescas e pães deliciosos. Mas o lugar também tem uma história triste: em 1994 e 1995, duas bombas caíram aqui, matando dezenas de pessoas. Hoje, há um memorial no local.

Rua Murat Toptani Tirana Albania - Where Food Takes Us

Rosas de Sarajevo

Rosas de Sarajevo - Amusing Planet

As Rosas de Sarajevo são memoriais em Sarajevo, Bósnia e Herzegovina, que marcam os locais de crateras de morteiros que parecem rosas. As crateras foram preenchidas com resina vermelha para simbolizar o sangue derramado durante o cerco de Sarajevo. Elas estão espalhadas por toda a cidade, contudo, a rosa em frente ao Gradska Tržnica Markale é a mais visível e a que tem a lembrança mais terrível.

Ponte Latina (Latinska Ćuprija)

Foi exatamente em frente a esta ponte que aconteceu um dos eventos históricos mais impactantes do século XX. Em 1914, o arquiduque Francisco Ferdinando (Franz Ferdinand), herdeiro do Império Austro-Húngaro, e sua esposa, a duquesa Sofia, foram assassinados enquanto desfilavam em carro aberto pela cidade. O ato foi cometido por um militante sérvio-bósnio, Gavrilo Princip, e desencadeou a Primeira Guerra Mundial. Atualmente, você encontra uma pequena placa no exato local, mas também há um museu próximo que dá mais detalhes sobre essa história.

Museu de Sarajevo (Muzej Sarajeva)

Quer entender melhor a fascinante e turbulenta história de Sarajevo? O Museu de Sarajevo traz desde a era otomana até a guerra dos anos 1990. Ele fica perto da Ponte Latina, o local do assassinato de Francisco Ferdinando, e, obviamente, tem uma seção inteira dedicada a esse evento que mudou o mundo.

Museu de Sarajevo - Furaj.ba

Mesquita Gazi Husrev-beg

Mesquita Gazi Husrev-beg Sarajevo - Image Professionals

Construída no século XVI, a Mesquita Gavi Husrev-beg é uma das mesquitas mais bonitas da região dos Bálcãs. Fique à vontade para entrar no seu pátio e ficar admirando a arquitetura otomana.

ATENÇÃO: Se você quiser visitar a mesquita por dentro, você precisa se vestir com respeito aos costumes locais. Ou seja, ombros e joelhos cobertos e, se for mulher, véu na cabeça.

CURIOSIDADE: Ao lado da mesquita, dentro do seu pátio, fica um relógio lunar medieval que ainda funciona, o Sahat-kula. Ou seja, seus ponteiros indicam 12 horas no momento do pôr do sol, que coincide com a oração muçulmana “do Magreb“.

Relógio lunar na Mesquita Gazi Husrev-beg de Sarajevo - Discover Bosnia & Herzegovina

Morica Han

Morica Han em Sarajevo - Sarajevo Times

No auge do domínio otomano, no século XVI, Sarajevo era um importante ponto de parada para mercadores viajando pelo Império. Sendo assim, era no Morica Han que viajantes e seus cavalos podiam descansar, ou seja, um caravanserai. Entretanto, hoje você encontra um charmoso pátio com cafés, restaurantes e lojas. Nada mal aproveitar um delicioso e autêntico café bósnio nessa atmosfera, não é mesmo?

Vijećnica

O Vijećnica é um edifício impressionante, em estilo neo-mourisco, que já serviu de sede para a Prefeitura de Sarajevo e, mais tarde, como Biblioteca Nacional. No entanto, durante a guerra, diversas bombas o atingiram e danificaram sua estrutura, além de destruírem todos os livros que lá estavam. Entre 1996 e 2014, ele passou por uma enorme restauração e, hoje, abriga exposições e eventos culturais. Se puder, entre para admirar o interior lindíssimo!

O lindo Vijećnica em Sarajevo - Muslim Heritage
O lindo Vijećnica em Sarajevo – Muslim Heritage

Careva Džamija

Construída em 1457, a Careva Džamija foi a primeira mesquita de Sarajevo. Por isso, por ter sido construída apenas 4 anos após a conquista de Constantinopla, ela leva o nome do responsável por isso, o sultão otomano Mehmed, o Conquistador. O jardim ao redor da mesquita é um lugar excelente para dar aquela pausa nas andanças pela cidade.

Mesquita do Imperador em Sarajevo - Sarajevo Wiki

Igreja Ortodoxa Sérvia (Saborna Crkva Rođenja Presvete Bogorodice)

Esta Igreja Ortodoxa Sérvia é uma das mais bonitas da Bósnia. Construída no século XIX, seu interior é todo decorado com afrescos e símbolos deste ramo da igreja cristã.

