Baščaršija é a forma como os bósnios chamam seu centro antigo, um labirinto de ruelas cheias de lojinhas, cafés e construções históricas. Andando por lá, você vai se transportar para os tempos de dominação otomana. Se quiser levar uma lembrança autêntica, passeie por essas ruas e confira os artesãos trabalhando ao vivo.
História
Foi fundado no século XV, durante o domínio otomano, pelo governador Isa-Beg Ishaković. A ideia era criar um centro comercial vibrante: e funcionou. Com o tempo, o lugar foi crescendo e se tornando o verdadeiro centro da cidade.
Não deixe de ver a Sebilj, a fonte de madeira no centro da praça: símbolo de Sarajevo.
A especialidade local? Itens de cobre lindamente trabalhados, como bules e xícaras para o tradicional café bósnio.
Você PRECISA experimentar o čevapi, o churrasquinho bósnio, em um dos restaurantes tradicionais da área. Aliás, se puder ser no Ćevabdžinica Petica Ferhatović, melhor ainda.
Alerta:
A região pode ficar bem cheia em horários de pico, então fique atento a seus pertences.
Curiosidade:
Durante seu auge, Baščaršija não era apenas o centro econômico de Sarajevo, mas, também, o maior centro comercial da região dos Bálcãs. O lugar possuía aproximadamente 12.000 lojas e tinha até algumas colônias comerciais criadas por comerciantes de Florença, Veneza e Dubrovnik.
O nome Baščaršija vem do turco "baş" (principal) e "çarşı" (mercado), ou seja: "mercado principal".
Dizem que quem bebe água da Sebilj sempre volta a Sarajevo. Então, vale arriscar um gole!