CURIOSIDADE: Durante o cerco de Sarajevo, a igreja foi um dos poucos lugares religiosos a não ser atingido por bombas.

O Beco do Sniper (Ulica Zmaja od Bosne: Sniper’s Alley)

Esse era o nome dado à principal avenida da cidade durante a Guerra da Bósnia, pois snipers inimigos se posicionavam nos prédios altos e atiravam em civis que tentavam atravessar. Hoje, a avenida é um símbolo de resistência e foi revitalizada, abrigando prédios modernos e shoppings. No entanto, em alguns locais, ainda é possível ver marcas de tiros nos muros como lembrança desse período sombrio.

Túnel da Esperança (Tunel Spasa)

Durante o cerco de Sarajevo (1992-1996), um túnel subterrâneo foi o elemento fundamental para manter a população bósnia viva. Por ele, passavam clandestinamente todos os suprimentos de que o povo tanto necessitava. Bem debaixo do nariz dos sérvios, próximo à pista do aeroporto (aqui), sem que eles percebessem! Atualmente, uma parte dele virou um museu emocionante, que mostra a resistência dos bósnios e, principalmente, sua resiliência perante tempos difíceis. Então, se prepare para um passeio impactante!

Parques de Sarajevo

Sarajevo também tem diversas opções de áreas verdes e parques para quem quiser passear em meio à natureza. Vou citar os principais para você.

Monte Trebević e o Bobsled Abandonado

Teleférico de Sarajevo - GetYourGuide

Você pode pegar o teleférico (Sarajevska žičara), que parte daqui, para subir ao Monte Trebević e ver Sarajevo lá do alto. Além da vista incrível, você vai poder explorar a antiga pista de bobsled dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1984, que, atualmente, tem um visual meio “pós-apocalíptico” cheia de grafites.

Veliki park

Se o que você busca é um respiro verde no coração de Sarajevo, você pode ir até o Veliki Park. Repleto de árvores centenárias e trilhas agradáveis, o parque também abriga um memorial em homenagem às crianças vítimas da guerra da Bósnia. Ou seja, um lugar bonito, mas que também carrega um pedaço da história recente do país.

Forte Amarelo (Žuta Tabija)

Localizado no alto de uma colina, esse forte do século XVIII oferece uma das vistas mais incríveis de Sarajevo. Se puder, vá no final da tarde para ver o pôr do sol: é o mais lindo da cidade! Além disso, durante o Ramadã, um tiro de canhão é disparado daqui para marcar o fim do jejum diário.

ATENÇÃO: Ainda que seja fácil chegar ao Forte Amarelo, que fica a apenas 700 metros de Baščaršija, a primeira e a última parte da subida são super cansativas. Provavelmente, você terá que parar algumas vezes para recuperar o fôlego.

Eventos e celebrações em Sarajevo

Sarajevo tem alguns eventos e festividades interessantes que podem valer a pena se você, por acaso, estiver por lá na mesma época.

Noites de Baščaršija (Baščaršijske Noći)

Durante todo o mês de julho, Sarajevo se transforma em um grande palco a céu aberto. O festival celebra música, teatro e dança com apresentações gratuitas espalhadas pela cidade, especialmente na área histórica de Baščaršija.

Baščaršijske Noći - Irfan Cengic

Festival de Cinema de Sarajevo

O maior e mais prestigiado festival de cinema dos Bálcãs acontece todos os anos em agosto. Criado durante o cerco à cidade nos anos 90 como um símbolo de resistência cultural, atualmente, o Festival de Cinema de Sarajevo atrai cineastas e amantes do cinema do mundo todo. Se você estiver por lá nessa época, vale conferir a programação!

Ramadã e Bajram

Ramadan em Sarajevo - N1

Como Sarajevo tem uma forte tradição muçulmana, o mês do Ramadã é um período especial, com ruas iluminadas e uma atmosfera única, especialmente ao pôr do sol, quando a cidade se enche de vida para o iftar (a refeição que quebra o jejum). O Eid al-Fitr (Bajram), que marca o fim do Ramadã, é uma grande celebração, com comidas típicas, orações e visitas às famílias.

Ano-Novo em Sarajevo

A virada do ano na cidade é um evento vibrante, com concertos ao ar livre, festas e uma queima de fogos impressionante. A Praça dos Mártires (Trg Oslobođenja – Alija Izetbegović) é um dos pontos mais animados para curtir a festa.

Enfim, gente, depois de te contar um pouquinho mais sobre algumas das atrações de Sarajevo, eu espero que você inclua essa linda (e subestimada) capital europeia no seu roteiro. Este é aquele tipo de destino que surpreende a cada esquina, uma mistura incrível de história, cultura e beleza!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar...